Grupo Galpão celebra 40 anos e inicia temporada em São Paulo

 Programação comemorativa inclui os espetáculos Till, Nós e De tempo somos


Uma das companhias de teatro mais importantes do Brasil, o Grupo Galpão, completa 40 anos em 2022 e faz em dezembro sua temporada em São PauloNos dias 3 e 4 dezembrosábado e domingo, às 18h, no Teatro Flávio Império, o Grupo traz para a capital paulista sua tradição de teatro de rua: o espetáculo “De tempo somos”, uma peça que celebra o encontro do teatro com a música,  marca registrada do grupo em seus 40 anos de história, que estreou em 2014. A montagem tem direção de  Lydia Del Picchia e Simone Ordones, que também estão no elenco, junto com Antonio EdsonBeto FrancoEduardo MoreiraFernanda ViannaLuiz Rocha (ator convidado)Júlio Maciel e Paulo André. O evento é gratuito com entrada sujeita à lotação do espaço.

 

Nos dias 6 e 7 de dezembro, às 21h, e no dia 8 de dezembro ( em duas sessões: às 18h e às 21h), no Teatro Procópio Ferreira, a companhia revisita uma de suas principais montagens de rua, que ganha os palcos este ano, o espetáculo “Till, a saga de um herói torto”, de 2009, com texto de Luis Alberto de Abreu e direção de Júlio Maciel. No elenco, Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, o ator convidado Eliseu Custódio, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Lydia Del Picchia, Simone Ordones e Fernanda Vianna, que nesta temporada substitui a atriz Teuda Bara. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e no site https://site.bileto.sympla.com.br/teatroprocopioferreira/, a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). 

 

Entre os dias 14 e 17 de dezembro, de quarta a sábado, às 19h, no Teatro do Centro Cultural Olido, o público poderá matar a saudade do espetáculo “Nós”, de 2016, com direção de Marcio Abreu. No palco, Antonio Edson, Beto Franco, Eduardo Moreira, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André e Inês Peixoto, que nesta temporada substitui a atriz Teuda Bara, celebram a vida enquanto preparam a última sopa e debatem, sob um prisma político, questões do mundo contemporâneo – a intolerância, a violência, a diversidade e a convivência com a diferença. O evento é gratuito com entrada sujeita à lotação do espaço. Retirada de ingressos na bilheteria com 1h de antecedência.

 

Criado por cinco atores em 1982 a partir do espetáculo "A alma boa de Setsuan", montagem conduzida por diretores do "Teatro Livre de Munique" da Alemanha, após algumas oficinas realizadas em Belo Horizonte, o Galpão se valeu dessa rica experiência para se lançar numa proposta de construção de um teatro de grupo, de pesquisa e com raízes profundamente populares. Hoje, com 12 integrantes no elenco, o Grupo é formado por Antonio EdsonArildo de BarrosBeto FrancoChico PelúcioEduardo MoreiraFernanda ViannaInês PeixotoJúlio MacielLydia Del PicchiaPaulo AndréSimone Ordones e Teuda Bara.

 

A Temporada dos 40 anos do Grupo Galpão em São Paulo conta com o patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, apoio do banco BV e AngloGold Ashanti, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta ainda com o patrocínio da Cemig e apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Produção local: Híbrida Arte e Cultura. Realização: Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil.

Para o ator Eduardo Moreira, diretor artístico e um dos fundadores do Grupo, em 1982, “a nova versão ressignifica os cenários e os figurinos, numa nova leitura da peça que busca uma maior agilidade e versatilidade, especialmente na relação direta com o público. Num momento em que é urgente que a arte e o teatro reencontrem o público, o Galpão mergulha numa de suas obras mais populares, trazendo uma reatualização do sentido da saga de Till Eulenspiegel, um anti-herói que desmascara e revela a violência dos poderosos e a exploração dos desvalidos. Resgatar a montagem de Till para o nosso repertório nesse momento faz todo o sentido, especialmente sob a perspectiva da celebração do encontro com o público amplo e diversificado, tanto no palco como na rua”, ressalta. 

 

NÓS somos nós, esse coletivo de 40 anos de existência e nós, seres humanos e artistas de teatro para lá dos cinquenta, com suas perplexidades, questões, angústias, algumas esperanças e muitos nós”, explica Eduardo Moreira. "Remontar essa peça nos 40 anos do Galpão nos pareceu algo inevitável, já que ela é política e debate a convivência, mas também por aproximar ator e personagem e, dessa maneira poética, acabar falando muito do que é ser um grupo de teatro", completa o ator.

