Coletivo Rangers Urban Force promove curso gratuito no Centro de Referência da Dança - CRD

 Serão oferecidas quinze vagas gratuitas para o primeiro módulo, que será coordenado por Ronaldo SnoBrock, uma das referências do Krump no Brasil e organizador do maior evento de Krump na América Latica, o CTFK Confraternização Krumpers.




Projeto “O Corpo Sequela” estreia com curso de dança com Ronaldo Snobrock, Maercio Maia, Penalva e Gal Martins


Até o dia 06 de janeiro de 2023, estão abertas as inscrições para o primeiro módulo do curso de dança gratuito promovido pelo Coletivo Rangers Urban Force. A ação integra o projeto “O Corpo Sequela”, contemplado pelo Edital VAI 02/2022 - Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais do Município de São Paulo. Serão selecionados 15 (quinze) participantes para cada módulo, que terá a duração de 4 encontros. 


As aulas começam no dia 11 de janeiro de 2023, no CRD - Centro de Referência da Dança, que fica na Praça Ramos de Azevedo - Baixos do Viaduto do Chá, s/n - Centro de São Paulo, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, com duração de 04 (quatro) encontros em cada módulo, sendo o Módulo 1 - Krump com Ronaldo Snobrock, Módulo 2 - Corpo e Trauma com Maercio Maia, Módulo 3 - Relação Corpo e Música com Penalva e Módulo 4 - Dança da Indignação com Gal Martins


As inscrições para o primeiro módulo do curso podem ser realizadas através do formulário disponível também no instagram do Coletivo (@rangersurbanforce), sendo que as inscrições para os outros três módulos serão divulgadas em breve nas redes sociais do coletivo. 


A primeira etapa do curso será coordenada por Ronaldo SnoBrock, artista do Capão Redondo, líder da crew Lords of Krump e uma das referências do Krump no Brasil. Fomentador da cultura Krump na cidade de São Paulo, Ronaldo realiza treinos e encontros para praticantes da modalidade, além de organizar o maior evento de Krump na América Latica, o CTFK (Confraternização Krumpers - @cftkoficial). Além de desenvolver um trabalho como arte-educador em diversas ongs e projetos, artisticamente ele acompanha o rapper Mano Brown em shows e apresentações.


“A ideia é que durante as aulas haja uma troca entre participantes, professor e coletivo para que o conteúdo das aulas e as vivências compartilhadas possam contribuir com a nova pesquisa cênica do Rangers Urban Force”, comenta o coletivo.


O segundo módulo por Maércio Maia, que é artista e professor paulistano, que atualmente desenvolve pesquisa em técnicas somáticas e possui interesse sobre as intersecções entre dança, neurociência e motricidade. Além disso, desenvolve divulgação científica e formação profissional no deixamover, uma plataforma online de criação de conteúdo, grupos de estudos e cursos livres com foco em Educação Somática, Dança e Neurociência. Maércio é Neurocientista e Bacharel em Ciência e Tecnologia, possui dupla titulação pela Universidade Federal do ABC. É mestrando em Neurociência e Cognição pelo Centro de Matemática, Computação e Cognição pela mesma instituição. É pós-graduado em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness pela PUC.


O terceiro módulo será coordenado por Penalva, Bailarino intérprete criador formado pelo Projeto Núcleo Luz e Técnico em Regência pela ETEC de Artes. Pesquisador em dança e música e idealizador do Projeto Nosso Acervo, em sua pesquisa ele busca interligar as duas linguagens. Na dança tem como técnica o Popping e a Dança Contemporânea, na música permeia entre o Erudito ao Jazz, através de instrumentos acústicos e eletrônicos como cordas, percussão corporal, pianos elétricos e sintetizadores.


O último módulo será coordenado por Gal Martins, artista e pensadora em dança, Dr.h.c em Arte e Cultura, Gestora Cultural e Socióloga. Em 2002, criou a Cia Sansacroma, grupo paulistano de dança contemporânea preta, criou em 2016 a Zona Agbara grupo de dança formado por mulheres negras e gordas. Criou e sistematizou a metodologia de formação em dança denominada A Dança da Indignação. Idealizadora do Circuito Vozes do Corpo, importante festival de dança da cidade de São Paulo. Atuou como curadora e assessora artística da 13ª do programa Dança Contemporânea do Sesc TV, o que rendeu sua indicação ao Prêmio APCA 2020. Em 2021, recebeu o Prêmio Governador do Estado na categoria Cultura Urbana. Atualmente também atua como Supervisora Artística Pedagógica do Programa Fábricas de Cultura.  


Com o projeto “O Corpo Sequela", o coletivo Rangers Urban Force tem aprofundado suas pesquisas em improvisação em dança e música, através ações como um curso de formação, uma série de bate papos, o desenvolvimento de um novo trabalho cênico, estreia e circulação em 2023. 





Sobre o Coletivo Rangers Urban Force


O coletivo Rangers Urban Force foi criado em 2018 durante o desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso na Etec de Artes de São Paulo. Seus integrantes, que já eram atuantes na cena das danças urbanas, decidiram unir suas pesquisas, vivências e dança para a criação de algo a partir de suas individualidades. 


Assim surgiu o procedimento Megazord e o espetáculo “Jogando com as Danças Urbanas”, formado por cinco jogos cênicos de improvisação, que possibilita a interação e uma maior conexão com o público.


O coletivo atualmente é formado por Arthur Doná (Zeus), Bruno Everton (Kengo), Emersu, Jorge Boog, Kika Souza, Lucas Napolitano, Pablo Sotero, Paulo Ricardo (Careca) e Raul Vicente.


Mais informações: www.facebook.com/rangersurbanforce e www.instagram.com/rangersurbanforce


SERVIÇO: Curso de dança projeto “O Corpo Sequela”

Realização Rangers Urban Force

Modulo 1 - Krump

Coordenação: Ronaldo SnoBrock

Inscrições para o primeiro módulo: até 06 de janeiro de 2023

Formulário de Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflU90azcIh7MPvghiWHxg4bLwbHWiG_MQHvTfPFAhWSZN2Mw/viewform

Vagas: 15 - Grátis

Não é necessário experiência prévia

Início das aulas: 11 de janeiro de 2023 - Quatro encontros sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h

Onde: CRD - Centro de Referência da Dança - Endereço: Praça Ramos de Azevedo - Baixos do Viaduto do Chá, s/n - Centro 

As inscrições para os outros três módulos serão divulgadas em breve nas redes sociais do coletivo. 

Comentários