"Prot{agô}nistas - O Movimento Negro no Picadeiro" celebra vidas negras e as trajetórias em diáspora

 Montagem icônica sobre a cena circense negra se apresenta no CCSP dias 1º, 3 e 4 de dezembro; a montagem concentra cerca de 25 artistas em números de palhaçaria, contorcionismo, perna de pau e muita música

Cena de Prot{agô}nistas - O Movimento Negro no Picadeiro - Crédito Mariana Ser

O espetáculo Prot{agô}nistas, grandioso, cabe nos maiores e melhores palcos do Brasil e do mundo. São números de circo, dança, música e palhaçaria que fazem o olhar da plateia não desgrudar do elenco. Os aplausos surgem em cena aberta ao longo da apresentação. Mas a montagem tem um propósito igualmente grande: reunir os melhores profissionais pretes para compor um recorte que o subtítulo tão bem explica, que é o “movimento negro no picadeiro”. Assim é Prot{agô}nistas, que tem direção de Ricardo Rodrigues e faz curtíssima temporada no  CCSP – Centro Cultural São Paulo nos dias 1º, 3 e 4 de dezembro de 2022. 

Logo após a sessão do dia 3 de dezembro, haverá um bate-papo com o tema "Estou aqui - O lugar ocupado pelo artista negro e sua representatividade na cena cultural nacional”, com a participação da atriz Mafalda Pequenino e o elenco do espetáculo, com o objetivo de falarem a respeito da criação do espetáculo e também como está o panorama artístico preto de São Paulo. A mediação será de Christiane Gomes, jornalista, mestra em comunicação e cultura pela Universidade de São Paulo e bailarina do corpo de dança do grupo Ilu Obá de Min, onde também é coordenadora. Atualmente atua na coordenação de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo.

Com patrocínio exclusivo da Unilever, Prot{agô}nistas - O Movimento Negro no Picadeiro - que acaba de passar pelo FIT BH - Festival Internacional de Teatro, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais - faz em São Paulo um dos pontos de  circulação do espetáculo, que na sequência se apresenta em Recife e Rio de Janeiro, ainda no primeiro trimestre de 2023. Para a multinacional, promover e impulsionar a representativa racial dentro e fora da Unilever é uma das maneiras de contribuirmos para um mundo mais justo e inclusivo. O espetáculo ‘Prot{agô}nistas- O Movimento Negro no Picadeiro’, é um dos projetos conectados à nossa agenda de equidade racial, que encorpa as iniciativas do Fundo Afrolever e reafirma o nosso papel de agentes de transformação social, gerando o impacto positivo que acreditamos e apoiamos”, explica Suema Rosa, head de reputação e assuntos corporativos do Brasil e América Latina da Unilever. 

Prot{agô}nistas é um espetáculo de linguagem plural que reúne artistas da música, da dança e do circo em sintonia fina para além da celebração, estabelecida por uma dramaturgia que convida a plateia a contemplar a estética negra em discurso permeado de potência e técnica apurada. Vinte e um artistas ocupam o palco para acontecer na cena contemporânea, trazendo resistência da diáspora brasileira em vozes e corpos plenos de identidade e expressão. 

O espetáculo tem um elenco formado somente por artistas negros, com todas as variantes do colorismo, olhar e atitude sobre a presença feminina na cena, na liderança e artistas lgbtqia+ formando uma rede de conexão com todas as periferias da grande São Paulo. Artistas comprometidos com seu discurso contemporâneo sem perder a magia e o entretenimento do encontro do público com a cena, com a arte. 

AGÔ palavra oriunda do Ioruba, com grafia do título colocada entre chaves, simboliza a abertura de caminhos e o anúncio de apropriação do centro da cena-lona-palco pela expressão artística da negritude paulista e sua ancestralidade. 

O diretor Ricardo Rodrigues reflete sobre a atualidade da montagem, estreada em 2019: “Prot{agô}nistas traz em sua narrativa não só a denúncia do genocídio da população negra, mas também o anúncio e a celebração da vida. São mais de duas dezenas de artistas da diáspora, potentes em suas técnicas e presença cênica, e que enaltecem a beleza negra, suas ancestralidades, aquilombamentos e afetividades numa estética afrofuturista”. 

O espetáculo

Uma dramaturgia que ressalta estética e poder. Prot{agô}nistas é uma celebração com sonoridade contemporânea e discurso de empoderamento. O elenco ocupa palco guiado pelo ritmo em corpos potentes em expressão e força, as coreografias, que vão da capoeira ao hip hop, do balé ao GumbootDance, trazem o tom acrobático que permeia todo o espetáculo com performances organizadas por Washington Gabriel.

O espetáculo tem sequência com cenas e números circenses de faixa, palhaçaria, tecido, malabares, trapézio, contorcionismo, perna de pau e equilíbrio. Seu contexto vai além da celebração e transita pelo humor e poesia, e com orgulho de mostrar aos presentes, o futuro que se carrega da ancestralidade. A iluminação traz o foco e o tom em cores que ressaltam a essência do panteão da África. 