 


SOBRE O GRUPO GALPÃO

Criado em 1982, o Grupo Galpão tem sua origem ligada à tradição do teatro popular e de rua. Há 40 anos desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público. Formado por atores que trabalham e trabalharam com diferentes diretores convidados – como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu (além dos próprios integrantes que também já dirigiram espetáculos do Grupo) – o Galpão formou sua linguagem artística a partir desses encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.

 

Galpão em números

Fundação: novembro de 1982

25 espetáculos

aproximadamente 1.800.000 espectadores

100 prêmios brasileiros

+ de 3.000 apresentações em + de 270 cidades

Apresentações em 19 países diferentes

48 festivais internacionais

75 festivais nacionais

 

“De tempo somos”

Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones

Estreia: 2014

Duração:  70 minutos | Gênero: sarau literário musical | Classificação: livre 

3 e 4 de dezembro de 2022 

Sábado e domingo,  às 18h

Evento Gratuito

 

Sinopse:

“De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão” celebra o encontro do teatro com a música, que se tornou marca registrada do grupo em seus 40 anos de história. Reunindo canções, poesia e festa, o espetáculo apresenta 25 músicas do repertório do grupo – de montagens antigas até trabalhos recentes, incluindo canções de workshops - além de textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística. Com direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones, o sarau lança aos atores o desafio de se reinventarem em cena, se aproximando ainda mais do público, a quem são dedicadas algumas das canções.

 

FICHA TÉCNICA

ELENCO

Antonio Edson, Beto Franco, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Lydia Del Picchia, Luiz Rocha (ator convidado), Júlio Maciel, Paulo André, Simone Ordones.

*Inês Peixoto (atriz curinga)

 

EQUIPE DE CRIAÇÃO

DIREÇÃO: Lydia Del Picchia e Simone Ordones

DIREÇÃO MUSICAL, ARRANJOS e TRILHA SONORA: Luiz Rocha

PESQUISA DE TEXTO: Eduardo Moreira

FIGURINO: Paulo André

PREPARAÇÃO VOCAL: Babaya

PREPARAÇÃO CORPORAL: Fernanda Vianna

ILUMINAÇÃO: Rodrigo Marçal

DESIGN SONORO: Vinícius Alves

AULAS DE PERCUSSÃO: Sérgio Silva

ASSESSORIA NA CENA “A CARTEIRA”: Diego Bagagal

ASSESSORIA DE ILUMINAÇÃO: Chico Pelúcio

REVISÃO DE TEXTOS: Arildo de Barros

VOZ EM OFF: Teuda Bara

 

Arranjos baseados em arranjos originais de Babaya, Ernani Maletta e Fernando Muzzi, do repertório musical do Grupo Galpão. 

 

Fragmentos de textos: Eduardo Galeano, Charles Baudelaire, Olga Knipper, Jack Kerouak, Nelson Rodrigues, Anton Tchékhov, José Saramago, Paulo Leminski e Calderón de La Barca. 

 

MÚSICAS DO ESPETÁCULO

 

Lua (A Rua da Amargura – 1994)

Autor: Mabel Velloso e Roberto Mendes

 

A Viagem (Partido - 1999)

Canção oriental

Sobre arranjo original de Ernani Maletta

               

Serra da Boa Esperança (Pequenos Milagres - 2007)

Autor: Lamartine Babo

 

Por Más que Mires el Rio (Um Homem é um Homem - 2005)

Autor: Simone Ordones

 

Vem te encontrar (Partido - 1999) 

Canção oriental

Arranjo original de Ernani Maletta

 

Canção dos atores (Um Molière Imaginário - 1997) 

Autor: Fernando Muzzi e Cacá Brandão

Sobre arranjo original de Fernando Muzzi e Ernani Maletta

 

Taina (Eclipse - 2011) 

Canção tradicional russa

Sobre arranjo original de Ernani Maletta

 

La Gran Tirana (Um Molière Imaginário - 1997)

Autor: C. Curet Alonso

 

Alabama Song (Um Homem é um Homem - 2005)

Autor: Kurt Weil

 

