Mostra - 17 a 20/11 no CCBB Rio - Rio Mountain Festival 2022

     RIO MOUNTAIN FESTIVAL 2022 LEVA ESPORTE,

CULTURA E AMBIENTE DE MONTANHA PARA O CCBB RIO

 



O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RIO) recebe o Rio Mountain Festival 2022, de 17 a 20 de novembro. Será a 17ª edição do evento, trazendo diversas atividades que celebram os esportes, a cultura e o ambiente de montanha. Depois de ficar ausente no circuito de festivais por alguns anos, o festival volta a exibir filmes, documentários, fotografia, literatura e palestras com grandes nomes dos esportes de montanha.

 

“Mais do que um evento, apresentamos um estilo de vida”, diz Alexandre Diniz, Diretor do festival.

 

A programação do Rio Mountain Festival 2022 começa às 16h de quinta, 17/11, com a exposição fotográfica “Montanhas Noturnas”, de Marcos Terra, seguindo com sessões de cinema às 17h e 19h.

 

A Mostra Competitiva continua até domingo, 20/11, com filmes brasileiros e estrangeiros concorrendo aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Filme Brasileiro e Melhor Fotografia. No sábado, às 18h30, no cinema 2, teremos a palestra de Israel Coifman sobre o seu livro “Mashallah – do Ártico à Ásia de bicicleta”. O livro é uma mescla de diário de bordo, narrativa de aventura, história e reflexões das experiências vividas em 19 países: Dinamarca, Finlândia, Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Romênia, Bulgária, Turquia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão, Tajiquistão e Quirguistão.

 

No domingo, teremos o palestrante Rafael Duarte, que falará sobre o livro “Além dos sonhos - da cama ao cume”, de sua autoria e co-autoria do montanhista Roman Romancini, que também terá um filme com mesmo nome apresentado no festival. Roman Romancini, um dos maiores montanhistas do Brasil, protagoniza o documentário sobre sua história de vida após um grave acidente de bicicleta, seu processo de recuperação e conquista de um sonho: o Monte Everest, a montanha mais alta do planeta. Sobre o mesmo esporte, o filme “Selvagem”, protagonizado por Karina Oliani, traz a primeira mulher brasileira a tocar o cume da segunda montanha mais alta do mundo, o K2.

 

O festival conta também com filmes de outros esportes de aventura como Wingsuit, com direção e produção de Alberto Collantes, um filme Espanhol que faz com que nossos sentidos sejam invadidos pelo prazer de ver Jonathan Trango voando!

E para animar ainda mais o festival, dois escaladores de montanha de gelo não alcançam o cume por uma diferença de poucos metros e nos fazem refletir sobre a questão do ego na prática do esporte. O filme Egoland vem com um diferencial em sua história, que foge à clássica ‘Jornada do Herói’ que somos acostumados no cinema, mas também em sua produção, já que é um filme de animação, dirigido e produzido por Ignasi Lópes Fábregas.

 

O Festival tem curadoria assinada pelos montanhistas Abelardo Walsh, Adhemar Sette, Alexandre Diniz, Jéssica Marinho e Pedro Lacaz Amaral.

 

O Rio Mountain Festival 2022 também apresenta a 7ª edição do concurso fotográfico Montanhas do Mundo. Com prazo de inscrição até 30 de outubro, o concurso tem a montanha e/ou os esportes praticados na montanha como personagem central. Fotógrafos amadores e profissionais podem inscrever de três a cinco fotos em www.riomountainfestiva.com.br. Os jurados do festival irão escolher dois fotógrafos entre os inscritos para o público decidir o grande vencedor que fará a exposição na edição do festival de 2023.

 

“O retorno do Rio Mountain Festival tem gerado uma boa expectativa no público que acompanhou o festival ao longo dos últimos anos! Espero contribuir e incentivar a produção do cinema nacional e a prática de atividades e esportes ao ar livre.” comenta Jéssica Marinho, Diretora do festival.

 

www.riomountainfestival.com.br

 



 

Programação Rio Mountain Festival 2022*

*Relação parcial. A programação definitiva será divulgada em www.riomountainfestival.com.br e no site do CCBB.

 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

“Montanhas Noturnas”, de Marcos Terra, no foyer do cinema 2 durante todo o festival.

 

MOSTRA COMPETITIVA

Cinema 1

Filmes brasileiros e estrangeiros serão exibidos com sessões às 17h e 19h de 17 a 19/11 (quinta a sábado), e às 16h e 18h em 20/11 (domingo).

