Vedacit Vôlei Guarulhos fará homenagem a personalidades negras no jogo de domingo, 20 de novembro


 Para marcar o Dia da Consciência Negra, o time  Vedacit Vôlei Guarulhos vai entrar em quadra, no jogo de 20 de novembro,  vestindo camisetas com nomes de personalidades negras admiráveis. A partida será contra o Rede Cuca, às 14h00, no Ginásio da Ponte Grande (Estádio Municipal Arnaldo José Celeste).

     Os ingressos para domingo terão valor promocional (inteira R$ 20,00 e R$ 10,00 meia-entrada), com vendas somente pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/superliga-2223---vedacit-volei-guarulhos-x-rede-cuca-volei__1797491.

      De acordo com o presidente esportivo do Vedacit Vôlei Guarulhos, Anderson Marsili, a iniciativa do Dia da Consciência Negra faz parte da Campanha "Novembro Negro contra o Racismo". “Um grande presente para nós será jogar no domingo, dia da Consciência Negra. Vamos poder homenagear as grandes personalidades negras do mundo. Isso é uma alegria gigante, poder reverenciar toda a história que foi contada, que mudou o cenário e empoderou todos os negros. Queremos valorizar  esses nomes e apoiar a causa antirracista através do esporte ”, disse o presidente Anderson Marsili. 

 

Estrelas negras na camiseta do VVG

     Os uniformes comemorativos  foram confeccionados na cor preta com os nomes em dourado. Cada jogador escolheu a celebridade para homenagear. O time vai celebrar estrelas como Pelé, Fofão, Rebeca Andrade,  Maguila, Martin Luther King, Serena Willians e Nelson Mandela entre outras:

 

 Sandro (levantador 5) - Fofão

     Hélia Rogério de Souza Pinto, conhecida como Fofão, foi uma jogadora de voleibol brasileira e atuava como levantadora. É atleta mais vitoriosa do vôlei brasileiro, atuou pela Seleção Brasileira por 17 anos.

 

 Matheus Alejandro (central 12) - Serena Williams

     Serena Williams é uma ex-atleta profissional do tênis feminino e considerada uma das maiores esportistas de todos os tempos. O Grand Slam, que é o maior evento do tênis, Serena conquistou 23 vezes individualmente, 14 vezes de dupla com a sua irmã, Venus Williams. Alejandro também escolheu o nome de sua primeira por ser fã da tenista. Serena deve nascer em fevereiro de 2023.

 

 Lucas TchoTcho (ponteiro 1) - Nelson Mandela

     Nelson Rolihlahla Mandela é considerado um dos mais importantes nomes do Continente Africano e do mundo. África  Rolihlahla, Tata ou Madiba. Ele dedicou sua vida à promoção da igualdade, democracia e pelo fim di apartheid. Foram 27 anos de prisão e,  após cumprir a pena, se tornou presidente da África do Sul.  Nelson faleceu em 5 de dezembro de 2013.

 

 Lucas Loh (ponteiro 7) - Martin Luther King

     Martin Luther King Jr. foi uma das grandes personalidades do século XX e alta liderança na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos da América entre 1950 e 1960. Martin faleceu em 4 de abril de 1968.

 

 Babu (central 10) - Pelé

     Edson Arantes do Nascimento Pelé, é considerado o melhor jogador da história do futebol. O maior artilheiro do mundo com 1281 gols. Hoje o rei está com 82 anos.

 

 Franco (oposto 4) Michael Jordan

     Michael Jeffrey Jordan, ex-atleta profissional de basquetebol nos Estados Unidos e é considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos. Jordan foi campeão da NBA por 6 vezes,  em 1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998, foi eleito o melhor jogador das finais em todos os seis títulos do Bulls.

 

 Filipinho (líbero 2) - Rebecca Andrade

     Rebecca Rodrigues de Andrade,  ginasta artística brasileira, campeã olímpica e mundial. Nos Jogos Olímpicos de 2020, que aconteceu em 2021, conquistou o título de primeira ginasta brasileira a ser campeã olímpica e a primeira atleta do Brasil a ganhar duas medalhas numa mesma edição. Foi a primeira latino-americana que se sagrou medalhista e campeã na ginástica artística feminina.

 

 Renato Pato (ponteiro 9) - Lewis Hamilton

     Lewis Carl Davidson Hamilton, automobilista de origem britânica, conquistou o mundial de Fórmula 1 por 7 vezes é considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos.

