Edital '100 anos de Darcy Ribeiro' divulga resultado e abre exposição na segunda, 23

 

Foto Acervo Darcy Ribeiro

O resultado do Edital 100 anos Darcy Ribeiro - da Muriqui Cultural, de Luiza Carino, em coprodução com a Zucca Produções, de Julio Zucca - será divulgado nesta segunda, 23 de janeiro, às 14h, no auditório da Biblioteca Parque Estadual. Depois da cerimônia, haverá a inauguração oficial de uma exposição sobre o centenário do antropólogo, educador e indigenista que tanto contribuiu para a nação brasileira. Será uma oportunidade única de visitar a mostra sem agendamento. O Edital tem apoio do Oi Futuro e patrocínio da Oi com uso da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei do ICMS.

 

Ao todo, o júri recebeu e avaliou 191 propostas criativas de produtores culturais fluminenses, todas envolvendo a figura, a vida e a obra de Darcy. Os critérios para a escolha dos cinco contemplados que receberão R$ 50 mil para efetivar os seus projetos foram muitos: importância, originalidade, conceitos utilizados, experiência e qualificação dos profissionais, produtos ou eventos a serem gerados e a presença de mulheres, pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência e integrantes da comunidade LGBTQIA+ na equipe.

 

"A avaliação e análise destas propostas foi uma tarefa árdua, ao mesmo tempo emocionante e muito recompensadora. Só de perceber o quanto este Edital estimulou fazedores de cultura de todos os cantos do Estado do Rio de Janeiro a pensarem projetos envolvendo Darcy Ribeiro, pesquisando a sua obra, ressaltando seus feitos e enaltecendo suas ideias e pensamentos (e contando tudo isso em vídeos inspiradores que enviaram para a comissão), já começamos a nos sentir com o dever cumprido com relação aos objetivos que nos propusemos dentro do nosso projeto cultural", afirma Julio Zucca.

 

Darcy inspirou uma variedade de projetos

Luiza Carino está admirada com a variedade de propostas. Muitas peças, livros, filmes, shows, podcasts, sites, exposições, intervenções, oficinas, espetáculos de diversas naturezas, entre muitas outras áreas da chamada indústria criativa, foram inscritas no Edital 100 anos Darcy Ribeiro. Ao todo, este projeto destinará R$ 250 mil para empreendedores culturais do Estado do Rio de Janeiro.

 

"E como tem gente boa, capacitada e com vontade de fazer cultura no Estado do Rio! O resultado nos surpreendeu muito. Não que duvidássemos da capacidade empreendedora e da criatividade do povo fluminense, mas, em termos de edital, não foi uma chamada usual, onde as produtoras poderiam aproveitar os projetos que já estivessem desenvolvendo para tentar captar recursos. Foi dado um tema, um recorte, que era falar de Darcy Ribeiro e inscrever uma proposta em um mês. O resultado foi uma explosão criativa de ideias, todas reverenciando nosso grande intelectual!", exulta Luiza.

 

Nova exposição apresenta cronologia de Darcy

A exposição "100 anos Darcy Ribeiro" ficará em cartaz de 22 de janeiro a 3 de março, na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec), que fica no segundo andar da Biblioteca Parque Estadual, em uma instalação inédita que foi criada por Matheus Amorim e incorporada às festividades em torno do polivalente Darcy. Em formato circular e com 24 quadros, a estrutura de ferro receberá uma linha do tempo cronológica com texto biográfico e fotografias de momentos de destaque na trajetória do homenageado. Uma TV transmitirá extratos do Quarup, uma homenagem indígena póstuma recebida por Darcy, com curadoria de Milton Guran, o criador e responsável pelo FotoRio, maior evento de fotografia da cidade desde 2003. A entrada é gratuita.

 

"Procurei estudar como fazer uma arquitetura que destacasse e unisse o caráter didático de Darcy dentro de um projeto arquitetônico. Foi assim que surgiu a ideia da galeria em homenagem. Em conjunto com a Hélice, a empresa parceira que construiu a obra, imaginamos um projeto que deixasse claro ao público, de forma quase pedagógica, como ela foi feita. Ao circular a estrutura, o público observará desde como ela se prende à viga até como ela é tensionada pelo peso de concreto, não escondendo a forma em que foi feita. A parte expositiva em si é um grande suporte de chapa perfurada onde os quadros são facilmente aparafusados e podem ganhar a conformação que o expositor achar melhor", explica Matheus Amorim, o jovem arquiteto, formado pela PUC-Rio em 2021 e colaborador do AIA Estúdio.

 

Serviço da visitação à mostra

 

DATA: Evento - Resultado do Edital 100 anos Darcy - às 14h.

Depois da cerimônia, haverá a inauguração oficial de uma exposição sobre o centenário do antropólogo, educador e indigenista que tanto contribuiu para a nação brasileira.

 

LOCAL: Biblioteca Parque Estadual - Rua Presidente Vargas, 1261, Centro

 

VISITAÇÃO: De 23 de janeiro a 3 de março

 

OBS:Será incluída na visita guiada às dependências da Biblioteca Parque Estadual. Para participar da visita guiada, basta solicitar no balcão de atendimento da BPE ou agendar com antecedência através do e-mail (agendavisitabpe@cultura.rj.gov.br) ou pelo telefone (21) 2216-8501. Os horários disponíveis são: de segunda a sexta, às 11h, às 14h e às 16h.

Comentários