INFANTIL | Brincar de Pensar explora oito contos de Clarice Lispector em temporadas gratuitas pela cidade de São Paulo

 Com direção e concepção de Vanessa Bruno, espetáculo infanto-juvenil celebra 10 anos e retrata o fim da infância e o começo da adolescência com delicadeza e poesia


As singelas descobertas da infância, bem naquele momento de virada para a adolescência, são o mote do espetáculo Brincar de Pensar - contos de Clarice Lispector no palco para pessoas grandes ou pequenas, que faz novas temporadas, todas gratuitas, em cinco teatros municipais de São Paulo entre os dias  04 de março e 05 de abril de 2023 (confira a programação completa abaixo). Haverá sessões com tradução em libras.

 

Dirigido e concebido por Vanessa Bruno, idealizadora do VULCÃO [criação e pesquisa cênica] e pesquisadora da transposição da literatura para cena, o espetáculo completa 10 anos de circulação nos palcos brasileiros e, em 2014, sucesso de público, esteve nas listas dos melhores espetáculos para a infância e a juventude feita pela crítica especializada. 

 

A peça é um convite à imaginação. A partir de oito contos e crônicas publicados por Clarice Lispector no Jornal do Brasil entre 1967 e 1973, o público é estimulado a inventar, filosofar e sentir, revisitando suas memórias de maneira doce e singela. 

 

“Essas histórias não foram escritas para crianças. Clarice se inspirou nas suas lembranças de infância e na observação dos seus filhos para desenvolvê-las. É por isso que essas narrativas ecoam tão bem nos corações de pessoas de várias idades”, conta Vanessa Bruno. Para Isabel Wilker, uma das atrizes do espetáculo, o processo de criação foi como voltar no tempo e relembrar seus sonhos de infância de um jeito bastante intenso.  

 

Para ajudar a transpor esses contos para o palco, o VULCÃO contou com o apoio dramatúrgico de Michelle Ferreira.

 

Sonhos, imaginação, memória e filosofia

Na trama, Marília (Isabel Wilker) recebe um presente inesperado e anônimo que desperta sua imaginação e permite que Outrem (Luiz Felipe Bianchini) e sua parceira (Carol Marques da Costa) saiam do empoeirado sótão para brincar de pensar, imaginar, lembrar e criar através das palavras. É tudo muito mágico!

 

A cada conto, um “pedaço de memória” é resgatado pela protagonista. Em “Felicidade Clandestina”, uma menina de oito anos apaixonada por literatura implora para a filha do dono de uma livraria emprestar os livros que ela não lia. Em “Restos do Carnaval”, uma garota deseja ir pela primeira vez a um baile de carnaval. “Come, meu Filho” revela um diálogo irreverente entre uma mãe e seu filho. Já “Sou uma Pergunta?” reúne dezenas de questionamentos sobre cores, crenças, situações e comportamentos.   

 

Em “Uma Esperança”, mãe e filho dão de cara com um inseto verde chamado esperança e com uma enorme aranha. “Das Vantagens de ser Bobo” narra observações entre o esperto e o bobo. “Se eu Fosse Eu” imagina como tudo seria diferente se cada um fosse si mesmo. Por fim, em “Brincar de Pensar” o público é apresentado aos prazeres e divertimentos do ato de pensar.  

 



Sobre e encenação

Os espectadores assistem à obra como se estivessem virando as páginas de um livro. Isso porque a narração foi construída de maneira fragmentada e sobreposta, em episódios, e, ao mesmo tempo em que os intérpretes contam e vivem as suas aventuras, eles adicionam elementos ao cenário, como uma máquina de escrever ou um telefone de disco.  

 

Brincar de Pensar utiliza a linguagem multimídia para potencializar o trabalho. Lucas Pretti e Rafael Frazão criaram diversas intervenções em vídeo hiper coloridas, inspiradas nas pinturas surrealistas de Chagall. Os figurinos e adereços assinados por Ronaldo Dimer, bem como a iluminação de Fernanda Guedelha, mantém essa atmosfera divertida e com uma profusão de cores. 

A trilha sonora, especialmente composta para o espetáculo por Edson Secco, garante um clima misterioso e delicado para a trama. E, ao lado de Tatiana Parra e Fábio Barros, o compositor musicou o conto “Sou uma Pergunta?”. 

O projeto foi contemplado pela 15 edição do Prêmio Zé Renato que inclui a circulação também da  temporada gratuita da peça adulta Águas do Mundo, baseada em trechos do romance  "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres”, de Clarice Lispector, nos teatros municipais de São Paulo entre os dias 04 de março e 05 de abril. Ao final de todas as apresentações a equipe recebe uma convidada para desdobrar sentidos da obra com o público.   

Sinopse

Em “Brincar de Pensar”, a personagem Marília (Isabel Wilker) recebe um presente inesperado e anônimo que desperta sua imaginação e permite que Outrem (Luiz Felipe Bianchini) e sua parceira (Carol Marques da Costa) saiam do empoeirado sótão para brincar de pensar, imaginar, lembrar e criar através das palavras.

