Com participações de grandes nomes da MPB, Hélder Viana viaja pelas raízes do país em “Isso é Brasil”

 Artista mineiro viaja pelas raízes do Brasil em novidade acompanhada de clipe




O cantor, compositor e violonista mineiro Hélder Viana reuniu um time de peso da MPB em seu mais novo single, “Isso é Brasil”, disponível nas plataformas e acompanhada de clipe.


Fruto da parceria de Hélder com Paulo Silva e Maurício Francisco Ceolin, a canção faz uma viagem lírica pelo Brasil e pela brasilidade. A novidade conta com as participações de nomes como Paulinho Braga, Jamil Joanes, Robertinho Silva, Jorge Continentino, Kiko Continentino, Marlon Sette, Bernardo Bosisio, Diogo Gomes, Rogério San, Bárbara Barcellos e Grupo Amaranto. A produção executiva é de Enéias Xavier.


Talento que emana das raízes do Brasil


Oriundo de uma tradicional família de congadeiros, Hélder Viana nasceu no município de Oliveira, interior de Minas Gerais, em 1963. Iniciou a carreira artística em 1978, no festival da canção local, passando depois a residir em Belo Horizonte, para onde foi estudar e tocar em bares, em 1984. Participou do “I Seminário Brasileiro da Música Instrumental”, idealizado por Toninho Horta e realizado em Ouro Preto, em 1986. Nessa época, estudou violão com Amauri Aranha e trabalhou como percussionista em diversas bandas, como a instrumental Nhoc. No teatro, tocou em peças como “Zumbi”, “Os Saltimbancos”, “O Trem das Vertentes” e “Tempestade” (tendo feito a trilha sonora da última). Acompanhou diversos artistas, entre eles, Amelinha, Oswaldinho do Acordeon e Sivuca.


Em 1994, foi o vencedor do “I Festival do Tribunal de Justiça de Minas Gerais” com a composição “Búzios”, interpretada pela cantora Loslena e julgada pelo emblemático letrista Fernando Brant. Em 2001, lançou o primeiro álbum, “Cabrália”, com participações especiais do saxofonista Chico Amaral, do guitarrista Celso Moreira e do percussionista Sidinho Moreira. O show do disco percorreu o Sudeste por quase uma década e foi aclamado pela crítica, ganhando elogios de ninguém menos do que Milton Nascimento. Entre 2011 e 2013, realizou a sua primeira turnê internacional, passando por Portugal, Itália, Espanha, França e Inglaterra, registrada em dois DVDs. Após dois anos de pandemia, ele retorna aos palcos do Rio de Janeiro - onde não se apresentava desde 2019 - com um time de artistas renomados.


Para conferir o single e o clipe, acesse https://www.youtube.com/watch?v=GP-x6bf0DGA





Redes sociais: @helderhviana


Ficha técnica: 

“Isso é Brasil” 

Autores: Hélder Viana (música), Paulo Silva e Maurício Francisco Ceolin (letra)

Bateria: Paulinho Braga 

Baixo: Jamil Joanes

Percussão: Robertinho Silva

Cuíca: Rogério San

Vozes: Bárbara Barcellos e Grupo Amaranto

Arranjo de sopros: Jorge Continentino

Saxofone: Jorge Continentino 

Trompete: Diogo Gomes  

Trombone: Marlon Sette

Teclado: Kiko Continentino

Violão: Bernardo Bosisio 

Produção executiva: Enéias Xavier 

Gravado nos estúdios Casa com a Música, na Lapa, Rio de Janeiro (RJ), e Usina Live, em Belo Horizonte (MG) 

Captação de imagens e edições: Ronaldo Jannotti

Captação de imagens: Fabrício Siqueira de Souza

 

Comentários