"Há Um Nome Gravado na História" samba enredo de Talismã será lançado single pelo Selo Sesc em 18/11

 

Viajeira Produções 

Em 1968, o Camisa Verde e Branco sagrou-se campeão do carnaval paulistano com o samba-enredo “Há um nome gravado na História”, que retratava os horrores do trabalho escravo e o advento da Lei Áurea, a qual, naquela época, estava prestes a completar 80 anos. 


Vale lembrar que ainda se comemorava o 13 de maio, marco temporal que passou a ser questionado, de forma embrionária, a partir da década seguinte, quando historiadores descobriram a data da morte de Zumbi dos Palmares. Desde então, iniciou-se um longo e poderoso movimento de resistência que culminou na celebração do 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituído cerca de quarenta anos depois, em 2011.

O samba-enredo “Há um nome gravado na História” foi criado por um carioca recém-chegado a São Paulo: Octávio da Silva, ou Talismã. O violonista, cantor, compositor, carnavalesco e artista plástico é um dos maiores expoentes do samba brasileiro, com composições gravadas por Tom Zé, Beth Carvalho e Os Originais do Samba, com uma longa história no Camisa Verde e Branco e com colaborações em outras escolas, como Rosas de Ouro, Morro da Casa Verde e Unidos de Vila Maria.




Nesta semana o Selo enaltece a trajetória desse importante compositor da história do samba brasileiro com o single "Há um nome gravado na História". Interpretado pelo Encontro das Velhas Guardas – formado por Ideval Anselmo (que deu seus primeiros passos no Camisa Verde e Branco, passou por diversas escolas e veio a se tornar o maior vencedor de sambas-enredo do estado de São Paulo), Marco Antonio (que iniciou sua caminhada na Mocidade Alegre e é fundador da Velha Guarda da Nenê de Vila Matilde) e Zé Maria (figura ilustre da Unidos do Peruche, da Barroca Zona Sul e de outras escolas) –, a música integra o álbum Talismã: Negro Maravilhoso!, a ser lançado pelo Selo Sesc no primeiro semestre de 2023. 

A partir do dia 18 de novembro, a faixa estará disponível nas principais plataformas de áudio e também no Sesc Digital. 

Comentários