Cia. Paulicea de Teatro estreia “Rio João” espetáculo em homenagem a João das Neves

 




Nova peça da Cia. Paulicea de Teatro celebra João das Neves, grande nome do teatro latino-americano

O grupo estreia espetáculo inspirado na vida e obra de João das Neves com apresentações gratuitas no Teatro Arthur Azevedo e na Oficina Cultural Oswald Andrade, e convida o público a celebrar a dor e a alegria de viver no Brasil, assim como fez o dramaturgo durante toda sua trajetória. 


No mês de março de 2023, a Cia. Paulicea de Teatro estreia “Rio João”, novo espetáculo do grupo, inspirado na potência criativa e de vida do diretor e dramaturgo João das Neves, um dos grandes nomes do teatro latino-americano. 


Nos dias 02, 03, 04 e 05 de março, quinta, sexta-feira e sábado às 21h, domingo às 19h, com entrada gratuita, o Cia. Paulicea de Teatro apresenta “Rio João”, no Teatro Arthur Azevedo, que fica na Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo - SP.


E nos dias 08, 09, 10, 11, 15, 16, 17 e 18 de março, quarta, quinta e sexta-feira às 20h, e sábado às 18h, também com entrada gratuita, as apresentações acontecem na Oficina Cultural Oswald de Andrade, que fica na Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo - SP.


O espetáculo “Rio João” celebra um Brasil que canta, dança e recria universos que pulsam vida, fazendo da arte mola propulsora para um futuro mais igualitário e diverso. Para tanto, “Rio João” junta também em sua correnteza outros afluentes que são as vozes, corpos e memórias de seus intérpretes, compartilhando suas trajetórias artísticas na mesma convicção de que o teatro pode e deve ser transformador e potência de vida e alegria. 


Com canções compostas especialmente para o espetáculo, a proposta é criar um espaço de celebração junto ao público, promovendo um encontro que conecte novamente a dor e a de viver nesse Brasil, mas de forma intensa e criativa. “Assim como João fez e continua fazendo através de nós”, comenta a Cia. Paulicea de Teatro.

  

O espetáculo  é resultado de um intensa pesquisa e criação realizadas através do projeto “Missão João das Neves – Em Busca de uma Nação Imaginada”, contemplado no 38º Edital da Lei de Fomento ao Teatro, que foi estruturado a partir da vida e obra do dramaturgo, diretor, ator e poeta João das Neves (1934-2018). Com o objetivo de revisitar os caminhos artísticos trilhados por ele a partir de uma série de ações compostas por rodas de conversa, leituras dramáticas, oficinas, vivências e a produção de um espetáculo inédito, o grupo buscou encontrar pistas de como podemos nos posicionar estética e eticamente no atual momento de nossa história.


Inquieto e profundamente interessado nas diferentes realidades e identidades brasileiras, João foi a nascente e o condutor de criações memoráveis como “O Último Carro” e “Primeiras Estórias”, na busca de um teatro genuinamente popular. Ele imaginava um mundo em que coubessem todos os mundos. 


“Uma inspiração que ele trazia dos grandes movimentos revolucionários da América Latina e, para isto, aliava arte com consciência política,  poesia com teatro de resistência” , finaliza o grupo.






Sobre João das Neves

Um dos fundadores do Grupo Opinião, ao lado de Ferreira Gullar, Vianinha e outros nomes importantes do teatro brasileiro, João das Neves foi um encenador e pensador do teatro contemporâneo da América Latina, que deixou como legado uma importante contribuição para a formação intelectual e estética de grupos teatrais de várias partes do Brasil, provocando discussões em torno das múltiplas linguagens e da necessidade de realizar um teatro político sem perder de vista a dimensão da beleza e da estética.


Reconhecendo-se nas diversas lutas culturais e políticas do país, João das Neves realizou sua jornada dirigindo uma infinidade de espetáculos por todo o Brasil, e trabalhando em projetos especiais na Alemanha, onde escreveu uma peça radiofônica.

 

Sobre a Cia. Paulicea de Teatro

Com 28 anos de existência, a Cia. Paulicea de Teatro sempre norteou sua pesquisa e suas obras a partir de materiais que promovessem um diálogo profundo com a cultura do Brasil e da América Latina, buscando refletir questões artístico-poéticas como espaço de confronto social e  político.

Para a Cia., a função do teatro se caracteriza como uma ressignificação poética de nossas mais ricas manifestações culturais, para afirmação de nossa identidade e reflexão sobre o Brasil que temos e o Brasil que queremos, em um campo de investigação efetivo às estratégias da cultura de dominação e poder, reinventando assim, uma subjetivação através de novas formas de existência e resistência, principalmente em suas últimas montagens -  “Relampião” (2012), espetáculo de rua criado em parceria com a Cia. do Miolo e “A Razão Blindada” (2016), texto de Arístides Vargas com tradução de João das Neves.


Mais informações: www.facebook.com/ciapauliceadeteatro e www.instagram.com/ciapauliceadeteatro


Ficha Técnica - Dramaturgia: Solange Dias |Direção: Alexandre Kavanji e Solange Dias |Artistas Criadores: André Pastore, Cassio Castelan, Denise Guilherme, Dudu Oliveira, Edi Cardoso e Érika Coracini |Direção Musical: Léo Nascimento |Músicos: Cleiton Pellado, João Rocha e Mauricio Pazze| Preparação Corporal e Direção de Movimento: André Pastore |Provocadores: Luís Alberto de Abreu (Dramaturgia), Titane (Voz e Canto), Maurício Tizumba (Interpretação) |Cenário e Figurinos: Guto Togniazzolo |Assistente de Figurino: Ana Griz|Iluminação, Op. de luz e Adereços: Mauro Martorelli |Registro Fotográfico: Arô Ribeiro | Registro Audiovisual: Léo Xymox |Registro do Processo Criativo/Publicação: Natália Batista|Designer gráfico: Pedro Penafiel |Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini |Registro fotográfico: Arô Ribeiro | Direção de Produção: Iarlei Rangel |Produção Executiva: Maju Tóffuli |Assistente de Produção: Bina Oliveira


SERVIÇO: Estreia do espetáculo “Rio João”

Com Cia. Paulicea de Teatro 

Sinopse: Inspirada pela vida e obra de João das Neves, a Cia. Paulicea traz à cena o espetáculo “Rio João”, celebrando o teatro, o canto e a dança para recriar universos pulsantes de vida. “Rio João” junta também em sua correnteza, outros afluentes como as vozes, corpos e memórias  de seus intérpretes, que compartilham e recriam suas trajetórias artísticas em constante diálogo  com teatro libertário de João. Com canções compostas especialmente para o espetáculo, a proposta é criar um espaço de celebração junto ao público, promovendo um encontro que nos faça conectar com a dor e  a alegria de viver nesse Brasil de forma intensa e criativa, assim como João fez e continua fazendo através de nós. 

Duração: 80 minutos

Classificação Indicativa: 14 anos - Grátis

Quando: 02 a 05 de março de 2023  – Horário: quinta, sexta-feira e sábado às 21h, domingo às 19h

Onde: Teatro Arthur Azevedo  - Endereço: Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo - SP


Quando: 08 a 18 de março de 2023  – Horário: quarta, quinta e sexta-feira às 20h, e sábado às 18h

Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade  - Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo - SP


Comentários