Espetáculos de circo no CEU Tiquatira são opções de lazer gratuitas na Zona Leste de São Paulo Caixa de entrada



Com orientação de pesquisa de Esio Magalhães, o grupo apresenta o espetáculo “Faxina” que reflete sobre as injustiças sociais sofridas na vida cotidiana de pessoas trabalhadoras comuns e também aquilo que as une como coletividade. 


Espetáculos de circo no CEU Tiquatira são opções de lazer gratuitas na Zona Leste de São Paulo


Nos dias 23 de janeiro, às 11h, e 04 de fevereiro de 2023, às 14h, com entrada gratuita, a Trupe em Trânsito realiza apresentações gratuitas do espetáculo “Faxina” no CEU Tiquatira, que fica na Avenida Condessa Elizabeth de Robiano, 5280 - Vila Moreira, Zona Leste de São Paulo - SP.


Através da comicidade e do lúdico, o espetáculo “Faxina” explora o que é a subalternidade ou os ditos "subempregos", gerados através do mito da mão de obra desqualificada e seus salários baixos, que acabam sustentando a dominação de classes e mantendo o que já foi estabelecido: um sistema muito bem estruturado e que se coloca como inabalável. 


Com orientação de pesquisa de Esio Magalhães, o espetáculo “Faxina” inspira uma reflexão crítica sobre as injustiças sociais sofridas por trabalhadores comuns, transitando por aquilo que há de mais cotidiano, o banal, e o que os une: a coletividade. 


Em uma linguagem direta com o público, que está inteiramente posto no jogo de cena, o espetáculo lembra que, para além de nossas diferenças e discordâncias, somos uma única classe trabalhadora. 


O espetáculo foi criado a partir de uma temporada de intervenções realizadas em praças da zona leste, mais especificamente na região da Penha, espaços escolhidos pela proximidade dos equipamentos culturais onde a temporada iria acontecer e a região onde o grupo atua. Uma forma que a Trupe em Trânsito encontrou para trazer as pessoas que transitam por esses espaços para dentro do teatro. 


“Faxina é um espetáculo solo feito na rua e para a rua. A partir de intervenções urbanas, realizadas em praças da zona leste de São Paulo, Rocha, a figura excêntrica que é personagem do espetáculo, encontrou e desencontrou com o povo, das suas mais variadas formas e jeitos, construindo a base da pesquisa cênica através dessa relação”, comenta o grupo. 





As ações fazem parte do projeto “Solo em Conjunto” contemplado no Edital de Apoio a Projetos de Múltiplas Linguagens, da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura do Município de São Paulo. 


O projeto contempla ainda duas apresentações do espetáculo “Sinfonia” que serão realizadas nos dias 20 de janeiro, às 14h, e 04 de fevereiro, às 11h, com entrada gratuita, também no CEU Tiquatira.


Mais informações: https://www.instagram.com/trupe.emtransito/


Serviço: Temporada Trupe em Trânsito no CEU Tiquatira

Espetáculo “Faxina”

Com Trupe em Trânsito

Sinopse: Contratada para faxinar um espaço, Rocha, uma figura excêntrica, ruma ao seu objetivo: deixar tudo um brilho. Na necessidade de cumprir sua função, um varal de possibilidades se estende à sua frente entre quiprocós e confusões, gerando indagações acerca de sua labuta. Até um balde d'água cair sobre sua cabeça. 

Duração: 60 minutos 

Gênero: Comédia 

Classificação indicativa: Livre (não é um espetáculo infantil) 

Onde: CEU Tiquatira - Endereço: Avenida Condessa Elizabeth de Robiano, 5280 - Vila Moreira, Zona Leste de São Paulo - SP


Quando: 23 de janeiro de 2023 (sexta-feira), às 11h e 04 de fevereiro (sábado), às

Comentários