Projeto teatral com estudantes de escolas públicas de Santo André será apresentado no Cine Carlos Gomes e CEU Ana Maria

 Escola Itinerante de Teatro realiza apresentações gratuitas no Cine Teatro Carlos Gomes e CEU Ana Maria

 


Projeto da Cia Estrela D’Alva de Teatro, a Escola Itinerante de Teatro apresenta “Corpo Político - Político Corpo”, montagem realizada por estudantes da EE Wanda Bento Gonçalves, no bairro Capuava, em Santo André. 

 

Cine Theatro Carlos Gomes e CEU Ana Maria recebem apresentações da Escola Itinerante de Teatro

 

Em dezembro, a Cia Estrela D’Alva de Teatro apresenta o espetáculo “Corpo Político - Político Corpo”, montagem que é o resultado de mais um ano de formação com o projeto Escola Itinerante de Teatro, que em 2022 ocupou a EE Wanda Bento Gonçalves, no bairro Capuava, em Santo André. 

 

O espetáculo “Corpo Político - Político Corpo”, reflete sobre os seres diversos e escondidos pela sociedade, transitando por suas histórias. Nesta guerra invisível, relações abaladas e a impossibilidade de conviver, que limita as almas, as escolas e as vidas. 

 

No dia 07 de dezembro de 2022 (quarta-feira), às 20h, com entrada gratuita, o espetáculo será apresentado no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, que fica na Rua Senador Fláquer, 110 - Centro de Santo André. 

 

E no dia 10 de dezembro (sábado), às 14h, com entrada gratuita, a apresentação será realizada no CEU Ana Maria, que fica na Praça Venâncio Neto, S/N, no Jardim Ana Maria, em Santo André, data que poderá sofrer alteração caso haja algum jogo do Brasil na Copa do Mundo. Neste dia haverá também apresentações do Núcleo de Iniciação Teatral da Escola Livre de Teatro de Santo André e do grupo de Teatro do Colégio Singular de São Caetano.

 

A “Escola Itinerante de Teatro” é um projeto da Cia Estrela D’Alva de Teatro que propõe a ocupação de Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio da cidade de Santo André no período do calendário escolar, oferecendo um curso de teatro aos estudantes através de encontros semanais com o objetivo de introduzir esses jovens à linguagem teatral e seus conceitos básicos.

 

Além das aulas, o projeto prevê articulação de atividades externas como apreciação de espetáculos, trocas com espaços culturais da cidade como a Escola Livre de Teatro e os CEUs das Artes, trocas com coletivos de teatro profissionais, aulas especiais com oficineiros convidados sobre temáticas específicas da linguagem teatral como máscara, teatro de rua, teatro negro, entre outros, e organização da montagem de encerramento com a participação de oficineiros de cenografia, iluminação e figurino.

 

“A ideia do projeto é retomar o conceito de teatro comunitário e apresentar o conceito de teatro de grupo para que, de forma autônoma, os participantes possam iniciar processos em diferentes regiões da cidade, gerando uma interlocução direta com os projetos formativos e equipamentos culturais da região, provocando estes jovens a ocuparem esses espaços”, comenta a Cia. Estrela D’Alva de Teatro, grupo responsável pelo projeto. 

 

Em 2018, o projeto foi realizado com alunos do ensino médio da E.E. Amaral Wagner por meio do Programa Territórios de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Santo André com a inscrição e participação de oitenta jovens. 




 

Sobre a Cia. Estrela D'Alva de Teatro

 

A Cia. Estrela D'Alva de Teatro atua há 16 anos na região do ABC Paulista e Grande São Paulo, tendo como sede a cidade de Santo André, e surgiu como resultado do processo de iniciação teatral do grupo de teatro estudantil, Teatro Singular. Esta ponte entre o teatro estudantil e o teatro de grupo influencia na atuação do grupo que sempre relacionou cultura e educação em seus processos, buscando uma interlocução com o espectador para além da apreciação do espetáculo. 

 

Os primeiros trabalhos do grupo, “A Hora das Estrela” (2005) e “Alberto Caeiro – Ele mesmo” (2006), por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Santo André, circularam por mais de dez escolas estaduais da cidade promovendo oficinas e apresentações com os estudantes, além do projeto “Leituras Dramáticas nas Escolas”, que em 2006 e 2007 apresentou mais de vinte adaptações literárias para as escolas estaduais de Santo André.

 

Nos últimos 07 anos estudando James Joyce, o grupo promoveu experimentos e oficinas no Centro Cultural São Paulo, na Casa da Palavra e na UFABC, em Santo André.

 

Informações: www.ciaestreladalva.com.br, www.facebook.com.br/ciaestreladalva ou @ciaestreladalva

 

Ficha técnica: Orientação e Coordenação da EIT - Escola Itinerante de Teatro - Lígia Helena e Paulo Gircys |Artistas orientadores convidados: Denise Guilherme, Mauro Martorelli e Michelle Lomba | Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini | CORPO POLÍTICO: Caio Ferreira dos Santos, Camila Soares Carvalho, Cayni Gabriely Silva dos Santos, Gabriel Cavalcante, Luiza Dias do Nascimento, Nara Luiza Emiliano | POLÍTICO CORPO: Gabriel Cavalcante, Gabriel Mazikina Garcez dos Santos, Helielton Alves Pereira da Silva, Luiza Dias do Nascimento, Nathalia da Silva Lacerda, Yasmin Maciel dos Santos

 

SERVIÇO: Corpo Político - Político Corpo

Com Escola Itinerante de Teatro - Cia. Estrela D’Alva de Teatro

Sinopse: Corpo Político - Tantos seres, tão diversos mas tão escondidos pela sociedade! Quais suas histórias? Será que mereceram parar em um lugar tão escuro e frio? Quantos? Quem? Seus corpos caídos... e ninguém diz ou faz nada?!

Político Corpo - Quando há guerra, as relações mais íntimas ficam abaladas, perdemos nossas possibilidades de conviver.

O espaço não só limita nossos corpos... Limita nossas almas, nossas escolhas, nossas VIDAS!

Duração: 45 minutos

Classificação Livre - Grátis

 

Quando: 07 de dezembro de 2022 (quarta-feira) - Horário: 20h00 

Onde: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes - Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 - Centro - Santo André

 

Quando: 10 de dezembro de 2022 (sábado) - Horário: 14h00 

Onde: CEU Ana Maria- Endereço: Praça Venâncio Neto, S/N - Jardim Ana Maria

Apresentação sujeita a alteração caso haja algum jogo do Brasil na Copa do Mundo 

Comentários