É HOJE! Lançamento da biografia do O Grupo Fundo de Quintal !


 O nome de Marcos Salles – jornalista, escritor, produtor, roteirista e diretor de shows – foi unanimidade entre os integrantes do Fundo de Quintal para escrever a biografia do grupo. Só ele poderia ser o responsável pela tarefa de contar as quase cinco décadas de carreira daquela turma que começou se reunindo na quadra do bloco Cacique de Ramos, debaixo da frondosa e mais famosa tamarineira do subúrbio carioca. Afinal de contas, Salles acompanhou de perto a trajetória do Fundo de Quintal e com ele trabalhou desde o quarto LP. No dia 23, a partir das 16h, na Blooks Livraria de Botafogo, autor e integrantes do grupo estarão na tarde de autógrafos do livro “Fundo de Quintal – O som que mudou a história do samba”, lançamento da Editora Malê. 

Marcos Salles começou o trabalho em março de 2017 e terminou em dezembro de 2020, mas, com a morte de Ubirany, integrante e fundador do Fundo de Quintal, no dia 11 daquele mesmo mês, teve de rever a parte que falava do criador do repique de mão. O texto foi entregue à Editora Malê em fevereiro de 2021, mas a pandemia acabou atrasando tudo. Foram 161 entrevistas em 116 horas de gravações. Entre os entrevistados, estão nomes como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Rildo Hora, Leci Brandão (que assina a apresentação do livro), Anderson Leonardo, Elza Soares, Jairzinho, Líber Gadelha, Mílton Manhães, Mauro Diniz, Nei Lopes, Ricardo Cravo Albin, Túlio Feliciano, além de muitos músicos, compositores, integrantes e familiares. 

O autor conta que não fez pesquisa anterior: “não precisei, estou dentro dessa história, convivendo com eles, tendo escrito a contracapa e encarte do LP de 1984, “Seja sambista também”, sido coordenador de produção no LP de 1985, “Divina luz” – primeiro a conquistar o Disco de Ouro – e dirigido uma temporada deles em 1992, no Asa Branca, então importante casa de shows localizada na Lapa, bairro boêmio carioca”. Salles já conhecia boa parte da história e, por isso, não encontrou dificuldade em montar o roteiro.

O livro conta a história desde o início do Fundo de Quintal na quadra do Cacique de Ramos e como o nome foi escolhido; fala dos instrumentos criados ou usados pelo grupo de forma inovadora, da madrinha Beth Carvalho, das várias formações do grupo e de ex-integrantes que fizeram história – como Neoci, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Sombrinha, Cléber Augusto e Mário Sérgio –, além da bossa dos irmãos Bira e Ubirany dançando o miudinho, da censura e de como o grupo “furou a bolha” e derrubou o preconceito da mídia, abrindo as portas para o samba. Estão no livro também, claro, os sucessos, os prêmios, muitas curiosidades e até temas polêmicos, como as drogas.

 

“O Fundo de Quintal é fundamental para a história do samba. Além de terem trazido de volta a cultura dos pagodes, que Bira, Ubirany, Sereno, Neoci, Sombrinha aprenderam com seus pais, sempre com música em casa, os integrantes trouxeram para o samba, descompromissadamente, novos instrumentos. Enquanto Sereno adaptou a tambora de conjuntos de bolero como Los Panchos para ser o seu tantã; Ubirany criou o repique de mão; e Almir Guineto trouxe o banjo. A partir daí o samba mudou e muito também na forma de compor e cantar”, exalta Salles.

Sobre o tal banjo, aliás, o livro conta a verdadeira história do instrumento levado por Almir. Já a madrinha Beth Carvalho mereceu um capítulo à parte – e com justiça! Levada à quadra do Cacique por Alcyr Capita, na época capitão do time do Vasco da Gama, Beth foi a grande responsável pela descoberta. Ela levou o grupo, pela primeira vez, a um estúdio de gravação, indicou-o à gravadora RGE e ainda melhorou o primeiro contrato dele. A partir dali, a cantora passou a levar o Fundo de Quintal para vários programas de TV e sempre esteve de perto.

“Fundo de Quintal – O som que mudou a história do samba” é obra fundamental para quem gosta de samba e quer saber mais sobre a importância dele para a cultura carioca. Um ótimo




Sobre a Editora Malê

Inaugurada em 2015, a Editora Malê tem como objetivo aumentar a visibilidade de escritores negros contemporâneos, ampliar o acesso a suas obras, contribuindo para maior diversidade no mercado editorial brasileiro, além de promover uma mudança em ideias pré-concebidas sobre os indivíduos negros no Brasil. Entre seus autores, estão nomes consagrados na literatura afro-brasileira, como Conceição Evaristo, Cuti Silva, Geni Guimarães, Martinho da Vila, Muniz Sodré, além de novos talentos como Eliana Alves Cruz, Cristiane Sobral, Ernesto Xavier, Fábio Kabral. A editora também promove seu próprio prêmio de literatura – voltado a jovens escritores negros – e, a cada ano, publica uma coletânea com os textos vencedores do concurso.

Serviço                                                                               

Tarde de autógrafos do livro “Fundo de Quintal – O Som Que Mudou a História do Samba”

Data: 23 de janeiro de 2023

Horário: 18h

Local: Blooks Livraria de Botafogo

Endereço: Praia de Botafogo, 316, na galeria do Espaço Itaú de Cinema

Autor: Marcos Salles

Assunto: Biografia

Editora Malê

Páginas: 448

Formato: 16x23

ISBN: 9786587746920

Valor: R$ 84,90 

Comentários