Grupo Zumb.boys realiza último encontro “Lá em Casa” com participação de Pedro Peu e Moisés Matos

 O Grupo Zumb.boys está realizando uma temporada juntando artistas de diferentes linguagens para trocar, criar e se apresentar em conjunto na laje da casa do diretor Márcio Greyk, propondo também um pensar coletivo sobre as possibilidades de produção cultural na área da dança. 



O próximo encontro da temporada “Lá em Casa” acontece no sábado, dia 03 de dezembro, na  Rua Araracanga, 350 B - Cidade Antônio Estevão de Carvalho, em São Paulo, às 19h00,  com a participação de Pedro Peu e Moisés Matos. Os ingressos custam a partir de R$ 10,00 (valor mínimo de contribuição)  e podem ser adquiridos no momento da entrada em dinheiro ou PIX. 


Pedro Peu é capoeirista, dançarino, compositor e percussionista popular, Mestre  do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô, idealizador e fundador do Centro de Cultural e Arte Batakerê, ambos na Zona Leste-SP. Já fez parte de vários grupos artísticos, movimentos culturais e sociais, destacando o grupo Okum de danças afro-brasileiras e o Grupo de União e Consciência Negra (GRUCOM). Atualmente trabalha como preparador corporal de coletivos de dança e teatro. 


Moisés Matos é professor, coreógrafo e intérprete-criador com formação em dança no Núcleo Luz e ETEC de Artes. Diretor do Mó Missão Dance, integra também a Setes Companhia de Dança, Gumboot Dance Brasil e Conceito Urbano.


Criada inicialmente em 2014, em um formato de bate-papo sobre o fazer artístico em dança e a produção cultural, a atividade “Lá em casa” é um exercício para fomentar uma nova relação com o público, a partir de um “encontro em arte”. 


Mas além dos encontros e partilhas cênicas, o desenvolvimento desta ação é uma aposta do Grupo Zumb.boys para a construção de um ambiente diferente, tanto pelo ineditismo do lugar escolhido (a laje de uma casa), tanto pela discussão contida no porquê de desenvolver essa ação neste formato. 


Durante os encontros pretende-se também fomentar a ideia de compreensão da dança como um lugar de responsabilidade coletiva: “Se eu desejo que aquilo permaneça/exista, como desenvolvo caminhos para e pela existência deste fazer? Manter a continuidade dos coletivos é conseguir pensar outras estratégias para somar nas já existentes na cidade. Compreender isso hoje é de extrema importância para despontar novos passos”, comenta o grupo. 



“Queremos levantar uma discussão sobre o que estamos fomentando como grupo e como podemos estimular a criação de contextos para ter um público que se permite assistir dança e, ainda que com um valor baixo ou simbólico, possam pagar por sua apreciação. Acreditamos que a realização desta atividade, possa ser provocadora para respirar uma mudança que gostaríamos de fomentar em relação ao público, que perceba a importância de investir para assistir dança”, finaliza o grupo. 


A temporada “Lá em casa” faz parte do projeto “Solos de Laje” contemplado na 31ª Edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, com o qual o grupo dá continuidade à pesquisa e segue buscando caminhos de valorização do protagonismo periférico e das culturas marginais.



Sobre o Grupo Zumb.boys

O Grupo Zumb.boys foi criado em 2003 na periferia de São Paulo, com bailarinos que possuem diferentes históricos na dança, participando do processo criativo de importantes companhias. O grupo tem como base de pesquisa da sua criação e dos seus trabalhos, a dança breaking.

 

Em 2016, com o espetáculo “O que se Rouba” recebeu o Prêmio Denilto Gomes 2016, da Cooperativa Paulista de Dança, nas categorias Produção em Dança e Melhor Designer de Luz. E “Dança por Correio” foi eleito Melhor Espetáculo (Não Estreia) pela APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes.  

 

Em 2017, foi indicado ao Prêmio APCA como Melhor Espetáculo, por “O que se Rouba” e vencedor na categoria Melhor Intervenção Urbana do Prêmio Denilto Gomes 2017, com “Mané Boneco”.

 

Mais informações: facebook.com/grupozumbboys  e @zumb.boys





SERVIÇO: Temporada "Lá em Casa" 

Com Grupo Zumb.boys e participações especiais

Ingressos: R$ 10,00 (valor mínimo de contribuição - paga no momento da entrada em dinheiro ou PIX)

Onde: Rua Araracanga, 350 B - Cidade Antônio Estevão de Carvalho - CEP 08223-180 - São Paulo - SP


Quando: 03 de dezembro de 2022 (sábado)  - Horário: 19h00

Encontro com participação de Pedro Peu e Moisés Matos

Pedro Peu: Capoeirista, dançarino, compositor, percussionista popular. Baiano de Feira de Santana (BA), iniciou na capoeira na década de 80. Vivendo em São Paulo desde 1989, fez parte de vários grupos artísticos, movimentos culturais e sociais, destacando o grupo Okum de danças afro-brasileiras e o Grupo de União e Consciência Negra (GRUCOM). Atualmente trabalha como preparador corporal de coletivos de dança e teatro. Mestre   do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô, idealizador e fundador do Centro de Cultural e Arte Batakerê, ambos na Zona Leste-SP.

Moisés Matos: É professor, coreógrafo e intérprete-criador com formação em dança no Núcleo Luz e ETEC de Artes. Diretor do Mó Missão Dance. Integra as Companhias; Setes Companhia de Dança, Gumboot Dance Brasil e Conceito Urbano.

 

Comentários