Núcleo Viver apresenta o espetáculo "Nervos do Entulho", dentro da programação da mostra A Dança Resiste CPD

 Apresentação acontece dentro do evento promovido pela Cooperativa Paulista de Dança cuja programação terá 19 apresentações em dança, de grupos e artistas independentes, associados à CPD.



No próximo sábado, dia 03 de dezembro, às 19h, o Viver Núcleo de Dança, Pesquisa e Criação apresenta o espetáculo “Nervos do entulho”, que traz como matéria de trabalho frases de Manoel de Barros, “tudo aquilo que a nossa civilização rejeita, pisa e mija em cima”, para com isso produzir uma voz_corpórea e um corpo_sonoro. “Só bato continência é para arvore, pedra e cisco. Os ciscos semoventes e o propriamente cisco”, diz o poeta. A apresentação acontecerá no Centro Cultural Olido, no centro da capital.

 

“Nervos do entulho” é um compartilhamento do processo de pesquisa do grupo UTÚPE Dispositivos de Visão, parceria de Zé Maria Carvalho e Rodrigo Reis com os performers criadores Laiana Lopes de Oliveira, Luciana Beloli, Malu Avelar, Marcio Marques, Raffaela Pastore e Virginia Costabile.

 

A vocorporeidade é um conceito e uma prática criados por Rodrigo Reis durante sua pesquisa de mestrado e doutorado (em curso), no IA-UNESP. Parte da indissociação e horizontalidade radical voz-corpo na pesquisa, criação e expressão nas artes da cena. A investigação sobre a voz no corpo e a voz do corpo, compõe com a educação somática do método Feldenkrais, em parceria com as investigações do dançarino Zé Maria Carvalho.

 

Sobre a Mostra

A Mostra A Dança Resiste CPD é um evento promovido pela Cooperativa Paulista de Dança, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e que será realizado no Centro de Referência da Dança e no Centro Cultural Olido entre os dias 29 de novembro a 10 de dezembro de 2022.

 

A mostra  visa trazer visibilidade a pesquisa e obras de artistas cooperades que não  foram contemplados nos editais de Fomento a Dança e PROACs /2022, assim criando oportunidades para todxs, aumentando o tamanho do “cobertor” que ainda é curto, dada a enorme produção da cidade e chegada constante de novos artistas. Esta é a principal aspiração da CPD com essa iniciativa.

 

Compõem a programação um total de 19 (dezenove) apresentações em dança, de grupos e artistas independentes, associados à Cooperativa Paulista de Dança que serão ofertadas gratuitamente à população como forma de estímulo ao consumo de bens culturais produzidos no município de São Paulo.

 

 


 

Serviço

Espetáculo “Nervos do entulho”

Dentro da Mostra A Dança Resiste CPD

Quando: dia 03 de dezembro, sábado, às 19h

Onde: no Centro Cultural Olido, à av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo.

Quanto: evento gratuito

Classificação etária: 10 anos

 

Mais informações:

http://www.coopdanca.com.br/noticias/cooperativa-paulista-de-danca-promove-o-evento-mostra-a-danca-resiste-cpd/

 

Comentários