Vila de Paranapiacaba recebe a tradicional Feira de Oratórios, Presépios e Cultura Popular

 Celebrando a cultura popular da Vila de Paranapiacaba e região, a 13° FOPP promove dois dias de intensa programação, com oficinas, contação de histórias, cortejos e rodas de cultura popular, além dos shows de Luiz Carlos e Leandro Amadeus.  




13ª FOPP - Feira de Oratórios e Presépios de Paranapiacaba anuncia a programação


Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2022 (sábado e domingo), de 10h às 18h, acontece a 13ª edição da FOPP - Feira de Oratórios e Presépios de Paranapiacaba & Encontro de Culturas Populares, um projeto que busca contribuir com a difusão do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Ambiental da Vila de Paranapiacaba e região, além de fomentar a economia local através do fortalecimento e valorização de artistas e artesãos.


Durante dois dias, a  13ª FOPP promoverá uma série de atividades culturais gratuitas no Galpão das Oficinas, que fica na Rua da Estação, S/N, em Paranapiacaba, Santo André (SP)


No sábado, dia 10, às 10h, acontece a abertura da FOPP com a apresentação do projeto "No Melhor da Brincadeira" e a Oficina de Dança “Baila Natureza”, que propõe, de forma leve e divertida, que as crianças entrem em contato com as danças de origem africana. E de 10h45 às 13h, acontece também o encontro de final de ano do Projeto Judô Gulo, de Paranapiacaba. 


Às 11h, acontece a oficina "RI, RÓ YEWÄ”, que abordará as bases e ferramentas da contação de histórias africanas na educação, explorando possibilidades para que as crianças se envolvam na construção de uma nova postura, com respeito, comunhão e harmônica entre os pares, frente à diversidade étnico-cultural, compreendendo e valorizando a cultura africana.


Às 13h, a contação de histórias “Yemanjá e sua estratégia de guerra” apresentará para as crianças uma mitologia do povo iorubá, convidado-as a observar a diversidade de estratégias que podem ser utilizadas para conquistar o que desejamos, através da calma e inteligência.


Às 14h, acontece uma Oficina de Capoeira do grupo Gingaê Camará, onde crianças e adultos entrarão em contato com os movimentos básicos, histórias e fundamentos da arte da capoeira, tendo a música como elemento principal para o desenvolvimento do jogo. 


A partir de 15h, acontece o cortejo e show do Balé Popular Cordão da Terra, grupo dedicado às diversas manifestações populares brasileiras. E encerrando a programação do dia, às 17h, acontece o show "Cidadão da Mata" com Luiz Carlos, que é músico, educador, luthier experimental e morador da vila.


Já no domingo, dia 11 de dezembro, às 10h, acontece a abertura da Feira e na sequência, às 11h, um cortejo e apresentação do grupo Gingaê Camará.


Às 14h acontece uma roda de culturas populares com o artista Odé Amorim, idealizador da Afroescola e convidados. Uma vivência interativa onde os presentes participam ativamente, celebrando musical e ludicamente elementos da cultura popular brasileira, além de adentrar o universo de pesquisa e prática da AfroEscola. Esta ação também carrega um valor simbólico para a FOPP pois foi a partir dela que em 2005, o projeto nasceu, em uma parceria construída dentro do projeto Escola de Folclore. 


Às 15h30, os artistas Cristina Teles, Jeferson Sidney e Júlio César realizam a contação de histórias “Festança na Beira do Rio”, que relata a festa da onça com outros animais, com adivinhas, trava-línguas, música e objetos cênicos muito divertidos. 


O show de encerramento da 13ª FOPP será realizado por Leandro Amadeus, às 17h. 


A FOPP - Feira de Oratórios e Presépios de Paranapiacaba & Encontro de Culturas Populares foi criada em 2005, por artistas e moradores da Vila de Paranapiacaba, tendo como principal objetivo a criação de redes de conexões, intercâmbios, convívio e troca de saberes com artistas e artesãos de outras regiões, que frequentam a Vila para se apresentar, expor e comercializar seus trabalhos.


Tradicionalmente realizada no segundo fim de semana de Dezembro, a FOPP conta ainda com exposição e comercialização de produtos na temática natalina. O Encontro de Culturas Populares ocupa toda a Vila histórica com shows, apresentações e performances livres para todas as idades.


A festa é organizada pelo Coletivo FOPP, que atualmente conta com Carlos Eduardo de Faria, Lisa Caboclo, Reinaldo Silva, Juliana Flaminio e Ale Oshiro, além de colaboradores. O grupo fomenta a participação da comunidade não só na festa, mas também nos demais assuntos relacionados à Paranapiacaba como Educação, Cultura e Turismo, além de oferecer gratuitamente atividades culturais durante o ano para moradores e visitantes.


Mais informações: www.facebook.com/fopp.paranapiacaba e www.instagram.com/coletivo_fopp/





13ª FOPP - Feira de Oratórios e Presépios de Paranapiacaba & Encontro de Culturas Populares 

Quando: 10 e 11 de dezembro de 2022 (sábado e domingo) - Horário: 10h às 18h

Onde: Galpão das Oficinas - Endereço: Rua da Estação, S/N, Paranapiacaba, Santo André (SP)

Grátis - Classificação Livre

Programação:

Sábado - Dia 10 de dezembro de 2022

10h - Abertura Feira de oratórios, presépios e artesanato

10h - Oficina de Dança “Baila Natureza” - Projeto  “No melhor da Brincadeira” com Vivian Maria

10h45 às 13h - Apresentação Projeto Judô Gulo 

11h - Oficina de Contação de Histórias - "RI, RÓ YEWÄ" -  Projeto “No melhor da Brincadeira” com Luana Caruzo

13h - Contação de Histórias “Yemanjá e sua estratégia de guerra” -  Projeto “No melhor da Brincadeira” com Alline Caruzo

14h - Oficina de Capoeira -  Projeto  “No melhor da Brincadeira” Com Messias Gingaê

15h - Cortejo e apresentação do Balé Popular Cordão da Terra 

17h - Show "Cidadão da Mata" com Luiz Carlos 


Domingo - Dia 11 de Dezembro de 2022

10h -   Abertura Feira de oratórios, presépios e artesanato

11h -  Cortejo e apresentação com o grupo Gingae Camará 

14h -  Roda de Culturas Populares com Odé Amorim e Afroescola

15h30 - Contação de histórias “Festança na Beira do rio” - Com Cristina Teles, Jeferson Sidney e Júlio César

17h - Show com Leandro Amadeus 




Comentários