Escola de Artes de Osasco recebe mostra de repertório de teatro jovem da Companhia dos Solilóquios

 Projeto “Mostra Solilóquios” promove apresentações dos espetáculos de teatro jovem “Café” e “Doa-se um sofá verde menta” na Escola de Artes de Osasco. A temporada passa ainda por Santo André, Ribeirão Preto e Barueri. 

Escola de Artes de Osasco recebe mostra de repertório de teatro jovem da Companhia dos Solilóquios 


Nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2023 (sexta-feira e sábado), às 20h, a Companhia dos Solilóquios realiza a “Mostra dos Solilóquios” com apresentações gratuitas de dois espetáculos diferentes de teatro jovem na Escola de Artes de Osasco, que fica na Rua Ten. Avelar Píres de Azevedo, 360 - Centro, Osasco. As ações fazem parte do projeto contemplado no edital Proac Circulação.


No dia 10 de fevereiro, sexta-feira, às 20h, o grupo apresenta o espetáculo “CAFÉ”. Classificado pelo crítico Dib Carneiro Neto como uma das três melhores peças teatrais para jovens de 2019, o espetáculo “CAFÉfoi criado a partir de um poema escrito pelo dramaturgo Herácliton Caleb, e retrata de forma sensível e poética a história de um romance que se transforma ao longo da vida. 


Com direção e dramaturgia de Bruna Vilaça, atuações de Felipe Herculano e Weslley Nascimento, a peça adentra a vida de dois rapazes que vivenciam uma trajetória romântica permeada somente por assuntos sobre café. Conflitos, inseguranças, paixões, fantasias, um misto de sensações que permeiam a vida de uma pessoa desde o período da juventude até a fase adulta. 


O espetáculo traz uma encenação que transpassa o convencional teatro realista, misturando artes plásticas, dança-teatro e musicalidades, facilitando a aproximação e a conexão entre a obra e o público. 

 

E no dia 11 de fevereiro, sábado, às 20h, com entrada gratuita, o grupo apresenta “Doa-se um sofá verde menta”, um espetáculo que convida o público jovem a ser parte da cena e usa o bom humor como uma forma de superar os fins das relações, afirmando, através do riso, que as decadências amorosas são o elo que conectam os enamorados do mundo.


Com direção de Mayara Constantino e dramaturgia de Bruna Vilaça, o espetáculo “Doa-se um sofá verde menta” narra a história de três pessoas que, ao fim de seus relacionamentos, adentram um grande bazar de doações e percebem que foram descartadas assim como os objetos ali expostos. Ao sentirem que também foram passados adiante, esses seres transitam por memórias e narrativas de amores ditos eternos, porém não tão eternos assim. 


Com o elenco formado por Bruna Vilaça, Felipe Herculano e Weslley Nascimento, o espetáculo abre no palco uma grande caixa de doações, que contém discursos e contações de amores cobertos por pó, nostalgia e sentimentalismo. 


E neste bazar onde as memórias são conectadas a objetos que provocam a saudade, o público é convidado a comprar as ideias ali expostas e a deixar no espaço tudo aquilo que deseja se desfazer, formando um grande amontoado de retalhos que transitam por um rancor divertido. Uma espécie de desabafo coletivo sobre tantas bagagens emocionais que circundam os fins dos relacionamentos amorosos. 


Abrigando diversas histórias de amor e formas de amar, misturando os começos e os fins, disseca-se nesta peça de teatro jovem, os meios contemporâneos de pensar o amor e a formas nostálgicas com as quais ele é exibido e desejado.  


A temporada de circulação “Mostra Solilóquios” segue com apresentações em Barueri, Santo André e Ribeirão Preto


Mais informações em: www.facebook.com/ciadossoliloquios ou @ciadossoliloquios


SERVIÇO: “Mostra Solilóquios”

Com Companhia dos Solilóquios

Onde: Escola de Artes de Osasco - Endereço: Rua Ten. Avelar Píres de Azevedo, 360 - Centro, Osasco. 


Espetáculo “CAFÉ”

Quando: 10 de fevereiro de 2023 (sexta-feira) - Horário: 20h

Sinopse: Dois rapazes se conhecem em uma cafeteria da avenida central e vivenciam uma trajetória amorosa, na qual suas fases são comparadas às de um café sendo feito. O espetáculo adentra cenas das personagens em diferentes momentos do amor e através de analogias sobre café conseguem expressar sentimentos e retratar um romance projetado para o futuro, mas perdido no tempo. Duração: 60 minutos.

Classificação: 14 anos - Grátis





Espetáculo “Doa-se um sofá verde menta”

Quando: 11 de fevereiro de 2023 (sábado) - Horário: 20h

Sinopse: Três figuras enamoradas percorrem um grande bazar de doações. Estes três seres-amores descobrem-se seres-objetos ao se identificarem com cada um dos itens do local que, assim como eles, foram passados para frente. Enquanto percorrem ludicamente por brechós, cafeterias e festas de casamento, exploram, juntos e separados, a narrativa das dedicatórias que cravam no tempo amores eternos, não tão eternos assim. Duração: 60 minutos.

Classificação: 12 anos - Grátis

Comentários