 

 Equipe Reserva

 

 Pedrinho (líbero 3) James Owens

     James Cleveland Owens, foi um atleta que desafiou o nazismo de Hitler. James, neto de escravos nascido no Alabama, nos Estados Unidos, conquistou quatro medalhas de ouro e tornou-se símbolo contra o racismo. Faleceu em 30 de março de 1980.

 

 Gustavo (levantador 8) - Garrincha

     Manoel Francisco do Santos, Garrincha,  ícone do futebol brasileiro com as conquistas da Copa do Mundo FIFA de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo FIFA de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro. O ex-jogador era conhecido como “Mané Garrincha” e “Anjo das Pernas Tortas”. Faleceu em 20 de janeiro de 1983 aos 49 anos.

 

 Felipe Varela (ponteiro 11) - Kobe Bryant

     Kobe Bean Bryant,  ex-atleta profissional de basquetebol nos Estados Unidos, onde passou sua carreira inteira no Los Angeles Lakers entre 1996 e 2016. Kobe foi campeão da NBA por 5 vezes, em 2000, 2001, 2002, 2009 e 2010.  Foi eleito o MVP das Finais. Faleceu em 26 de janeiro de 2020 em um acidente de helicóptero.

 

 Gabriel Armanelli (oposto 6) - Mireya Luis

     Alejandrina Mireya Luis Hernández,  é  ex-atleta do voleibol feminino. A jogadora cubana é considerada a melhor jogadora de voleibol de todos os tempos.  Foi tricampeã olímpica e bicampeã mundial. Em 2004, foi introduzida no Hall da Fama. Atualmente está com 55 anos.

 

 Anderson (central 14) Maguila

     José Adilson Rodrigues dos Santos,  Maguila,  ex-boxeador brasileiro, campeão repetidas vezes no Brasil e no continente sul-americano de boxe na categoria peso-pesado. Maguila também foi campeão das Américas e Mundial, também na categoria peso-pesado. Atualmente o ex-boxeador está com 64 anos.

 

 Yago (ponteiro 15) - Djonga

     Gustavo Pereira Marques, Djonga,  escritor, compositor e rapper brasileiro. É considerado um dos maiores influentes da nova geração do gênero musical. Djonga atualmente está com 28 anos.

 

 João Pedro (ponteiro 16) Zumbi dos Palmares

     Zumbi, conhecido como Zumbi dos Palmeiras, foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares. Zumbi é considerado o símbolos do Dia Nacional da Consciência Negra.  Sua morte ocorreu no dia 20 de novembro de 1695.

 

Celso da Silva (levantador 17)  Usain Bolt

     Usain St. Leo Bolt, ex-velocista jamaicano. É considerado o homem mais rápido do mundo, suas conquistas fizeram ser chamado pelo apelido Relâmpago. O único atleta na história a se tornar tricampeão em duas modalidades de pistas em Jogos Olímpicos; e bicampeão também de forma consecutiva na modalidade de revezamento 4 x 100 metros.

 

Romulo Henrique (central 20) - Rafaela Silva

     Rafaela Lopes Silva,  lutadora de Judô, a primeira atleta da história do judô brasileiro campeã mundial e olímpica. A primeira brasileira a se sagrar campeã mundial de Judô em 2013, conquistou a medalha de ouro nas Olímpiadas no Rio de Janeiro em 2016 após derrotar a líder do ranking mundial. Rafaela está com 30 anos.

 

 Comissão Técnica

 

Tia Ciata Hilária Batista de Almeida

     É considerada a matriarca do samba. Mãe de santo e  sambista. Considerada uma das maiores influentes para o surgimento do samba do Rio de Janeiro. Tornou-se a grande dama das comunidades negras no Brasil pós-abolição. Hilária faleceu com 70 anos, em 1924, no Rio de Janeiro.

 

 Beyoncé

     Beyoncé Giselle Knowles-Carter é um dos maiores nomes do mundo da música do gênero do pop, R&B e hip-hop.  Compositora, atriz, modelo, dançarina, empresária, produtora, diretora e roteirista norte-americana. Atualmente, a cantora está com 41 anos.

 

 Grande Otelo

     Sebastião Bernardes de Sousa Prata,  grande ator, comediante, cantor e produtor e compositor brasileiro. Recebeu o apelido de “Grande Otelo” quando atuava no musical Goal em 1935. Realizou diversas participações em filmes brasileiros e teatros, é considerado um dos atores mais importantes da história do Brasil. Sua morte aconteceu em 26 de novembro de 1993.

