Grátis! Dias 17 e 18 de dezembro, Auto de Natal Cheganças! inspirado no folclore e nas festas populares brasileiras em duas praças paulistanas nas zonas Leste e Norte

 Auto de Natal Cheganças! inspirado no folclore e nas festas populares brasileiras pra comemorar a data em duas praças paulistanas nas zonas Leste e Norte.

 

5000 fuxicos foram confeccionados para o evento



 

Inspirados no natal brasileiro, o Largo do Rosário será palco para evento Cheganças!, no dia 17 de dezembro, sábado, às 16h, celebrando a festividade com espetáculos da cultura popular e vivências, com folias de reis para que o público possa interagir, dançar e assistir. Outra apresentação será no dia 18 de dezembro, domingo, às 16h, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), na Vila Nova Cachoeirinha. Grátis!

 

Cheganças! é um auto musical da cultura caipira, que reúne artistas populares, circenses, violeiros e alegorias que  mostram a celebração das festividades brasileiras  de reis, bonecos gigantes, reiadas e reisados. O espetáculo é da Cia Chegança que existe há seis anos e é composto por artistas ligados ao circo, manifestações populares e estudiosos do folclore brasileiro e integra o Festival de Natal da Prefeitura de São Paulo.

A trama começa com as “cheganças” de núcleos familiares, uma Folia de Reis, um Reisado e uma Reiada, que se preparam para dançar e cantar a esperança de um mundo melhor. Em meio dessas festanças personagens como a estrela guia, reis magos e pastorinhas celebram este festejo brasileiro.

O espetáculo é fruto de uma pesquisa de 20 anos do folclore paulista e brasileira do pesquisador e produtor cultural Diego Dionisio. “O evento foge do natal do jingo bell para as violas e sanfonas das folias de reis, do Papai Noel para os mascarados e encantados e palhaços de reis,” conta Dionísio.

 

Ao todo, 15 artistas polivalentes apresentam músicas e danças com as identidades culturais do sul ao nordeste e norte. A atriz e cantora Elizabeth Regina, que interpreta Maria do Reisado, que costura a trama para o a festança do natal brasileiro.

 

As canções misturam clássicas músicas das folias reis, com o cancioneiro sertanejo e com o caipira. A banda, com direção musical de Edson Teles (violão, voz e percussão), é formada exclusivamente para este projeto, tendo Fernando Saba, na flauta, Zé Gomes do Acordeon, na sanfona e Naaya Lelis, na voz.

 

Os figurinos e cenário são assinados pelo Anderson Vasquez e inspirados nas fitas, flores e laços das bandeiras e roupas das folias de reis e reisados populares, A instalação conta com cerca de 5000 fuxicos confeccionados por artesão popular.

 

Sobre o autor

 

Diego Dionisio é jornalista, gestor de política pública e curador artístico. Atua no mercado cultural e da economia criativa há 20 anos. Pesquisador da Comissão Paulista de Folclore, com premiações em vários projetos culturais, possui em seu acervo mais de 10 mil fotos de comunidades tradicionais e étnicas por todo o Brasil. Como gestor de patrimônio imaterial e produtor cultural esteve à frente de grandes festivais artísticos em São Paulo e No Brasil. 

 


Ficha técnica 

 

Espetáculo Cheganças!

 

Cia Chegança

 

Direção e concepção: Diego Dionisio

 

Cenários e Figurinos: Anderson Vasquez

 

Atrizes: Elizabeth Regina e Tati Rouge

 

Direção Musical - Edson Teles- Violão, voz e percussão

Fernando Sabah - Flauta

Zé Gomes do Acordeon - Sanfona

Naaya Lelis - voz

 

Dança 

Anderson - Anderson Vasquez 

Leide Alves

Manuela Dionísio

Renam Melinsk

Yandhe 

 

Fotos: Rafael Berezinski

 

Produção: Thiago Dionisio

 

Assessoria de Imprensa: Bemelmans Comunicações

 

Instagram: @ciacheganca

 

Fotos e teaser: https://drive.google.com/drive/folders/1-WHm6TCYph1kaS_3CzW7XGaz6_TlHetU?usp=sharing

 

Teaser Chegança! No youtube: https://youtu.be/X5-XiAaozFA

 

 


Serviço:

 

Cheganças!

Auto de Natal Caipira

 

Datas:

17 de dezembro, sábado, às 16h

Largo do Rosário

Endereço:  Largo do Rosário 2

Penha de França - São Paulo/SP CEP: 03634020 

Zona Leste

 

18 de dezembro domingo, às 16h

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ),

Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo/SP CEP: 02721-200

Zona Norte

 

Espaços Abertos

Duração:60 min

Classificação: Livre

Grátis!

Comentários