Apollo Faria, vencedor do Prêmio Solano Trindade 2022

 O Prêmio Solano Trindade é uma homenagem ao ator, diretor, cineasta, escritor e militante pernambucano Francisco Solano Trindade (1908-1974), em cuja obra fez marcantes denúncias contra o racismo e o preconceito no Brasil. 

O prêmio seleciona três dramaturgias inéditas, de autoras e autores negras e negros. Prêmio esse idealizado e coordcontato@observatoriog.com.brenado pela SP Escola de Teatro e pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) que publicará um livro com as peças vencedoras pelo selo Lucias.

Neste ano de 2022 a relação de vencedores acaba de sair e um dos autores premiados é o dramaturgo e multi-artista Apollo Faria com seu texto teatral "DIÁRIO NEGRO".
A peça escrita por Apollo em tempo recorde ( 3 dias, como em um roupante),é um thriller que fala sobre um artista homossexual negro, uma drag queen decadente que diante de eventos inesperados , é obrigado a desenterrar seu passado, trazendo para o presente, conflitos emocionais em torno de preconceitos raciais / sexuais sofridos pelo personagem. Um texto eletrizante com momentos surpreendentes, revelando o perfil doentio de uma sociedade castradora.


"DIÁRIO NEGRO" é o primeiro texto teatral adulto, escrito por Apollo. Anteriormente, já havia escrito dois textos para peças infantis. Ambas apresentadas em diversas instituições e cidades dentro do Estado de São Paulo.

Apollo Faria é um multi-artista (ator e sound designer profissional, produtor cultural, diretor teatral, dançarino e dramaturgo) com mais de 20 anos de carreira, marcada pela diversidade de trabalhos executados com profissionais renomados de dentro e fora do país, entre esses nomes como Antunes Filho, Gerald Thomas, Judith Malina and The Living Theater,Christoph Schlingensief,Antônio Abujamra.

Atualmente, Apollo apresenta (atuando, dirigindo e produzindo) o espetáculo infanto-juvenil solo chamado "Os Sapatinhos Vermelhos", também de sua autoria.


Foto  by kipool e Rafael Monteiro


Comentários