Queremos chegar aos mestres, chegar aos griôs', diz Margareth Menezes durante participação no Festival Brasília de Cultura Popular

 Ministra da cultura e chefe dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, estiveram presentes junto a importantes lideranças do DF nos primeiros dias do evento que segue até sábado, 28/01


Os primeiros dias do Festival Brasília de Cultura Popular foram marcados por presenças e encontros importantes para o setor cultural do país.  A 11 ª edição do Festival, que segue até 28 de janeiro, acontece pela primeira vez em um dos espaços mais importantes da cidade, o Clube do Choro. Margareth Menezes e Sônia Guajajara participaram, nesta quarta (25) e quinta (26), respectivamente, de uma roda de conversa com relevantes lideranças da cultura possibilitada pelo “Espaço Eco” do evento, um ambiente dedicado à escuta e partilha da ancestralidade.

Durante a abertura do Festival, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, discursou sobre a necessidade de potencialização e apoio ao setor.  “O Brasil é o sétimo país que mais influencia outras nações com a sua cultura, no entanto, sempre tivemos um investimento muito pequeno neste setor para termos uma dinâmica de retorno econômico. Essa é uma realidade que precisa mudar”, destacou. 

A ministra também falou sobre a capacidade de ampliação da realização de Festivais em todo o país. “Uma das metas do ministério é cuidar da potencialização do setor cultural. Encontramos 1.800 projetos captados que estavam, simplesmente, vetados por questões políticas. No Brasil, podemos ter muito mais festivais, e o ministério vai trabalhar para apoiar esses eventos”, afirmou. 

No segundo dia de atividades, (26/01), outra presença simbólica para a valorização da diversidade cultural do país participou da programação, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Durante sua fala, a ministra destacou a necessidade de conscientização sobre os povos originários. “Embora sejamos povos originários, ainda somos muito desconhecidos em nosso país. E ainda somos, em muitos lugares, vistos como seres estranhos, como invasores. Temos um trabalho enorme a fazer, a começar pelo bê-á-bá”, pontuou. 

Além das ministras, autoridades e lideranças da cultura e do sagrado estiveram presentes nas rodas de conversa possibilitadas neste espaço como Marytha Hamuhuaca (ARG), Mestre Manoelzinho Salustiano (PE), Danielle Freitas (DF), Roberta Martins – secretaria de Comitês de Cultura do MinC–, Ialorixá Mãe Baiana de Oyá (DF), Tico Magalhães (DF), Leandro Grass presidente do Iphan –, Francisco Martín Lobo – representante da Embaixada da Argentina – e os Deputados Distritais Fábio Félix e Gabriel Magno.

Sobre o Festival Brasília de Cultura Popular 

A 11ª edição do projeto promove oficinas, trocas de saberes, feira de artesanato e shows. Ao todo, são 11 apresentações durante os 4 dias de programação. Além das tradicionais e já consagradas atrações locais como Seu Estrelo, Tereza Lopes, Orquestra Alada e Chinelo de Couro, renomados artistas nacionais como Alessandra Leão (PE), Mestre Sapopemba (PB) e Mestre Nico (PE) participam da programação.



Confira programação completa:

Sexta-feira (27/01)

  • 14h: Oficina de dança com Mestre Nico (PE);

  • 19h: Apresentação Mamulengo Fuzuê (DF);

  • 20h: Sambadeiras de Roda (DF)

  • 21h30: Tereza Lopes (DF); 

  • 22h45: Alessandra Leão (PE) e Mestre Sapopemba (AL);

  • 00h: Chegada do Calango Voador com a Orquestra Alada Trovão da Mata (DF).

Sábado (28/01)

  • 19h: Apresentação Mamulengo Presepada (DF);

  • 20h: Kirá (DF);

  • 21h30: congadas do Moçambique Santa Efigênia (MG);

  • 22h45: Chinelo de Couro (DF);

  • 00h: Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF) com participação de Mestre Nico (PE) e Gabriel Paes (DF).

Serviço - 11° Festival Brasília de Cultura Popular

Local: Clube do Choro

Data: 25 a 28 de janeiro

Classificação: Livre 

Site: http://fbcp.com.br/ 

Informações: https://www.instagram.com/brasiliadeculturapopular/ 

Comentários