 

 Obama

     Barack Obama foi  o primeiro presidente negro na história dos Estados Unidos. O ex-presidente foi eleito em novembro de 2008, é um representante Democrata. Em novembro de 2009 venceu o premio Nobel da Paz e atualmente está com 61 anos.

 

 Dandara dos Palmares

     Uma das maiores guerreiras negras do período colonial do Brasil, lutou ao lado de homens e mulheres nos diversos ataques que Palmares sofria. Para não retornar à condição de escrava, Dandara se jogou de uma pedreira e cometeu suicídio no dia 6 de fevereiro de 1694.

 

Marielle Franco

     Marielle Francisco da Silva, foi eleita vereadora da Câmara do Rio de Janeiro com 46.502 votos. Também foi eleita Presidente da Comissão da Mulher da Câmara. No dia 14 de março de 2018, foi assassinada em um atentado ao carro onde estava.

 

Novembro Azul e Novembro Negro

     Neste mês de Novembro, o Vedacit Vôlei Guarulhos, apoiará duas ações de conscientização social. O uniforme azul do líbero Filipinho representará o apoio à luta pela prevenção do câncer de próstata e cuidados com a saúde dos homens. Já o uniforme preto será alusivo ao Mês da Consciência Negra, contra o racismo, incentivando práticas antirracistas.

     Em parceria com a patrocinadora Vedacit, o time entregará a camisa azul autografada para a ONG Oncoguia. Há 12 anos a Oncoguia apoia, informa e defende os direitos dos pacientes com câncer, com o propósito de fortalecer, encorajar e guiar todas as pessoas que convivem com a doença para que passem por esse desafio da melhor forma possível.  

 

O Time Vedacit Vôlei Guarulhos 2022/2023

 O time Vedacit Vôlei Guarulhos para a temporada 2022-2023 conta com novos reforços! São eles: Anderson de Araujo Junior – Anderson (central/Base VVG), camisa 14. 18 anos, 1,97m. Celso da Silva Junior – Celso Jr. (levantador/Base VVG), camisa 17. 18 anos, 1,91m. Felipe Caputi Varela – F. Varela (ponta), camisa 11. 20 anos, 1,90m; Filipe Stolberg Teixeira de Carvalho Barboza – Filipinho (líbero), camisa 2. 30 anos, 1,73m; Gabriel Drumond Armanelli Telles – Armanelli (oposto), camisa 6. 22 anos, 2,00m; Gustavo Cardoso – Gustavo (levantador), camisa 8. 19 anos, 1,90m; Lucas Augusto Gonçalves Figueiredo – Lucas (ponta), camisa 1. 23 anos, 1,98m; Lucas Eduardo Lóh – Lucas Loh (ponta), camisa 7. 31 anos, 1,97m; Rômulo Henrique Batista Silva – Rômulo (central), camisa 20. 27 anos, 2,00m e Yago Kalil Camargo – Yago (ponta/base), camisa 15. 18 anos, 1,95m.

Além de, Franco William Cargnin– Franco (ponta), camisa 4. 31 anos, 2,01m; Matheus Alejandro Hoffmann da Cunda – Alejandro (central), camisa 12. 30 anos, 2,07m; Pedro Amaral Cortal Santos – Pedrinho (líbero/base), camisa 3. 17 anos, 1,82m; Renato Russomanno dos Santos – Renato Pato (ponta), camisa 9. 38 anos, 1,96m; Sandro Barbalho de Carvalho – Sandro (levantador e Capitão), camisa 5. 40 anos, 1,87m e Victor Babugia Araujo – Babu (central), camisa 10. 25 anos, 2,02m.

Comissão técnica com Guilherme Novaes (técnico); Aridone Borgonovo (fisioterapeuta); João Ricardo (assistente técnico); Flávio Tavares (auxiliar técnico e técnico do VVG Base); e Daniel Jorge (supervisor técnico).

 

Sobre o Vedacit Vôlei Guarulhos - @voleiguarulhos

     A equipe profissional de vôlei masculino Vedacit Vôlei Guarulhos foi formada em 2018, como parte dos projetos de gestão esportiva do jornalista Anderson Marsili, o Presidente Esportivo do time e Diretor-presidente da Associação Social Esportiva Índios Guaru. A sede da equipe é a cidade de Guarulhos, Grande São Paulo, que tem aproximadamente 1,4 milhão de habitantes. A base de treinamento é o Ginásio da Ponte Grande (Estádio Municipal Arnaldo José Celeste). O VVG foi Campeão da Superliga C - 2019; Campeão da Superliga B - 2020; 9o. lugar da Superliga Banco do Brasil - 2021; Vice-Campeão Paulista - 2021; Semifinalista da Copa Brasil de Vôlei 2022 e da Superliga Masculina 2021-2022.

