Lançamento CD - Fábio Bergamini (8/12)

 


O instrumentista e compositor Fabio Bergamini lança seu primeiro álbum solo, Nandri (selo Belic Music), que estará disponível em todas as plataformas de música no dia 8 de dezembro de 2022.

 

O evento de lançamento acontece na E7P Urbana (Escola dos 7 Portões), também no dia 8/12, a partir das 19 horas, com a primeira audição das faixas (exibição de videoclipes), pocket show do artista e jam session aberta aos músicos presentes.

 

Nandri é formado por oito composições instrumentais - “Rasikapriya”, “Swarnabhoomi”, “Camelo”, “Timbila”, “Nandri”, “Guerra Sem Batalha”, “Omni” e “Bel” - que primam pela sonoridade e por arranjos que conduzem o ouvinte a paisagens sonoras e visuais, amparadas pela sonoridade da world music em plena harmonia com a complexidade dos improvisos do jazz. Com 30 anos de carreira, tocando e viajando o mundo com o grupo Madredeus e acompanhando artistas de renome, Fabio Bergamini se apresenta como criador nesse álbum jazzístico norteado pela música étnica e pela inserção de instrumentos ‘exóticos’ dos mais diversos cantos do mundo. E chega com um trabalho original brasileiro, universal, sem fronteiras.

 

Com características de "trilhas sonoras", as composições foram inspiradas em paisagens, viagens ou histórias vividas pelo músico, que assina quase a totalidade das composições. A fusão de linguagens é evidente na diversidade de timbres, ritmos, cores e sonoridades, trazidos pela música de outros cantos em conversa com o jazz europeu. Todas essas possibilidades foram catalisadas pelo encontro de músicos internacionais presentes no disco.

 

Os arranjos foram construídos ao longo dos últimos anos, a partir de performances, experimentações e práticas de estudos feitas pelo grupo Fabio Bergamini Ensemble, formado por Bergamini nas percussões e bateria, Rui Barossi no contrabaixo (que também assina a produção musical e os arranjos do álbum, junto com Fabio Bergamini), Rubinho Antunes no trompete, André Bordinhon na guitarra, Paula Mirhan na voz, Fábio Oliva no trombone e Sidney Ferraz no piano. O disco ainda conta com convidados internacionais e de diversas regiões do Brasil: a cantora espanhola Mili Vizcaíno, os músicos indianos Ghatam Karthick e Sarvesh Karthick, a cantora suíça-brasileira Taïs Reganelli (radicada em Portugal), o saxofonista Guto Lucena (radicado na Suécia), o pianista carioca Pedro Carneiro Silva e os paulistanos Gabriel Levy (acordeon) e Emilio Martins (percussão).

 

A universalidade presente no trabalho de Bergamini não exclui a brasilidade. Suas raízes culturais estão em São Paulo e no solo fértil da tradição da música brasileira - representada no disco pelo uso criativo de alguns ritmos e instrumentos peculiares (pandeirões de bumba meu boi do Maranhão, bombo leguero gaúcho, alfaias de maracatu) e nas interpretações mais livres inspiradas, quase que como reverência, na música instrumental brasileira de Egberto Gismonti, Naná Vasconcelos e Hermeto Pascoal. Nandri cria um espaço comum entre ocidente e oriente, entre a música instrumental ocidental, sobretudo o jazz e a música brasileira, e algumas das chamadas “músicas do mundo”, com destaque para a indiana, a africana e a árabe. Timbres “exóticos”, harmonias modais, ragas indianas, escalas árabes (maqams), paisagens sonoras brasileiras, instrumentos tradicionais de diversas culturas, diferentes atmosferas e improvisações garantem uma sonoridade peculiar ao trabalho.

 

Fabio Bergamini é um músico que sempre buscou novas sonoridades, instrumentos não convencionais, manifestações musicais e novas expressões artísticas, sendo esse álbum resultado dessa inquietude criativa e da busca incansável por novas conexões sonoras. Como acadêmico, além de seu mestrado em performance pela Unicamp (Campinas/SP), cujo objeto de estudo foi a “música universal de Hermeto Pascoal”, Bergamini estudou etnomusicologia na Universidade Nova de Lisboa (PT), quando seu interesse pelas músicas do mundo se expandiu. Esteve em Moçambique e África do Sul por três meses, tocando e pesquisando. Ficou por um semestre na Índia, lecionando e estudando música carnática. Estudou com John Bergamo, na Califórnia (USA), em curso de World Percussion. Escreveu o livro didático de bateria do Projeto Guri (SP/SP). Desenvolve pesquisa sobre as músicas tradicionais de cada região brasileira, que resultou em um curso para mais de três mil professores da rede municipal de São Paulo (Mapa Musical do Brasil), além da vivência internacional como músico tocando com o grupo Madredeus. E Nandri traduz essa busca pelas idiossincrasias das manifestações musicais ao redor do mundo, feito de forma livre, espontânea e criativa, sem a intenção explícita de representar determinado grupo ou manifestação.

 

“Nandri quer dizer ‘obrigado’ na língua Tamil (sul da Índia), e esse é um álbum feito em agradecimento aos tantos caminhos a que a música pode nos levar e que nos faz mergulhar tanto internamente, na busca de nossa essência, como no mundo exterior, dando-nos a oportunidade de conhecer lugares, culturas e pessoas incríveis ao longo da jornada”, comenta o artista. “Esse álbum é uma celebração à música sem fronteiras, à diversidade musical encontrada na cidade de São Paulo e nos possíveis encontros e intersecções onde a música pode ser essa linguagem universal dos sons. É o resultado do que vivi até então, do tanto que estudei, desenvolvi e de como vejo, expresso e entendo o mundo”, finaliza Fabio Bergamini.




 

FICHA TÉCNICA | Nandri - Produção musical e arranjos: Fabio Bergamini e Rui Barossi. Músicos: Fabio Bergamini (percussões e bateria), Rui Barossi (contrabaixo), Rubinho Antunes (trompete), André Bordinhon (guitarra), Paula Mirhan (voz), Fábio Oliva (trombone) e Sidney Ferraz (piano). Músicos convidados: Mili Vizcaíno (voz), Ghatam Karthick e Sarvesh Karthick (percussões indianas), Taïs Reganelli (voz), Guto Lucena (saxofone), Pedro Carneiro Silva (piano), Gabriel Levy (acordeon) e Emilio Martins (percussão). Gravação, mixagem e masterização: Estúdio Rui Barossi. Arte/capa: João Mello. Fotos/divulgaçãoDani Sandrini. Comunicação e mídias sociais: Luiza Bergamini. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Distribuição: Believe. Selo: Belic Music.

 

Lançamento / CD: Nandri

Artista: Fabio Bergamini

Selo: Belic Music - @music_belic

Distribuição: Believe - www.believe.com

Data: 8 de dezembro de 2022

Em todas as plataformas de música.

 

Evento de lançamento: 08 de dezembro, das 19h às 22h

Audição/exibição de videoclipes, pocket show e jam session.

Local: E7P Urbana (Escola dos 7 Portões)

Rua Pombal, 76 – Sumaré – São Paulo/SP.

Ingressos: R$ 35,00 – Reservas: https://forms.gle/iNhasjFwbhANcc828

 

Contatos/artista – Instagram: @fabiobergaminimusic | YouTube: Fabio Bergamini Music

Comentários