INFANTIL | ON-LINE | Fulaninho e Menininha é transmitida no YouTube das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo

 Com dramaturgia de Belize Pombal (que também atua ao lado de Daniel Aureliano), a peça-filme tem direção de Ricardo Henrique e será transmitida no YouTube das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo



Os desafios dos ritos de passagem e das transformações vivenciadas na infância até a chegada ao início da vida adulta estão no cerne de Fulaninho e Menininha, peça-filme protagonizada por Belize Pombal e Daniel Aureliano, com direção de Ricardo Henrique . A temporada será online e gratuita – transmissão ao vivo pelo canal do Youtube das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo - de 14 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023, sábados e domingos, às 16h. As sessões terão tradução em libras.

 

O espetáculo conta com a direção do ator, produtor e diretor Ricardo Henrique. Belize Pombal, além de atuar, também assina a dramaturgia e as composições musicais (letras e músicas). Anselmo Mancini, diretor musical da peça-filme, assina os  arranjos e a também composição das músicas incidentais.

 

A peça-filme conta um recorte da história dos dois personagens do título, que se passa entre o início da infância deles - quando se conhecem e constroem uma forte amizade - até o fim da adolescência, apontando para o início da vida adulta. De maneira bastante poética, Fulaninho e Menininha narra, entre outras coisas, a descoberta do amor próprio, além de compartilhar com o público as belezas e aflições desse período da vida, de forma lúdica, tendo a música e a poesia como tônicas centrais da dramaturgia.

 

Fulaninho e Menininha trata de alguns ritos de passagem, que entre meninos e meninas são  similares em alguns aspectos e ao mesmo tempo muito diferentes em outros.

 

Construindo entendimentos

A peça-filme parte do encontro dos personagens Fulaninho e Menininha, duas crianças, que começam uma amizade. Ao passar dos anos, os dois se separam, mas apesar da distância, a conexão afetiva continua, embora sofra transformações provocadas pelo próprio crescimento dos personagens e pelas mudanças (físicas, hormonais, emocionais…).

 

O reencontro se dá quando os dois já estão mais crescidos. E o público vai acompanhando essa transformação do amor dos dois, vendo que existem várias possibilidades de amor. Desta forma, a dramaturgia de Fulaninho e Menininha aborda de forma sutil as questões emocionais e comportamentais que envolvem o crescimento e o amadurecimento.

 

Webinários e workshop

Como parte do temporada de Fulaninho e Menininha - e para ampliar a discussão sobre as transformações da passagem da infância para a adolescência e vida adulta - está previsto um ciclo de webinários com o tema “Da infância à adolescência: nuances e aspectos das alterações comportamentais e psicofísicas na puberdade”. Os encontros acontecem on-line, também nas redes das Oficinas Culturais, às terças e quintas, às 19h30, entre 19 de janeiro e 2 de fevereiro de 2023. Participam as psicólogas Lucineide Silva, Luciana Braga e Camila Generoso (que também é Psicopedagoga).

 

E no dia 4 de fevereiro, sábado, às 14h, o diretor musical do espetáculo, Anselmo Mancini, ministra o Workshop “A música e a cena”. Também online e gratuito, transmitido ao vivo pelo canal do Youtube das Oficinas Culturais.

 

Quebra-cabeça

Belize Pombal, Ricardo Henrique e Daniel Aureliano se conheceram na Escola de Arte Dramática - EAD-ECA-USP. A primeira versão do texto foi escrita por Belize há  aproximadamente doze anos e desde então foi sendo modificada para se adaptar às mudanças da sociedade e dos próprios artistas. O texto ganha menção honrosa no Prêmio Nascente (iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP para incentivar o fazer artístico).

 

As cenas foram gravadas à distância, já que Daniel mora no Brasil e Belize no Canadá. A história dos personagens vai sendo contada por meio de três planos: atores-narradores, diálogos entre os personagens, e voz em off para contextualizar a ação e as passagens de tempo.

 

Escrita em formato de poesia, com rimas ao longo de todo o texto, a canção é a costura para as cenas e transições, ilustradas por animações criadas por Alice Jardim, para marcar a passagem do tempo e/ou sentimentos e pensamentos dos protagonistas. Desta forma, dá-se ênfase ao que está sendo falado, fazendo com que a palavra dê conta da narrativa poética. 

 

Este projeto é realizado através do Edital Proac Expresso nº7/2021 - Fomento Direto a Projetos Culturais de produção e Temporada de Espetáculos Inéditos para o Público Infanto-Juvenil.

 

Sinopse:

Fulaninho e Menininha são crianças que atravessam os desafios das transformações físicas e emocionais, comumente experimentadas na transição da infância para a adolescência. Descobrindo amor-próprio e alegria na potência de serem quem são e como são, compartilham com o público as sutilezas desse período da vida de forma lúdica, tendo a música e a poesia como tônicas centrais na dramaturgia.

