Cia Estrela D’Alva abre seleção para escolas públicas interessadas em receber curso gratuito de teatro

  


Projeto da Cia Estrela D’Alva, a Escola Itinerante de Teatro convida escolas públicas de ensino médio da cidade de Santo André para se inscreverem para receber aulas de teatro gratuitas para jovens em 2023.

 

Escolas Públicas de Santo André podem se inscrever para receber a Escola Itinerante de Teatro em 2023

 

Até o dia 10 de fevereiro de 2023, escolas públicas de ensino médio da cidade de Santo André podem se inscrever de forma gratuita para participar das atividades da Escola Itinerante de Teatro durante o ano de 2023. 

 

A “Escola Itinerante de Teatro” é um projeto da Cia Estrela D’Alva de Teatro que propõe a ocupação de Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio de Santo André no período do calendário escolar, oferecendo um curso de teatro aos estudantes através de encontros semanais com o objetivo de introduzir esses jovens à linguagem teatral e seus conceitos básicos.

 

Além das aulas, o projeto prevê articulação de atividades externas como apreciação de espetáculos, trocas com espaços culturais da cidade como a Escola Livre de Teatro e os CEUs das Artes, trocas com coletivos de teatro profissionais, aulas especiais com oficineiros convidados sobre temáticas específicas da linguagem teatral como máscara, teatro de rua, teatro negro, entre outros, e organização da montagem de encerramento com a participação de oficineiros de cenografia, iluminação e figurino.

 

“A ideia do projeto é retomar o conceito de teatro comunitário e apresentar o conceito de teatro de grupo para que, de forma autônoma, os participantes possam iniciar processos em diferentes regiões da cidade, gerando uma interlocução direta com os projetos formativos e equipamentos culturais da região, provocando estes jovens a ocuparem esses espaços”, comenta a Cia. Estrela D’Alva de Teatro, grupo responsável pelo projeto. 

 

A escola selecionada receberá uma ocupação da Escola Itinerante de Teatro durante todo o período letivo, com a abertura de duas turmas de teatro em contraturno com até 30 vagas gratuitas por turma.

 

Cada turma terá um encontro semanal de 03 horas com aulas de teatro com os professores Lígia Helena e Paulo Gircys (coordenadores do projeto e fundadores da Cia. Estrela D’Alva), cenografia, iluminação, figurino, além de aulas especiais com pesquisadores das diferentes linhas de pesquisa do teatro.

 

Para participar, a escola precisa se comprometer com algumas ações de apoio ao projeto, como auxiliar na divulgação da abertura de vagas e na comunicação com coordenadores e responsáveis pelos estudantes, além de ceder um espaço para as aulas (auditório, sala de atividades ou sala de aula normal em que as carteiras possam ser retiradas)

 



As atividades da Escola Itinerante de Teatro na escola contemplada iniciarão em 27 de fevereiro de 2023

 

Em 2018, o projeto foi realizado com alunos da E.E. Amaral Wagner por meio do Programa Territórios de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Santo André com a inscrição e participação de oitenta jovens. Em 2022, ocupou a EE Wanda Bento Gonçalves, no bairro Capuava, em Santo André. 

 

Em 2023 o projeto está estruturado financeiramente por meio do PROAC Direto da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo - portanto não há custo financeiro nem para a instituição escolar, nem para os alunos.

 

Sobre a Cia. Estrela D'Alva de Teatro

A Cia. Estrela D'Alva de Teatro atua há 16 anos na região do ABC Paulista e Grande São Paulo, tendo como sede a cidade de Santo André, e surgiu como resultado do processo de iniciação teatral do grupo de teatro estudantil, Teatro Singular. Esta ponte entre o teatro estudantil e o teatro de grupo influencia na atuação do grupo que sempre relacionou cultura e educação em seus processos, buscando uma interlocução com o espectador para além da apreciação do espetáculo. 

 

Os primeiros trabalhos do grupo, “A Hora das Estrela” (2005) e “Alberto Caeiro – Ele mesmo” (2006), por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Santo André, circularam por mais de dez escolas estaduais da cidade promovendo oficinas e apresentações com os estudantes, além do projeto “Leituras Dramáticas nas Escolas”, que em 2006 e 2007 apresentou mais de vinte adaptações literárias para as escolas estaduais de Santo André.

 

Nos últimos 07 anos estudando James Joyce, o grupo promoveu experimentos e oficinas no Centro Cultural São Paulo, na Casa da Palavra e na UFABC, em Santo André.

 

Informações: www.ciaestreladalva.com.br, www.facebook.com.br/ciaestreladalva ou @ciaestreladalva

 

SERVIÇO: Chamamento para edição 2023 da Escola Itinerante de Teatro

A Escola Itinerante de Teatro é um projeto da Cia. Estrela D’Alva de Teatro de formação em teatro para adolescentes de Escolas Públicas de Ensino Médio da cidade de Santo André. Tem como projeto pedagógico o Teatro Comunitário e Coletivo e a Cidadania Cultural

Cadastre já sua Escola em: https://forms.gle/iKznSDLqMSXr8Krv8

Inscrições gratuitas: até 10 de fevereiro de 2023

Início das atividades na Escola contemplada em 27 de fevereiro de 2023

As escolas cadastradas serão analisadas pela coordenação do projeto, e caso não sejam contempladas entrarão para um banco de atendimento e continuidade do projeto nos próximos anos

Comentários