Vanessa Macedo faz curta temporada de “La Mariposa”, no Kasulo


    Foto: Marcela Guimarães


Quem não assistiu a estreia do solo “La Mariposa”, de Vanessa Macedo, na mostra Mulheres em Cena, que aconteceu nas duas últimas semanas no Centro de Referência da Dança e na Oficina Cultural Oswald de Andrade, o trabalho segue esta semana, em curta temporada, no Kasulo Espaço de Arte, sede da Cia Fragmento de Dança, de quinta a domingo – sexta, inclusive, em duas sessões -, sempre com entrada gratuita.

"La Mariposa" dá continuidade à pesquisa que Vanessa Macedo vem chamando "autodepoimento na cena", interessada numa dramaturgia que se constrói nas memórias, documentos e narrativas de momentos e situações que marcam, principalmente, as maneiras como pensa o corpo e o feminino.

Em meio à crise sanitária de Covid 19, o trabalho teve uma apresentação única, em versão online; depois tomou forma enquanto proposição cênica e construção dramatúrgica, a partir de uma pesquisa forte de imagens que dialogam com a proposta do solo de refletir sobre representações e arquétipos do feminino. De uma coleção de sonhos e dos diálogos entre mãe e filha despontam a magia, as contradições e as sombras como companheiras de viagens oníricas. 

Maitê Molnar colabora com Vanessa Macedo na assistência de direção, Thainá Souza responde pela edição e montagem da trilha, com Dadona no canto e vozes de Isadora Macedo, Vanessa Macedo e Vanessa Carvalho; Fellipe Oliveira faz a luz e Alexandre Maia, os vídeos. Daíse Neves assina o figurino e José Toro Moreno a criação das máscaras. Cristiano Saraiva, Diego Hazan, Felipe Oliveira e Vinícius Paquitinho Francês formam a equipe técnica de operação de luz, som e vídeo.




As apresentações encerram projeto da Cia Fragmento de Dança contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

_________________________________________________

_______

Serviço

“La Mariposa” – Vanessa Macedo – Cia Fraghmento de Dança

De 24 a 27/11 (quinta, 21h; sexta, 19h e 21h; sábado, 21h; domingo, 19h) 

Kasulo - Espaço de Cultura e Arte

(Rua Souza Lima, 300, Barra Funda, Metrô Marechal Deodoro - Linha Vermelha – Tel: 11 3666 7238).

Capacidade: 40 lugares

Ingressos: Grátis – retirada 1 hora de antecedência no local

Duração: 40 min. | Classificação Indicativa: 16 anos

Acessibilidade: Não

www.ciafragmentodedanca.com.br

www.instagram.com/fragmentodedanca 

 

Ficha Técnica

Coreografia, direção, dramaturgia e pesquisa sonora: Vanessa Macedo

Assistente de direção: Maitê Molnar

Edição e montagem de trilha: Thainá Souza

Canto (Jeprendsmontemps): Dadona

Voz: Isadora Macedo, Vanessa Macedo e Vanessa Carvalho

Figurino: Daíse Neves

Máscaras: José Toro Moreno

Luz: Fellipe Oliveira

Vídeos: Alexandre Maia

Equipe técnica de  operação de luz, som e vídeo: Cristiano Saraiva, Diego Hazan, Fellipe Oliveira e Vinicius Paquitinho Francês

Design: Letícia Mantovani

Assessoria de imprensa: Elaine Calux

Produção: Luciana Venâncio - MoviCena Produções

 

Vanessa Macedo

Diretora e bailarina da Cia Fragmento de Dança, de São Paulo - SP, e uma das gestoras do Kasulo Espaço de Cultura e Arte. Desenvolve pesquisa sobre dramaturgia em dança, depoimento nas artes, performatividades e representações do feminino. Mestra em artes pela UNICAMP, doutora em artes cênicas pela ECA-USP e Pós-doutoranda pela mesma instituição. Entre 2020 e 2021, toi uma das coordenadoras artístico-pedagógicas do Centro de Referência da Dança/SP. É idealizadora dos projetos Terça Aberta no Kasulo e Mulheres em Cena. Milita no "Movimento a Dança se Move" e desenvolve estudos na área das políticas culturais.

 

  

Comentários