A musicalidade do espetáculo foi arquitetada a partir da dramaturgia de Ricardo Rodrigues e organizada por Renato Ribeiro. Com a maioria de canções compostas pela própria banda e arranjadas para o espetáculo com a maestria de Tô Bernado, a cena ganha vigor e organicidade para potencializar a força imagética do espetáculo.

Direção e dramaturgia entregam ao intérprete protagonista, a delicadeza e a força de cada gesto colocado em cena. Os aparelhos circenses ganham novos significados ou se tornam invisíveis para que o intérprete e a música assumam frente à cena , comunicando sua narrativa com a plateia.

É um trabalho que transpõe a potencialidade de artistas altamente preparados para difundir suas expressões artísticas pelos espaços possíveis e improváveis das Cidades. 

 

O coletivo Prot{agô}nistas

Prot{agô}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro é um espetáculo circense do Coletivo Prot{agô}nistas que exalta e ressalta a (r)existência, o poder, a estética e ética de uma negritude em diáspora através de uma narrativa afro-referenciada, celebrativa, ancestral, representativa e afetiva. Conta com números de palhaçaria, tecido, trapézio, contorcionismo, perna de pau e dança permeados por músicas autorais. Um grupo de 25 artistas negros compõe o elenco e a equipe técnica sob a direção de Ricardo Rodrigues. 

 

Ficha Técnica

“Prot{agô}nistas - O Movimento Negro no Picadeiro”

Concepção e Direção Geral: Ricardo Rodrigues
Assistência de Direção: Renato Ribeiro e Washington Gabriel
Direção Musical: Tô Bernado

{Circenses} Fafá Coelho - Trapézio / Guilherme Awazu - Perna de Pau / Maíza Menezes - Malabares / Renato Ribeiro - Palhaço / Robert Gomes - Palhaço /Tatilene Santos - Tecido / Wilson Guilherme - Faixa / Zanza Santos - Contorção

{Dançarinos} Washington Gabriel, Danilo Nonato,Munique Costa, Silvana de Jesus, Verônica Santos

{Músicos} Tô Bernado - Arranjos, Trombone e Djembê / Eric Oliveira – Voz e Palhaço / Jaque da Silva – Voz e Pandeiro/ Wesley Bernardo - Baixo/ Mariana Per – Voz e Flauta / Melvin Santhana - Voz e Guitarra / Pitee Batelares - Bateria/ Vinicius Ramos - Voz, Trompete e Baixo

{Stand-in} Lemuel Oliveira - Perna de pau/ Helder Vilela - Faixa / Diego Henrique - Dança / Rafael Oliveira - Dança / Debora da Silva - Baixo / Bia Santos - Guitarra / Lilyan Teles - Voz e Acordeon 

{Composições} Kenny Songs - Tô Bernado / Prot{agô}nistas - Vinicius Ramos / Oh Vó - Mariana Per / Neguinha Sim - Renato Gama / Encruza - Tô Bernado / Nascimento - Melvin Santhana/ Ventania - Tô Bernado / Preta Massa - Jaque da Silva /Noite Linda Negra - Eric Oliveira / Dos Róla - Dica L.Marx

{Equipe} 
Iluminação
 - Danielle Meireles
Sonorização - Allyne Cassini e Marcos Silva
Coordenação de Palco - Hilton Esteves
Figurinos - Mariana Per
Assistência de Figurinos - Agatha Per, Ojire Ventura e Pâmela Amy
Figurino Yansã - Patricia Ashanti
Figurino Pernalta - Marian Del Castillo
Joias - Ojire Art - Ojire Ventura
Gestão de Patrocínio - Doble Cultura
Coordenação Administrativa - Anna Machado 
Coordenação de Produção - Ricardo Rodrigues
Produção Executiva - Jéssica Turbiani
Comunicação e Social Mídia - Mariana Per e Jaque da Silva
Designer Gráfico - Lais Oliveira
Assessoria de Imprensa - Canal Aberto Comunicação 
Realização: Coletivo Prot{agô}nistas e Solas de Vento Produção Cultural e Artística

 

Serviço: 

“Prot{agô}nistas - O Movimento Negro no Picadeiro” 

Duração: 80 minutos Recomendação: livre

Dias: 1º, 03 e 04 de dezembro de 2022, às 20h

Centro Cultural São Paulo (CCSP)

Rua Vergueiro, 1000, Vergueiro, São Paulo SP

Ingressos dias 1º e 4 de dezembro: R$10,00.

Dia 03 de dezembro: ingressos gratuitos (retirada uma hora antes do início do espetáculo)

 

Palestra dia 03 de dezembro após espetáculo às 21h15*

Venda de ingressos na bilheteria do CCSP - Centro Cultural São Paulo

*A sessão do espetáculo e a palestra do dia 3 de dezembro são atividades gratuitas e têm acessibilidade em libras e audiodescrição.

Siga as redes sociais do coletivo no Instagram:

@prot_ago_nistas

#protagonistasespetaculo


Comentários