(3 a 5/2) Dança - Platô = Cláudia Palma e Armando Aurich - C. C. Olido


“Platô”, trabalho de Claudia Palma e Armando Aurich, concebido em 2014, depois de um período de afastamento em uma longa parceria artística dançando nas principais companhias paulistanas – Cisne Negro, República da Dança, Balé da Cidade (Cias 1 e 2) -, em que traçaram outros percursos e experenciaram processos distintos, retorna ao palco em mini temporada de 3 a 5 de fevereiro, no Centro Cultural Olido. A entrada é gratuita.

Com forte referência no livro “Variações sobre o corpo”, do filósofo Michel Serres, que exibe logo em seu prólogo uma dedicatória aos “obstinados e corajosos” guias de montanhismo – “é no cume da montanha que o percurso começa”-, a pesquisa apoia-se em experiências corporais que acessam reflexões e propostas de ação, sem deixar de levar em conta a memória, a passagem do tempo, a mudança dos corpos e o correr das histórias. “Platô fala de corpos que se reencontram no tempo e no espaço, nas diferenças dos caminhos traçados e nos cruzamentos da textura dos diversos discursos que levam ao desejo de novas perspectivas, pois não se parte mais de onde parou”, avalia Armando Aurich.

O ponto de partida é a imagem da escalada do alpinista que, ao se deparar com um uma grande ruptura nas rochas, examina todas possibilidades de pontos de apoio. Cada momento da escalada é uma equação que ele tem que resolver. Até que encontra um ponto de apoio para outro lugar que, distante, necessita de uma inversão do corpo para alcançá-lo. “Assim como a metáfora da montanha, ‘Platô’ se movimenta em torno dessas escaladas: estamos vivendo um novo platô da existência e inversões dos corpos são necessárias para que seja possível transitar por outros caminhos”, pondera Claudia Palma.

Nesta nova montagem de “Platô”, a dupla de bailarinos seguiu com a provocação filosófica de Rodrigo Vilalba; a trilha sonora original de Celso Nascimento tem edição de Alejandro López Jericó e operação de Flávio M. Silva; Hernandes de Oliveira opera o projeto de iluminação de André Boll e Silviane Ticher, e Claudia Palma é quem assina o figurino.

As apresentações integram o projeto ˜Entre Platôs˜, contemplado pela 32ª edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.




______________________________________

Serviço

“Platô” – Claudia Palma e Armando Aurich

Dias 3,4 e 5/2 (sexta e sábado, 20h; domingo, 16h)

Centro Cultural Olido – Sala Olido

Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, 01037-000

Tel: 2899-7370

Duração: 40 min
Classificação indicativa: 14 anos
Acessibilidade: Sim
Grátis

 

Ficha Técnica
Direção geral e artística: Claudia Palma
Intérpretes criadores: Armando Aurich e Claudia Palma
Trilha sonora original: Celso Nascimento
Produção e edição de trilha sonora: Alejandro López Jericó
Operação de som: Flávio M. Silva
Iluminação: André Boll e Silviane Ticher
Operação de luz: Hernandes de Oliveira
Figurino: Claudia Palma
Artista aprendiz: Tatiana Avanço
Provocação filosófica: Rodrigo Vilalba
Fotografias: Claudio Higa, Hamilton Ramos e Natália Franciscone
Design gráfico: Hernandes de Oliveira
Assessoria de comunicação: Elaine Calux
Produção artística: Cristina Ávila
Produção executiva: Dionísio Produção Cultural (Cristiane Klein)




iN SAiO Cia. de Arte
Dirigida por Claudia Palma desde 2010, o desejo da iN SAiO é o hibridismo, propiciando aos artistas envolvidos uma fusão de experiências diversas, quando então o corpo poderá encontrar um movimento constante e um olhar observador do mundo contemporâneo. Em 2016, a AIUÊ Produtora de Conteúdo realizou um episódio documental sobre Claudia Palma e a iN SAiO Cia de Arte, dirigido por Fernanda Heinz Figueiredo, no programa “Coreografia, o desenho da dança no Brasil” –  série 2, que foi ao ar a partir de 2017, pelo Canal Arte 1. Em sua trajetória, a iN SAiO tem nove criações: “Um Outro Corpo – Desdobramentos” (2022), “Ato Infinito” (2018), “Abissal” (2016), “Novos Experimentos” (2012), “Platô” (2014), “Dark Room” (2014), “Cálamo” (2012), “Lugar Algum” (2010) e “Um Outro Corpo” (2004 - originalmente criado para a Cia. 2 do Balé da Cidade de São Paulo). No próximo dia 7 de fevereiro, Claudia Palma recebe o Prêmio Denilto Gomes, pelo trabalho “Um outro Corpo – Desdobramentos”.

Claudia Palma
Diretora Artística, professora, intérprete e coreógrafa da iN SAiO Cia de Arte, é graduada em Educação Física, pela FEFISA, e possui formação em Eutonia pelo Instituto Brasileiro de Eutonia - IBE. É professora da Pós-Graduação em Dança e Consciência Corporal da Universidade Estácio de Sá (SP e outros Estados), FMU e USCS. No cenário da dança paulistana, atuou no Balé da Cidade de São Paulo (Cia.1 e Cia. 2), República da Dança, Cisne Negro Cia. de Dança e Grupo Casa Forte. Ministra workshop e oficinas de Dança Contemporânea e Improvisação e, como coreógrafa, vem realizando vários trabalhos, inclusive alguns integrantes do repertório do BCSP. Recebeu os Prêmios APCA, de Melhor Bailarina/1989, Estímulo Mambembe, de Melhor Intérprete/1994, e Denilto Gomes, da Cooperativa Paulista de Dança, pela Trajetória Artística, com o trabalho  “Um outro Corpo – Desdobramentos”.

Armando Aurich
Sua formação abrange a técnica da dança clássica e as múltiplas tendências da dança contemporânea. Interpretou obras de renomados coreógrafos no Tucson Metropolitan Ballet (EUA), Cia. de Dança Rio (RJ), Cia. de Dança de Minas Gerais e, em São Paulo, na Cisne Negro Cia de Dança, República da Dança e Balé da Cidade de São Paulo. Dançou no City Center, em Nova Iorque, no London Festival Hall, em Londres, e em importantes teatros na França, Alemanha, Portugal, Suíça, Argentina, Uruguai, Canadá, Áustria e Israel. Recebeu, dentre vários prêmios, o Lei Sarney e o A.P.C.A. como Melhor Bailarino, além de outros como Melhor Coreógrafo. Desde 2013, é professor na Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo.

Teaser:
https://youtu.be/qxSVnBIrc3M

www.insaiociadearte.com.br

Comentários