Últimos dias : Série digital Dellarte - Semana Conexões

Série Digital Dellarte Apresenta 

Arte: Conexões para plena cidadania da

Pessoa Com Deficiência


O projeto reforça inclusão na cena cultural, de 29 de novembro a 2 de dezembro, pelo canal no YouTube

 

Novembro 2022 - Em um formato de entretenimento inovador, a Digital Dellarte apresenta ao público, do dia 29 de novembro a 2 de dezembro, a Semana Arte: Conexões para a plena cidadania da pessoa com deficiência. Com fomento do Ministério do Turismo, Secretaria  Especial da Cultura, Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e Interlúdio, a Semana engloba apresentações artísticas, aulas e rodas de conversa online e gratuitas através do canal no YouTube dellartesolucoes

Ao longo de quatro dias, a presença de pesquisadores sobre a deficiência como Carolina Teixeira, Pesquisadora da deficiência na cena contemporânea no Brasil e Exterior; Desiree Helissa, Pesquisadora e ativista de coletivos em prol da acessibilidade e inclusão; Anahí Guedes de Mello, Antropóloga, pesquisadora e coordenadora do Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia (ABA); Ariadne Antico, Artista e palestrante com paralisia cerebral; Estela Lapponi, jornalista e investigadora do discurso do corpo com deficiência; Billy Saga, Ativista social e rapper cadeirante; Djalma Scartezini, Comunicador e representante anual na conferência internacional da OIT em Genebra sobre inclusão da pessoa com deficiência e o futuro do trabalho; e Guilherme Braga, Fundador e CEO da Egalitê Inclusão & Diversidade; marcam presença nas rodas de conversa. 

E para reflexão lúdica, espetáculos como “Entre Nuvens”, “Bando: Dança que ninguém quer vê"'; “ProfanAÇÃO” e “Birita, procura-se” combinam talentos de artistas com deficiência que, por meio da sua performance, provocam reflexões e deslocam a nossa compreensão sobre a deficiência.

A missão da Semana Arte: Conexões para a plena cidadania da pessoa com deficiência, realizada pela Digital Dellarte, é tornar a acessibilidade um projeto coletivo e contribuir para o combate e enfrentamento ao capacitismo. Junto com estudiosos da área, a produtora fomenta a clareza em assuntos como: arte-deficiência em performance; perspectivas na arte-educação; acesso, cultura e superproteção; corpo intruso; e inclusão de profissionais com deficiência como diferencial competitivo.

Através desta ação, a Dellarte Soluções Culturais e seus parceiros Ministério do Turismo e CTG Brasil, SPIC Brasil, Perinatal e Nova Rio, bem como Apoio Veirano Advogados e Egalite, reforçam seu compromisso com a agenda de acessibilidade e inclusão.

 

Sobre a Dellarte 

A Dellarte foi fundada em 1982 a partir da experiência e bagagem de Myrian Dauelsberg. Pianista e musicóloga respeitada, desempenhou durante anos funções de grande envergadura no cenário artístico e cultural brasileiro. O gênio empresarial de Myrian aliado ao seu conhecimento musical e artístico levaram-na a criar uma das principais empresas do gênero no Brasil e na América Latina.

Há um ano, o braço Digital Dellarte movimenta cultura e arte e cria debates plurais e de forma gratuita em seu canal no YouTube. 

dellarte.com.br

 

Serviço

Digital Dellarte - Semana Arte: Conexões para a plena cidadania da pessoa com deficiência

Período: 29  de novembro a 02 de dezembro de 2022

Disponível:  www.youtube.com/dellartesolucoes

 

29 de novembro 

Apresentação artística: Entre Nuvens  com Moira Braga - 12h

Aula: Arte-Deficiência em Performance com Carolina Teixeira - 14h

Espaço de diálogo: Deficiência e perspectivas no campo da Arte-educação  com Carolina Teixeira e Desiree Helissa - 16h

30 de novembro 

Apresentação artística: Bando: Dança que ninguém quer ver com a Cia Gira Dança - 12h

Aula: O que é capacitismo com Anahí Guedes de Mello   - 14h

Espaço de diálogo: Acesso, Cultura e Superproteção com  Ariadne Antico e Anahí Guedes de Mello - 16h

01 de dezembro

Apresentação artística: ProfanAÇÃO  direção Estela Lapponi - 12h

Aula: Cadeira - Falando sem Tabu! com Estela Lapponi - 14h

Espaço de diálogo: Corpo Intruso com Estela Lapponi e Billy Saga - 16h

02 de dezembro 

Apresentação artística: Birita, Procura-se com Ariadne Antico - 12h

Aula: Inclusão de Profissionais com Deficiência como diferencial competitivo com Djalma Scartezini - 14h

Espaço de diálogo: Diversidade, Equidade e Cidadania com Djalma Scartezini e Guilherme Braga - Egalite - 16h

 


Detalhamento das apresentações

 Entre Nuvens

Entre Nuvens é o novo espetáculo de dança da artista Moira Braga. O trabalho é parte de uma pesquisa sobre a vida e obra de Angel Vianna tendo a audiodescrição como tecnologia assistiva e como dispositivo de criação. Moira é uma mulher cega que descobriu a possibilidade de dançar com Angel Vianna.

