Expo Bicentenário celebra mais de 25 mil visitantes e encerra com show da Batucada de Nego Véio e com membros das Velhas Guardas das Escolas de Samba de São Paulo



Fotos : Lara Schulze 

Oficialmente hoje (30/12) foi o último dia da exposição Bicentenário Contado por Enredos e Fantasias, mas o show de encerramento foi na última quarta-feira do ano (28/12), e contou com a participação especial dos músicos da “Batucada de Nego Véio – Velha Guarda de Bamba”, bateria formada por ritmistas das antigas que são acompanhados por representantes das Velhas Guardas de todas as escolas em suas apresentações. Antes do show, os convidados realizaram a visita monitorada pelas dez salas da expo.

Relembrando sambas memoráveis e icônicos das escolas de samba, a Batucada de Nego Véio fez uma apresentação de quase uma hora e as Velhas Guardas realizaram um mini-desfile ostentando seus estandartes no galpão da Liga SP. 

“Estamos encantados! Tem que ter muita criatividade para recontar a história através dos desfiles das agremiações e nessa mostra tem tudo. Ficou lindo. O carnaval precisa de ações como!”, avalia a coordenadora da Velha Guarda da Rosas de Ouro, Rita.

Além da atração que abrilhantou a festa de encerramento, a coordenadora Lúcia Helena Silva recebeu  Deise Guelfi,  auditora responsável pela aprovação e validação da realização de projeto da secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. “Estou muito emocionada com tudo o que eu vi. Quando a gente vê tudo isso, passa a entender o amor que as pessoas tem pelos seus pavilhões. Que projeto maravilhoso, que energia incrível! Parabéns  Liga das Escolas de Samba! Lúcia, você fez um belíssimo trabalho”, ressaltou Deise, que recebeu um rufo de bateria e muitos aplausos. 




Desde setembro, durante todos os finais de semana, as agremiações dos grupos Acesso 1 e 2  da Liga das Escolas de Samba de São Paulo realizaram pocket shows para compor o projeto. A última foi a Colorado do Brás. 


 Bicentenário Contado por Enredos e Fantasias


A exposição, idealizada pela produtora cultural Lucia Helena, foi uma forma criativa e inusitada com experiências multimídias e sensoriais para recontar a história do bicentenário da Independência da República através de uma viagem histórica pelos enredos das escolas de samba, elementos alegóricos e fantasias. O projeto foi resultado da parceria entre a Liga SP e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP. 

Dividida em 10 salas, a viagem pelo tempo começava com as “boas-vindas” de Don Pedro I, através de um vídeo em que ele revela tudo o que antecipou a Independência da República. A ambientação composta por cenários temáticos, fantasias e elementos alegóricos, convidavam os visitantes para uma experiência única.

Desde de setembro, mais de 25 mil pessoas passaram pela experiência de reviver a história carnavalizada dos 200 anos da Independência do Brasil. Alunos de escolas públicas de todas as idades, turistas, sambistas, famílias inteiras, artistas. “Foi um dos projetos mais lindos que já produzi e uma forma de homenagear a história do nosso país e do Carnaval”, declara Lúcia, que promete supreender em 2023 com mais uma grande ideia. 




"Já estamos conversando sobre um tema muito importante e urgente.  Vou dar um spoiler: as escolas de samba estão engajadas com o meio ambiente e o cuidado com o planeta. Confiem e aguardem. Vem coisa boa por ai!”, promete Lúcia.






Comentários