 

Direção e concepção

Propositora do VULCÃO [criação e pesquisa cênica], atriz e diretora teatral, Vanessa Bruno é bacharel em Cinema pela FAAP e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade São Paulo (ECA-USP). Recentemente dirigiu "Gesto" no Centro de Pesquisa Teatral (CPT), espaço que era coordenado por Antunes Filho e, que desde 2004, estava envolvida. Sob direção de Antunes, atuou em (2008) “Prét-à-Porter 9” (Projeto ganhador do Prêmio Shell - categoria especial) e (2006) “Pedra do Reino” (melhor espetáculo nos prêmios Bravo!Prime, APCA e Contigo!), participou ativamente das reuniões teóricas e filosóficas e ministrou, desde 2010, aulas de retórica, teoria para atores no curso Introdução ao Método do Ator (CPTzinho). 

 

A partir da direção de espetáculos com literatura de Clarice Lispector desenvolveu no Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (CEPECA, ECA/USP) pesquisa prática acadêmica descrevendo procedimentos para o ator trabalhar com literatura de Lispector no palco. Com esta investigação, realizou vários workshops, entre eles, “Experimento Literatura na Cena” na Universidade da Costa Ricca. 

 

Sobre o VULCÃO [criação e pesquisa cênica] 

Com o objetivo de colocar para fora o que lhes ferve por dentro, o VULCÃO [criação e pesquisa cênica] deseja aproximar diferentes linguagens, unindo dança ao teatro, literatura e vídeo e vê como motor catalisador – principal e determinante – o trabalho da/o intérprete. O VULCÃO tem desenvolvido projetos de investigação teatral a partir do deslocamento da literatura para a cena e da dramaturgia contemporânea de mulheres. Debruçando sobre o tema do espaço social da mulher, realizou obras a partir da obra de grandes autoras do século XX, como Clarice Lispector, Sylvia Plath, Marguerite Duras e Virginia Woolf. Esteve como residente artístico do Programa Obras em Construção da Casa das Caldeiras, promoveu treinamento para artistas e desenvolveu ações reflexivas como o jantar-pensamento R U M I N A R. Os espetáculos criados fizeram diversas temporadas na cidade de São Paulo e em São Caetano do Sul, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro. Festivais presenciais e on-line permitiram extrapolar fronteiras mais distantes. Desde 2018, o VULCÃO [criação e pesquisa cênica] tem parceria com a produtora CORPO RASTREADO. 

 



Ficha Técnica

BRINCAR DE PENSAR

Proposição, concepção e direção: Vanessa Bruno

Elenco: Carol Marques da Costa, Isabel Wilker e Luiz Felipe Bianchini 

Apoio dramatúrgico: Michelle Ferreira

Produção multimídia: Lucas Pretti e Rafael Frazão

Figurinos e adereços: Ronaldo Dimer

Composição e execução da canção tema: Tatiana Parra e Fábio Barros

Trilha sonora: Edson Secco

Operação de som e projeção: Lenon Mondini

Fotos: Bob Sousa

Iluminação: Fernanda Guedelha

Produção: Corpo Rastreado | Lud Picosque  e Anderson Vieira 

Realização: VULCÃO [criação e pesquisa cênica]

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Comunicação | Márcia Marques

 

Serviço

BRINCAR DE PENSAR

Duração: 50 minutos
Classificação: Livre – mais indicado para crianças a partir de 9 anos

 

TEATRO ALFREDO MESQUITA
4 e 5 de março, sábado e domingo, às 16h
* 4 de março haverá tradução em libras

Endereço: Av. Santos Dumont, 1770 - Santana
Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo

*Logo após as apresentações, estão programados debates com a diretora Cristiane Paoli-Quito (4 de março) e o encenador e contador de histórias Victor Cantagesso (5 de março)  

 

TEATRO PAULO EIRÓ
11 e 12 de março, sábado e domingo, às 16h

* 12 de março haverá tradução em libras

Endereço:  Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro
Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo

*Logo após as apresentações, estão programados debates com a dramaturga e atriz Andrezza Czech (11 de março) e a consultora em acessibilidade Livia Motta (12 de março)

 

CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE

21 e 22 de março, terça e quarta, às 11h
* 22 de março haverá tradução em libras

Endereço: R. Lopes Neto, 206, Itaim Bibi
Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo
*Logo após as apresentações, estão programados debates com a dramaturga e escritora de livros infantis Fernanda Suaiden (21 de março) e com um convidado a confirmar no dia 22 de março

 

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO - Espaço Cênico Ademar Guerra
24, 25 e 26 de março, de sexta a domingo, às 16h
* 25 de março haverá tradução em libras

Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Paraíso
Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo

*Logo após as apresentações, estão programados debates com a psicóloga e professora Cris Torres (25 de março) e o ator e influencer Odilon Esteves (26 de março)


TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO
29 de março e 05 de abril, quartas, às 14h
* 29 de março haverá tradução em libras

Endereço: R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba

Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo

*Logo após as apresentações, estão programados debates com convidados a confirmar

Comentários