 

Cadeira - Falando sem Tabu! 

CADEIRA é uma performance que tem como formato uma palestra audiovisual com o objetivo artístico pedagógico de tratar sobre a identidade social Pessoa Com Deficiência de forma direta e bem humorada. A dramaturgia da performance mescla realidade e ficção entrelaçando dados autobiográficos com experiências de outras pessoas com deficiência, ampliando assim a voz de CADEIRA, que serve como uma representação de uma parcela da identidade social PCD.Neste sentido, CADEIRA tem como intuito de transformar o pensamento capacitista relativo à Pessoa Com Deficiência.

 

Bando: Dança que ninguém quer ver 

No espetáculo, a companhia Giradança expõe situações que o grupo vive ou vivenciou em seus mais de dez anos de existência. Entre elas está a invisibilidade dos corpos de seus bailarinos tidos como diferentes daqueles geralmente vistos em obras de arte.

 

ProfanAÇÃO

O curta tem como objeto documentado a profanação do corpo com deficiência e os desafios da normatividade existente na sociedade. Mostra como o corpo com deficiência é visto como um corpo que precisa ser arrumado, ajustado, normatizado para poder enfim existir. ProfanAÇÃO integra como parte de sua linguagem os recursos de acessibilidade comunicacional (audiodescrição, legenda em português e LIBRAS).

 

Birita, Procura-se

Birita é uma palhaça (d)eficiente que para (sobre)viver e pagar as contas, parte em busca de um emprego e desafia (seus) limites para exercer alguma função importante em sociedade. Assim como qualquer mortal, tem uma sonhada meta, apresenta os desafios e questionamento sobre estar preparado para lidar com as frustrações que se encontra durante ocaminho.


Sobre os participantes

Carolina Texeira - Pesquisadora e doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, investiga a presença da deficiência na cena contemporânea no Brasil e no exterior. 

 Desiree Helissa - Pesquisadora de mediação e coordenação para assuntos educativos em diversas instituições culturais de SP e é ativista em coletivos de acessibilidade.

 Anahí Guedes de Mello - Antropóloga, pesquisadora e coordenadora do Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e membro do GT Estudios Críticos en Discapacidad do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO).

 Ariadne Antico - Artista e palestrante. Nasceu com um tipo de paralisia cerebral que, segundo diagnóstico médico, a impediria de andar e falar. Através de sua palhaça “Birita”, aprendeu a usar suas limitações a seu favor, transformando limites, dificuldades e crises em alegrias, desafios e realizações.

 

Estella Lapponi - Jornalista e artista. Investiga o discurso do corpo com deficiência, a prática performativa e relacional (público), o trânsito entre as linguagens visuais e cênicas. 

 Billy Saga - Ativista social e músico cadeirante. As letras de Billy trazem à tona o tema da resistência, com a reflexão sobre o combate à exclusão social, historicamente ressaltada pelo racismo, preconceito, violência dos grupos subalternizados, combativo no direito das pessoas com deficiência.

 


Djalma Scartazeni - Comunicador, professor e palestrante. É membro do Grupo Diretor da REIS - Rede Empresarial de Inclusão Social. Representa o Brasil anualmente na conferência internacional da OIT em Genebra sobre inclusão da pessoa com deficiência e o futuro do trabalho. É membro do Conselho da Disability: IN Latam para região América Latina Especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão, passou por multinacionais no varejo (Walmart), serviços (Sodexo e EY) e indústria (Vivo) liderando cases de sucesso em Diversidade e, construiu um dos maiores cases de inclusão de pessoas com deficiência do país e reconhecido como o maior case global de inclusão pela OIT/ONU. 

 

Guilherme Braga - Fundador e CEO da Egalitê Inclusão & Diversidade e Mestre em Gestão e Negócios pela UNISINOS e pela Université de Poitiers. Pesquisador da tese “O Impacto da Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho” e um dos 25 principais influenciadores de Justiça Social e Inclusão no mundo. Já ajudou a incluir mais de 8.000 pessoas com deficiência no mercado de trabalho e auxiliou na implementação de projetos de inclusão de mais 500 empresas no Brasil. Em 2021 foi participante da 5° temporada do Shark Tank Brasil.


Comentários