     O Vedacit Vôlei Guarulhos trabalha com categorias de base Sub 19 e Sub 21, visando fortalecer o desenvolvimento da modalidade na cidade e no Brasil.

     Na área social mantém o Projeto Vôlei do Bem com ações beneficentes e educativas com as comunidades em situação de vulnerabilidade nas periferias da cidade de Guarulhos, beneficiando especialmente jovens e suas famílias.

 

Diversidade na prática

     A missão de valorizar a diversidade humana e apoiar campanhas de conscientização, sustentabilidade e justiça social, tem se transformado em práticas de dentro para fora das quadras. O VVG participou ativamente e apoiou campanhas de segurança sanitária para o enfrentamento à pandemia do coronavírus e incentivou a vacinação em massa de adultos e crianças contra a covid-19, em Guarulhos.

    O plano de Comunicação também contempla campanhas de grande alcance como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e do Dia da Consciência Negra, que não se limita apenas em vestir os jogadores com cores diferenciadas. Jogadores e equipe técnica participam de diálogos, palestras e são motivados a usarem suas redes sociais para disseminar as ações afirmativas do projeto.

     O time está totalmente engajado na questão de igualdade racial e de gênero. Apesar de ser um time da categoria Masculina, muitas mulheres atuam na gestão do projeto e garantem um ambiente onde a equidade é levada a sério.

     Não é por acaso que o time usa o grito de guerra "vai flecha". A frase remete às origens indígenas da etnia Índios Guaru, os primeiros habitantes da região, que se transformou no Município de Guarulhos, o segundo maior do Estado de São Paulo.

     Atualmente o time mantém parceria com a comunidade multiétnica Filhos Dessa Terra, localizada no Portal dos Gramados. Uma das moradoras da aldeia é a técnica de enfermagem e assistente social Vanuza Kaimbé, de 50 anos, primeira indígena a ser vacinada contra a Covid-19, no Estado de São Paulo.

     Em setembro de 2021 assinou convênio com a Prefeitura da Cidade de Guarulhos para implantação do trabalho de aprimoramento das categorias de base masculino e feminino (Sub 13, Sub 15 e Sub 17), categoria 50+ com Vôlei Adaptado e capacitação de profissionais de Educação Física da rede municipal. O projeto possibilitará a expansão das atividades sociais e esportivas, tendo como objetivo a transformação e desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do voleibol.

    A partir de janeiro de 2022, estreou o Projeto Flechinhas em convênio com o Governo do Estado de São Paulo, com objetivo de oferecer atividades de iniciação esportiva, com foco na modalidade do voleibol, para crianças e adolescentes oriundas de comunidades em situação de vulnerabilidade social de Guarulhos, especialmente no contraturno escolar. O plano de trabalho também visa fortalecer a implantação de políticas públicas na cidade, ampliando a atuação do Vedacit Vôlei Guarulhos que já mantém, além da equipe adulta masculina.

     O Projeto Flechinhas beneficia mais de 300 crianças e adolescentes, que são atendidas na sede do time, o Ginásio da Ponte Grande - Av. Domingos Fanganielo, 315/317, Vila Melliani, Guarulhos (SP).

 

Sobre a Vedacit

    Líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit apresenta soluções inovadoras para a durabilidade e saúde das edificações e se aproxima das famílias brasileiras com soluções que são utilizadas no dia a dia, de forma prática e eficiente. A empresa, com 85 anos de atuação, eleva a impermeabilização a um patamar de maior modernidade estando mais perto das necessidades de seus consumidores. São mais de 100 produtos em suas linhas de impermeabilizantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas a diferentes dimensões. Seus itens podem ser encontrados em mais de 50 mil pontos de venda.

     Genuinamente nacional, a Vedacit possui três unidades fabris, duas em São Paulo - capital e nova unidade em Itatiba - e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil. Conta ainda com quatro grandes regionais distribuídas estrategicamente pelo país. Para reforçar o compromisso com a sustentabilidade, a Vedacit é uma empresa associada ao Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Assume assim um compromisso público de estar permanentemente alinhada com práticas que determinarão os rumos do desenvolvimento global nas próximas décadas.

 

Comentários