 

TÍTULOS CONFIRMADOS

 

EGOLAND

Alta montanha/Animação

Espanha, 2022, 20 min

Direção e produção: Ignasi Lópes Fábregas

 

Filme trata sobre dois escaladores de montanha de gelo em sua tentativa de cume, porém

não o alcançam por uma diferença de poucos metros e desenvolve aí a questão do ego.

 

 

RIO DE OLHARES ÚNICOS

Diversos Esportes

Brasil, 2021, 52 min

Direção e produção: Rafael Duarte

 

“Rio de olhares únicos” mostra a jornada do fotógrafo Rafael Duarte pela cidade do Rio de Janeiro em busca de explorar ângulos exclusivos da cidade através dos olhares de cinco personagens que possuem relações especiais com a paisagem natural da cidade. O documentário revela como o contato com a natureza na vida cotidiana destas pessoas impactam as suas vidas e a forma que eles enxergam o mundo.

 

 

ALÉM DOS SONHOS

Alta montanha

Brasil, 2019, 75 min

Direção e produção: Rafael Duarte

 

O filme conta a história de vida de Roman Romancini, um dos maiores montanhistas do Brasil, na saga pela conquista de seu maior sonho: o Monte Everest, a montanha mais alta do planeta.

 

EVERYDAY CLIMBERS - PABLO

Mountain bike e escalada

França, 2022, 12 min

Direção e produção: Florent Quint

 

Filme trata sobre um escalador que está fazendo uma ciclo viagem e escalando algumas vias de 8A (grau francês).

 

ANDAR NAS NUVENS

Highline

Brasil, 2022, 7 min

Direção: Renan Kamizi

Produção: João Juchem

 

Este curta-metragem mostra a travessia de highline entre dois balões de ar, realizada no final de 2021, na cidade de Praia Grande, Santa Catarina, Brasil, pelo atleta Rafael Bridi, alcançando o recorde de highline mais alto do mundo pelo Guinness Book.

 

ENCHAINMENT

Alta Montanha

Nova Zelândia, 2022, 30 min

Direção e produção: Nick Kowaski

 

Alastair McDowell e Hamish Fleming partiram em uma missão para acorrentar as 24 montanhas mais altas da Nova Zelândia acima de 3.000 metros em um impulso contínuo de 31 dias.

 

BETWEEN SUMMITS

Alta Montanha

Holanda, 2022, 26 min

Direção e produção: Roeland Wendel e Ilse Lavell

 

Após um acidente de escalada, Hein Noortman acaba em coma de cinco semanas cheio de visões. A maioria dos ossos de Hein está severamente quebrado  e seu rosto precisa ser completamente reconstruído. Contra todas as probabilidades, ele acorda do coma. Cego e mal respirando um longo processo de reabilitação física começa.

 

SELVAGEM

Alta Montanha

Brasil, 2021, 30 min

Direção e produção: Karina Oliani

 

Aos 37 anos, Karina se tornou a primeira brasileira a tocar o cume do K2, mais uma marca marcante para esta senhora nascida com sede de aventura e adrenalina.

 

AWARE

Alta Montanha

Espanha, 2022, 35 min

Direção e produção:  Gerard Olivé Bigorra

 

Consciente é uma palavra japonesa, é um conceito "mono no consciente" que significa: o sentimento profundo causado pela beleza efêmera da natureza, acho que esse conceito reflete perfeitamente a filosofia do bivaque, aproveite esses pequenos momentos efêmeros que dão à montanha.

 

CONECTADO AO TERRENO

Wingsuit

Espanha, 2022, 12 min

Direção e produção: Alberto Collantes

 

Entramos no mundo de Jonathan Trango, onde aprendemos as chaves da proximidade, um desporto em que a preparação técnica e psicológica desempenham um papel muito importante. Em Málaga, na Sierra de la Almijara, Jonathan mostra-nos como abrir uma fila e os pontos a ter em conta. É um prazer para os sentidos vê-lo voando em um wingsuit.

 

 

PALESTRAS/PAPO COM O AUTOR

Cinema 2

Dia 19/11, às 18h30 - De Israel Coifman sobre o seu livro “Mashallah – do Ártico à Ásia de bicicleta”

Dia 20/11, às 17h30 - De Rafael Duarte sobre o livro “Além dos sonhos - da cama ao cume”

 


Serviço

Data: 17 a 20 de novembro de 2022

Sessões: Ver programação

Local: Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro – CCBB RIO

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro

Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia), disponíveis na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura)

Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.

Informações sobre acessibilidade, estacionamento e outros serviços: bb.com.br/cultura

Confira a programação completa do CCBB RJ também nas redes sociais:

twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj

Comentários