Show de dez anos da Nomade Orquestra, Documentário Novos Motores e Oficina de Letras são atrações no Cine Theatro Carlos Gomes Caixa de entrada



 Programação gratuita contará com oficina de pintura de letras com Alexandro Marques e Patricia Del Sole, exibição do documentário “Novos Motores” que relata a cena musical independente do ABC Paulista e show com a Nomade Orquestra. 

 

Nomade Orquestra apresenta show especial de dez anos no Cine Theatro Carlos Gomes 

 

No dia 17 de dezembro de 2022 (sábado), a partir das 13h, com entrada gratuita, o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, que fica na Rua Senador Fláquer, 110, no Centro de Santo André - SP, promove uma programação especial com oficina de pintura de letras, exibição do documentário “Novos Motores” e show da Nomade Orquestra.  


Coordenada pelos artistas Alexandro Marques (@art_aleatorio) e Patricia Del Sole (@atelierdelsole), a partir de 13h acontece a oficina “ABC das Letras”. A vivência apresenta os alfabetos populares de pincel, introduzindo as pessoas participantes de maneira prática à pintura de letras e composições de letreiros criados e desenhados à mão livre.


Utilizando a técnica de pincel de letrista e relacionando sua utilização em diferentes profissões populares, a oficina utiliza referências visuais do cotidiano para inspirar a criação artística das pessoas participantes. A oficina será em formato rotativo e podem participar adultos e crianças a partir de 3 anos de idade, desde que acompanhadas pelos responsáveis. 

  

Também no sábado (17), às 16h, acontece a exibição do documentário “Novos Motores”, do diretor Marko Panayotis. O filme traça um paralelo entre o setor automobilístico e industrial do ABC Paulista, que é um dos mais fortes do Brasil, com a produção cultural da região, retratando a trajetória de artistas diferentes gerações que acabaram trilhando o mesmo caminho: o de abrir mão da carreira profissional imposta à grande maioria dos moradores desta região para poder viver de arte. 


Uma turma que trocou o chão das fábricas de automóveis pelo piso dos palcos, como a banda Mato Seco, Projetonave, Nomade Orquestra, Arnaldo Tifu, Pedro Simples, Stefanie, Ba Kimbuta, Buia Kalunga, Winnit, Fernando Sadro, Otis Trio, Conde Favela Sexteto, Em Extinção, Malka Julieta e Grupo de Risco, que no longa-metragem contam suas histórias refletindo sobre a riqueza artística desta região formada por sete cidades.





Encerrando a programação do dia, às 17h, a Nomade Orquestra (@nomadeorquestra) apresenta um show especial que percorre toda a sua discografia celebrando seus dez anos de trajetória. 


A big band do ABC Paulista é formada por Ruy Rascassi (baixo), Guilherme Nakata (bateria), Marcos Mauricio (teclado), Luiz Galvão (guitarra), Beto Malfatti (sax, flauta e mpc), Marco Stoppa (trompete), Bio Bonato (sax barítono) e Victor Fão (trombone). 


Em crescente visibilidade no atual cenário da música instrumental brasileira, a Nomade Orquestra promove o encontro entre diferentes vertentes e expressões musicais, desenvolvendo um trabalho autoral com influências do funk70, jazz, dub, rock, afrobeat, ethiogrooves e outras expressões musicais.


Seu primeiro disco intitulado “Nomade Orquestra“ (homônimo) foi lançado em 2014 no Brasil e em 2016 internacionalmente pelo selo inglês FarOut Recordings, alcançando grande reconhecimento junto ao público, músicos, djs e imprensa. Seu álbum mais recente, "Na Terra das Primaveras”, foi lançado em 2022. 


Informações: www.facebook.com/secult.santoandre e www.instagram.com/secult.santoandre/


SERVIÇO: Programação Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

Quando: 17 de dezembro de 2022 (sábado)

Horário: 13h às 18h30

Onde: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes - Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro - Santo André - SP

Classificação Livre - Grátis - Sem necessidade de retirada de ingressos 




 

“A.B.C das Letras” - Oficina de Pintura de Letras

Com Alexandro Marques e Patricia Del Sole

Horário: 13h - Duração: 3 horas

Sinopse: Oficina de Pintura do Alfabeto Popular Brasileiro que introduzirá os participantes de maneira prática na pintura de letras e composições de letreiros, criados e desenhados à mão livre, com técnica de pincel de letrista, relacionando sua utilização em diferentes profissões populares, fazendo uso e referências visuais do cotidiano.

Pré-Requisitos: Pessoas de todas as idades (a partir de 3 anos, acompanhado dos pais), que preferencialmente tenham conhecimento de alguma técnica ou manualidade artística. 

A oficina será realizada em formato rotativo, cada participante será abordado individualmente ou em pequenos grupos para uma vivência que contempla o aprendizado dos alfabetos populares de pincel.

Grátis - Classificação Livre - Sem necessidade de inscrição 

 

Documentário “Novos Motores”

Direção: Marko Panayotis

Horário: 16h

Sinopse: Como uma faísca revolucionária dentro do polo industrial do ABC Paulista, o documentário “Novos Motores busca traçar um paralelo entre as oportunidades que o setor automobilístico e industrial trouxe para a região com essa nova e atual força cultural que vem moldando toda uma geração de artistas e pensadores do Século XXI. Duração: 80 minutos

Gênero: Documentário

Grátis - Classificação Livre - Sem necessidade de retirada de ingresso


Show Nomade Orquestra - Dez Anos

Horário: 17h - Duração: 80 minutos

Sinopse: A Nomade Orquestra apresenta o show que celebra os seus 10 anos de estrada com repertório formado por canções que marcaram a trajetória da banda do ABC. Trazendo consigo uma característica singular e de vanguarda, a big band promove um ponto de encontro entre diferentes vertentes e expressões musicais transitando pelo funk70, jazz, dub, rock, afrobeat, ethiogrooves e outras.

Grátis - Classificação Livre - Sem necessidade de retirada de ingresso

 

Comentários