 

Ficha técnica:

Dramaturgia e composições musicais: Belize Pombal 

Direção: Ricardo Henrique

Elenco: Belize Pombal e Daniel Aureliano

Direção Musical, arranjos e composição de música incidental: Anselmo Mancini

Direção de Arte: Clau Carmo

Criação e assessoria de projeto de iluminação (on-line): Denilson Marques

Animação, montagem e edição de vídeo: Alice Jardim

Estúdios de áudio: Mancini Audio Lab e Nico Nicolosi Productions

Design Gráfico: Alice Jardim e Daniel Aureliano

Fotografia: Fellipe Oliveira e Léo Sanches

Palestrantes dos Webinars: Camila Generoso, Lucineide Silva e Luciana Braga

Costureira: Cleide Atsuko Niwa

Gestão das Redes Sociais: Belize Pombal e Daniel Aureliano 

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto

Produção Executiva: Karina Cardoso

Coordenação Geral: Daniel Aureliano

Produção: Muchas Gracias Produções Culturais

 

Serviço

Fulaninho e Menininha

de 14/01 a 05/02

Sábados e domingos, às 16h

Online e gratuito – transmissão ao vivo pelo canal do Youtube das Oficinas Culturais

Duração:  50 min

Classificação livre, indicado para crianças a partir de 8 anos

Instagram: @fulaninho_e_menininha

 

 

Ciclo de Webinários

“Da infância à adolescência: nuances e aspectos das alterações comportamentais e psicofísicas na puberdade”

De 19 de janeiro a 2 de fevereiro, terças e quintas, às 19h30

Duração: 1h cada

Eventos online e gratuitos, transmitidos ao vivo pelo canal do Youtube das Oficinas Culturais

·         19/01 - Tema: A criança e as etapas do desenvolvimento.

Lucineide Silva – Psicóloga 

·         24/01 - Tema: Psicopedagogia e a aprendizagem da criança e do adolescente.

Camila Generoso - Psicóloga Clínica e Psicopedagoga

 

·         26/01 - Tema: As principais etapas da adolescência e possíveis caminhos de apoio e suporte para a depressão e distúrbios emocionais nessa fase, sob o olhar da psicologia – Parte 1

Lucineide Silva – Psicóloga 

·         31/01 - Tema: Entre a infância e a puberdade: as transformações físicas e emocionais vivenciadas pelos adolescentes, e os dilemas na tentativa de adequação a uma imagem social.

Luciana Braga – Psicóloga

·         02/02 - Tema: As principais etapas da adolescência e possíveis caminhos de apoio e suporte para a depressão e distúrbios emocionais nessa fase, sob o olhar da psicologia – Parte 2

Lucineide Silva – Psicóloga 

 

Palestrantes:

Lucineide Silva – Psicóloga

Mestra em Ciências pela FMUSP (Pediatria). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Participou do projeto 9 INPD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Psiquiatria do Desenvolvimento para crianças e adolescentes).

 

Camila Generoso - Psicóloga Clínica e Psicopedagoga

Atua na abordagem psicanalítica em atendimentos clínicos para crianças, adolescentes e adultos. Diagnóstico e acompanhamento para alunos com dificuldades de aprendizagem. Consultoria escolar para desenvolvimento de currículo. Idealizadora e coordenadora da "Roda de Pretin" : grupo terapêutico para sensibilização e enfrentamento do racismo na infância.

 

Luciana Braga – Psicóloga

Psicóloga há 20 anos (pela PUC-SP) e mestre em educação (pela Universidade de Montreal no Canadá). Integra o projeto Casa de Marias (na zona leste de SP), onde atende mulheres e crianças negras, indígenas e migrantes. Ministra cursos sobre descolonização do currículo e educação antirracista. Implicada em combater violências estruturais e intolerância religiosa.

 

Workshop: A música e a cena

Ministrado por Anselmo Mancini, diretor musical do espetáculo Fulaninho e Menininha

Dia 04 de fevereiro de 2023 – sábado, 14h

Duração 1h

Online e gratuito, transmitido ao vivo pelo canal do Youtube das Oficinas Culturais

 

O workshop terá como base o processo de criação e produção da trilha original do espetáculo Fulaninho e Menininha, composta tanto por canções como por música instrumental incidental. O compositor apresentará possibilidades de aplicação de instrumentação que permeia o universo acústico e digital, além de expor sua experiência com a criação de música para cena. 

Anselmo Mancini é Doutor e Mestre em Audiovisual, e Bacharel em Composição Musical, pela Universidade de São Paulo. Compositor e pianista, especialista em música de cinema e tecnologia musical.

 

Comentários