Última apresentações de Amor para Obá no Teatro Bibi Ferreira

 


Inspirado no mito dos Orixás, espetáculo está em cartaz aos sábados de novembro em celebração ao mês da Consciência Negra ; especialmente no dia 12, a peça contará com interpretação em libras

            A 2ª temporada de “Amor para Obá” entra na reta final e terá suas últimas apresentações aos sábados de novembro, às 19h, no Teatro Bibi Ferreira. A peça está em cartaz desde 08 de outubro e já levou centenas de pessoas para conhecer a saga de amor entre Xangô e suas três mulheres: Iansã, Oxum e Obá.

            Escrito e dirigido por Alexandre Battel, “Amor para Obá” trata-se de uma história de disputa por poder, com Orixás como personagens. O espetáculo mostra a que ponto podemos chegar quando se ama de verdade e as consequências que isso pode levar; a história é costurada por músicas que enaltecem os ritmos nordestinos e o folclore nacional.

            Vivida pela atriz Renata Cesar, Obá é Orixá africana, guerreira e de grande força. Está sempre com espada e escudo na mão, pronta para lutar pelo que acredita e defende. Ela é mãe, primeira esposa de Xangô e rainha do Rio Níger. Filha de Iemanjá e Oxalá, Obá representa as águas revoltas dos rios, procura sempre pelo equilíbrio e é defensora da justiça.

            O elenco reúne ainda Alexandre Battel (Iku/Exu), Bruno Gambini (Oxumaré/Erê), Danilo Rodrigues (Oxóssi), Edu Lima (Xangô), Efraim Ribeiro (Ogum), Erica Carvalho (Oxum), Ingrid Bryan (Iansã/Iemanjá) e Patrick Cajaíba (Oxumaré/Erê). As coreografias são assinadas por Ingrid Bryan e Stefany Fernandes. A contrarregragem é de Matheus Tesser e Patrícia Hakkak. A sonoplastia é de Thiago Melo. A produção e a iluminação são de Karina Kiss. O espetáculo conta com apoio do Uistudio, T-Digital e Ateliê Valerie.

“Em tempos de intolerância religiosa, principalmente no tocante às religiões de matriz africana, contar uma história sobre os Orixás trará ao grande público conhecimento e, sabemos que, conhecimento é adverso ao preconceito; com essa mentalidade, propomos um trabalho de conscientização e respeitabilidade às demais crenças existentes”, afirma Alexandre Battel, autor e diretor do espetáculo. “O público pode esperar uma história cheia de intrigas, lutas, e, claro, amor”, finaliza. 

Os ingressos já estão disponíveis à venda e podem ser adquiridos com 50% de desconto por meio do link: https://www.sampaingressos.com.br/amor+para+oba+teatro+bibi+ferreira.php. Especialmente no dia 12 de novembro, a peça contará com interpretação simultânea em libras.




 

Sobre o Grupo O Fi’los (@teatro.ofilos no Instagram)

O Grupo teatral nasceu em meados de 2005, após algumas pessoas da comunidade de Vila Santa Isabel e adjacências, zona leste da cidade de São Paulo, apresentarem interesse em aulas de teatro, porém sem condições financeiras para realizá-las. A partir daí, iniciou-se o projeto de ensino de teorias e práticas teatrais à essa comunidade. Ao final de um semestre o grupo estava fortalecido e apto a realizar apresentações. Essas aulas visavam incorporar teoria e técnicas teatrais necessárias à qualidade do ator. Conhecimento este que poucos têm acesso, devido aos inúmeros obstáculos, como a falta de comprometimento com a cultura. Com base nesses fundamentos o Grupo O Fi’los foi fundado, com o propósito de fazer da arte uma forma de esclarecer e contribuir para o crescimento intelectual da população, tornando-a atuante na sociedade.




Comentários