Projeto “Desvelando Encruzilhadas” estreia ações que refletem sobre os orixás, o terreiro e o corpo urbano no teatro

 


Idealizado pelos artistas Jefferson Matias e Thaís Dias, o projeto estreia com aulas abertas com a participação de Leda Maria Martins (MG), Daniela Beny (AL), Luiz Rufino (RJ) e Dione Carlos (SP), além da imersão do Terreiro ao Teatro.


Projeto “Desvelando Encruzilhadas” estreia ações que refletem sobre os orixás, o terreiro e o corpo urbano no teatro


De 11 a 15 de dezembro de 2022 acontecem as primeiras ações do projeto “Desvelando Encruzilhadas”, idealizado pelos artistas Jefferson Matias e Thaís Dias e contemplado pela 15º Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A Cooperativa Paulista de Teatro integra a realização em parceria com o Plataforma - Estúdio de Produção Cultural, responsável pela produção do projeto.


A estreia do projeto acontece com a temporada “Cruzos”, que propõe uma série de encontros artísticos refletindo sobre os arquétipos dos orixás, o terreiro e o corpo urbano no teatro. Especialmente os corpos dos povos originários e dos povos afro-atlânticos, que foram obrigados a se moldar a uma sociedade urbana.


O objetivo é que, a partir dos “Cruzos”, se abram possibilidades para que os corpos do agora construam o chão para uma nova criação artística do grupo, para outras referências coletivas e para a construção de uma caminhada pública que aponte novas possibilidades de futuro com responsabilidade social e cultural.


A temporada será composta por 03 (três) Encontros Públicos que serão realizados com entrada gratuita e tradução em Libras na Praça das Bibliotecas do CCSP – Centro Cultural São Paulo, que fica na Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo.

 



No dia 11 de dezembro (domingo), às 19h, o encontro “Poéticas Espiralares” recebe como convidada a poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins (Belo Horizonte - MG) e também a dramaturga, roteirista, atriz e curadora Dione Carlos (São Paulo - SP). 

 

Um encontro de gerações promovendo um mergulho poético e trazendo à luz os registros históricos e ancestrais através dos tempos. Reflexões e perspectivas de corpos pretos no hoje: o cruzo entre passado e futuro nas representatividades.


O segundo encontro, intitulado “EncruzilhadXs”, acontece no dia 13 de dezembro (terça-feira), às 20h, com o pedagogo, escritor e doutor em educação Luiz Rufino (Rio de Janeiro - RJ).


O encontro propõe uma troca num misto de discurso, pedagogia e poéticas. Uma espécie de ginga “imacumbada” refletindo o avivamento do mundo através da presença negra, seus corpos políticos e as sabedorias ancestrais. 




 

No dia 14 de dezembro (quarta-feira), às 20h, acontece o encontro “Aterreirar”, com a encenadora e dramaturga Daniela Beny (Maceió-AL). Uma partilha sobre a travessia da Corpa Preta do Terreiro ao Teatro, Cruzo entre o ancestral e o urbano na Gira/Jogo dos Espaços Cênicos da Contemporaneidade. 

 

De 13 a 15 de dezembro, sempre das 15h às 18h, na Casa Livre, que fica na Rua Conselheiro Brotero, 195 - Barra Funda, São Paulo - SP, acontece a imersão prática “Do Terreiro ao Teatro”, com Daniela Beny (Maceió-AL), que é encenadora, dramaturga e Mãe Pequena do Terreiro de Umbanda Aldeia dos Orixás. 

 

Na busca do contato com a gestualidade ancestral da(o) artista da cena, esta imersão visa explorar as potencialidades corporais das(os) criadoras(es) a partir da corporificação das narrativas dos Orixás.

 

Serão ofertadas cinco vagas gratuitas e as inscrições vão até 10 de dezembro, através do email: desvelandoencruzilhadas.projeto@gmail.com.


Mais informações: Instagram: @projectdesvelandoencruzilhadas e @plataforma_estudio_producao





 

SERVIÇO:  Cruzos - Encontros Poéticos e Imersão Prática

Cruzo 01| Poéticas Espiralares | Encontro Público

Quando: 11 de dezembro de 2022 (domingo) - Horário: 19h

Onde: Centro Cultural São Paulo - CCSP - Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo

Com a poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins (Belo Horizonte - MG) e com a dramaturga, roteirista, atriz e curadora Dione Carlos (São Paulo - SP)

Sinopse: Um encontro de gerações promovendo um mergulho poético e trazendo à luz os registros históricos e ancestrais através dos tempos. Reflexões e perspectivas da corpa preta no hoje: o cruzo entre passado e futuro nas representatividades.

 

Cruzo 02| EncruzilhadXs | Encontro Público

Quando: 13 de dezembro de 2022 (terça-feira) - Horário: 20h

Onde: Centro Cultural São Paulo - CCSP - Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo

Com o Pedagogo, Escritor e Doutor em Educação Luiz Rufino (Rio de Janeiro - RJ).

Sinopse: Uma troca num misto de discurso, pedagogia e poéticas. Uma ginga “imacumbada” refletindo o avivamento do mundo com nossas presenças. Um Cruzo entre corpas políticxs e as sabedorias ancestrais.

 

Cruzo 03| Aterreirar | Encontro Público

Quando: 14 de dezembro de 2022 (quarta-feira) - Horário: 20h

Onde: Centro Cultural São Paulo - CCSP - Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo

Com a encenadora e dramaturga Daniela Beny (Maceió-AL)

Sinopse: Uma partilha sobre a travessia da Corpa Preta do Terreiro ao Teatro, Cruzo entre o ancestral e o urbano na Gira/Jogo dos Espaços Cênicos da Contemporaneidade.

 

Imersão Prática | Do Terreiro ao Teatro | Vagas: 05

Com Daniela Beny (Maceió-AL) - Encenadora, Dramaturga e Mãe Pequena do Terreiro de Umbanda Aldeia dos Orixás

Sinopse: Na busca do contato com a gestualidade ancestral da(o) artista da cena, esta imersão visa explorar as potencialidades corporais das(os) criadoras(es) a partir da corporificação das narrativas dos Orixás.

Quando: 13, 14 e 15 de dezembro de 2022 (terça-quarta e quinta-feira) - Horário: 15h às 18h

Inscrições até 10 de dezembro: Enviar Minibio + Carta de Interesse + Telefone para o e-mail: desvelandoencruzilhadas.projeto@gmail.com com o título: Imersão Prática.

Onde: Casa Livre - Endereço: R. Conselheiro Brotero, 195 - Barra Funda, São Paulo - SP, 01154-00

 

Comentários