Projeto Polos HUB abre inscrições para curso gratuito em comunicação digital para museus e centros culturais

 Projeto liderado pela empresa Coeficiente Artístico e o Oi Futuro promove intercâmbio museológico e formação para profissionais de museus




 

Museu das Comunicações e Humanidades (MUSEHUM) será polo central do projeto, que vai apoiar ações de intercâmbio entre cinco instituições culturais do estado do Rio de Janeiro

 

 

Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2022 – O projeto Polos Hub abre inscrições para o primeiro curso gratuito a distância que o programa de intercâmbio museológico e qualificação de profissionais de museus e instituições culturais irá oferecer ao longo do ano. O público geral terá a oportunidade de se capacitar na Comunicação Digital em Museus e Centros Culturais com a jornalista e mestre em novos mídias Mariana Marques. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis on-line: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSee5zYNn2PlCmZ6p8gEMeouE51N-kSDqbVCrJ2wKMw7Mq53IA/viewform


O curso Comunicação Digital em Museus e Centros Culturais marca o lançamento do Polos Hub, liderado pela empresa Coeficiente Artístico, o Oi Futuro e o Museu das Comunicações e Humanidades (MUSEHUM) e voltado para intercâmbio e formação no setor dos museus. O projeto tem patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de incentivo, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com apoio cultural do Oi Futuro e correalização do MUSEHUM.

 

Durante o ciclo do projeto, o Polos HUB irá realizar assessoramento a museus fluminenses e cursos gratuitos a distância, abertos ao público geral. Ao longo do ano, serão lançados, além do curso Comunicação Digital em Museus e Centros Culturais, mais três cursos e três workshops de capacitação de profissionais de museus, oferecidos a distância e gratuitos.

 

No curso Comunicação Digital em Museus e Centros Culturais, que inicia ainda em janeiro, 15 selecionados acessarão o material do curso, que será oferecido de maneira assíncrona por meio de plataforma digital. O curso apresenta um panorama sobre o uso das redes sociais, estratégias e boas práticas para uma comunicação digital eficiente para aproximar museus dos diversos públicos. Os alunos receberão ferramentas para utilizar as redes sociais e outras mídias digitais para criar conexões com o público através de dinâmica multidisciplinar. O curso será ministrado pela jornalista Mariana Marques, Mestre em Novos Media e Práticas Web pela Universidade Nova de Lisboa, com experiência em comunicação digital no Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e Petrobras.

 

“O Polos HUB concretiza nossa missão de estabelecer redes de colaboração, criação e aperfeiçoamento profissional de instituições e agentes da economia criativa. Com o MUSEHUM, polo central desse programa, estimulamos a pesquisa, a democratização de acesso a experiências artísticas e educativas tendo a tecnologia como impulsionadora de conhecimentos. O grande avanço do programa é participação e contribuição de instituições e profissionais de todo o estado para desenvolvimento de soluções locais, beneficiando público e museus na preservação e dinamização de seu patrimônio”, diz Victor D’Almeida, gerente executivo de Cultura do instituto Oi Futuro.

 

Sobre o Polos Hub

O Polos Hub é um projeto de intercâmbio e de qualificação de profissionais de museus e instituições culturais do estado do Rio de Janeiro. Baseado no Museu das Comunicações e Humanidades - MUSEHUM, localizado no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio, o projeto reúne especialistas para compartilhar saberes e atividades com outros cinco museus selecionados em dezembro de 2022o Museu Histórico da Cidade, o Museu Histórico de Campos, o Museu Casa Santos Drumont, a Casa Museu Scliar e a Casa Cultural de Paraty. O programa proporciona aos cinco museus polos um período de assessoramento técnico, compartilhamento de ideias, construções colaborativas e práticas culturais em seus respectivos pólos.

 

“Os museus e casas POLO convidados estão localizados em diversas regiões do território fluminense, evidenciando a abrangência que buscamos com o projeto, de forma mais ampliada e descentralizada. Os museus de forma geral vivenciam questões e desafios em comum, independente de sua tipologia, tamanho ou estrutura, porém necessitam ter um olhar ainda mais alinhado à realidade de seus territórios e suas práticas para o aprofundamento e promoção de melhorias e uma maior integração de suas atividades com seus públicos e profissionais e reverberação com seus territórios, disse Rafaela Zanete, idealizadora e coordenadora do projeto.

 

Durante o ciclo, também são ofertados cursos à distância em plataforma de ensino remoto, distribuídos em módulos e fóruns de discussão; workshops online, em formato de videoaulas com conteúdo acessível em Libras e audiodescrição e legendas. De autoria da Coeficiente Artístico em correalização com o Oi Fututo e Musehum, o projeto tem o patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de incentivo, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

 

 

Serviço

Polos HUB

Curso Comunicação Digital em Museus e Centros Culturais - EAD

Local: on-line

 

Como participar

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSee5zYNn2PlCmZ6p8gEMeouE51N-kSDqbVCrJ2wKMw7Mq53IA/viewform

Período de inscrição: do dia 19/01 (a partir das 10h) ao dia 23/01 (até as 23:59)

Resultado dos selecionados para o curso: 27/01

Início do curso: 30/01

Duração do curso: Um mês

Total de vagas: 15

Comentários