Exposição “OCEE - Omolu | A Cura” entra em exibição no MUHCAB

 

Crédito da Foto: Bendito Benedito

          Mostra fotográfica reúne registros da arte de terreiro no único Museu Afro do Rio de Janeiro


Inspirado na terceira edição do espetáculo “OCEE - Orixá, Cultura, Evolução e Essência”, a exposição OCEE - Omolu | A Cura reúne no MUHCAB, Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, 15 fotografias de Bendito Benedito, que registram a arte de terreiro de uma iniciação para o santo Omolu dentro do Candomblé (Nação Angola). É o sagrado sob as lentes da produção cultural de forma respeitosa em prol ao combate à intolerância religiosa.


A exposição também conta com uma produção de cenografia com elementos de artes visuais que remetem à divindade Omolu e as características do seu culto e uma produção audiovisual em formato de mini documentário com a equipe envolvida no projeto: a Tatiana Sillva, produção de cenografia, Mameto Verônica Ria Ndandalunda, o Diretor de Teatro Hudson Batista, o cinegrafista Reinaldo Santana, e Bendito Benedito, autor das imagens produzidas para exposição. 


A curadoria é de Robson de  Paula, mais conhecido como Tata Agionà Ria Nkasuté, que também é pesquisador e ogã dentro das religiões de matrizes africanas, atuando como curador também nas edições anteriores do projeto OCEE e com importante contribuição para a cultura afro com seu conhecimento há mais de três décadas. 


A exposição é uma realização da Sanuto Produções, empresa de produção cultural com vasta experiência em diversos segmentos. Para a produtora Emanuele Sanuto, a obra de Bendito Benedito conta a arte de terreiro de uma forma especial: 


“As imagens conseguem demonstrar a energia de um momento importante para os adeptos da religião de matriz africana e para os não adeptos. Provam que a religião não age como os preconceituosos pregam. Com isso, geramos a curiosidade para que o público queira saber mais sobre a cultura afro religiosa”, enfatiza.


OCEE - Omolu | A Cura fica em exibição de 12 de janeiro a 11 de fevereiro no MUHCAB, Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, que fica localizado na Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa. O espaço fica aberto de quinta a sábado, das 10h às 17h, com visita guiada aos sábados. A entrada é gratuita, pede-se apenas 1 kilo de alimento não perecível, se possível, para as ações sociais do projeto. A classificação é livre. 

 


Serviço:

Exposição: OCEE - Omolu | A Cura

Local: MUHCAB, Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira

Endereço: Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa

Temporada: 12/ 01 a 11/02 (de quinta a sábado)

Horário: das 10h às 17h

Entrada: gratuita, pede-se apenas 1 kilo de alimento não perecível.

Ficha Técnica


Idealização e Concepção do Projeto: Emanuele Sanuto

Realização: Sanuto Produções

Direção de Audiovisual e autor das fotografias: Marco Alcântara - Bendito Benedito

Direção Artística: Hudson Batista

Direção de Produção: Mameto Verônica Ria Ndandalunda

Curador: Robson de Paula - Tata Agionà Ria Nkasute

Produção Executiva: Greice Kelli Barbosa

Modelos: Muzenza Kafugelecy Marilene Ribeiro  Lucia Sanuto, Canela Monteiro, Flavinny Oliveira e Priscila Lúcia (in memória)

Ator convidado: Fábio França

Cenografia: Reinaldo Santana e Grupo Entrou por uma porta e GEPUP Eventos

Artesã: Tatiana Silva

Assessoria de Imprensa: Angélica Zago (Angel Comunicação e Assessoria)



Comentários