Boneca Cobiçada (Corra enquanto é tempo - 1988)

Autor: Biá e Bolinha

 

Rock dos médicos (Um Molière Imaginário - 1997) 

Autor: Fernando Muzzi

Arranjo original de Fernando Muzzi e Ernani Maletta

 

O Sole Mio (A comédia da esposa muda - 1986)

Canção tradicional italiana

 

Não se iluda (O inspetor geral - 2003) 

Canção tradicional russa 

Sobre arranjo original de Ernani Maletta

 

Despedida da Ama (Partido - 1999) 

Canção oriental

Sobre arranjo original de Ernani Maletta

 

Tema de Pamela (Partido - 1999) 

Canção oriental 

Sobre arranjo original de Ernani Maletta

 

Maninha (Romeu e Julieta - 1992)

Folclore

 

A última estrofe (Romeu e Julieta - 1992) 

Autor: Cândido das Neves

Sobre arranjo original de Fernando Muzzi e Babaya

 

Lua Branca (Romeu e Julieta -1992)

Autor: Chiquinha Gonzaga

 

Nas ondas do Danúbio (Romeu e Julieta -1992)

Autor: Ivan Ivanovitch

 

Cinzas no Coração (Album de Família - 1990 / Romeu e Julieta - 1992) 

Autor: André Filho

Sobre arranjo original de Fernando Muzzi e Babaya

 

Flor, minha flor (Romeu e Julieta - 1992) 

Folclore

Sobre arranjo original de Fernando Muzzi e Babaya

 

É a ti flor do céu (Romeu e Julieta - 1992) 

Autor: Teotônio Pereira e Modesto A. Ferreira

Sobre arranjo original de Fernando Muzzi e Babaya

 

Amo-te muito (Romeu e Julieta - 1992) 

Autor: João Chaves

Sobre arranjo original de Fernando Muzzi e Babaya

 

Panis et Circenses (Workshop com diretor Paulo José - 2002) 

Autor: Caetano Veloso e Gilberto Gil

Sobre arranjo original de Ernani Maletta

 

Yo vengo a ofrecer mi corazón (Tio Vânia - aos que vierem depois de nós - 2011)

Autor: Fito Páez

 

Till, a saga de um herói torto”

Direção: Júlio Maciel

Estreia: 2009

Duração: 90 minutos | Gênero: tragicomédia | Classificação: livre

6, 7 e 8 de dezembro de 2022

Terça e quarta às 21h

Quinta às 18h e às 21h (duas sessões)

Teatro Procópio Ferreira

Ingressos: R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia-entrada)

 https://site.bileto.sympla.com.br/teatroprocopioferreira/

 

Sinopse:

Um dia, na eternidade, o Demônio aposta com Deus que se tirasse do homem algumas qualidades, ele cairia em perdição.  Deus, aceitando o desafio, resolve trazer ao mundo a alma de Till. Vivendo em uma Alemanha miserável, povoada de personagens grotescos e espertalhões, logo de início nosso protagonista é abandonado em meio ao frio e a fome e descobre que a única maneira de sobreviver naquele lugar é se tornar ainda mais esperto e enganador. Assim começa sua saga cheia de presepadas e velhacarias.

 

Till é o típico anti-herói cheio de artimanhas e dotado de um irresistível charme. Um personagem encontrado em várias culturas, que se assemelha muito ao nosso Macunaíma ou Pedro Malasartes.

 

Além de Till e uma infinidade de rústicos personagens medievais, a peça conta também a história de três cegos andarilhos que buscam a salvação sonhando alcançar as torres de Jerusalém.

 

FICHA TÉCNICA

TILL, A SAGA DE UM HERÓI TORTO

Direção: Júlio Maciel

Texto: Luís Alberto de Abreu

 

ELENCO PERSONAGENS

Antonio Edson (Borromeu / Povo / Anão)

Beto Franco (Parteira / Português / Padre / Camponês / Miserável)

Eliseu Custódio (Demônio / Parteira / Camponês / Voz do Soldado)

Eduardo Moreira (Doroteu / Juiz / Povo)

Inês Peixoto (Till)

Lydia Del Picchia (Parteira / Consciência / Cozinheira / Menino / Camponesa)

Simone Ordones (Alceu / Povo)

Teuda Bara (Mãe / Miserável), que nesta temporada será substituída por Fernanda Vianna

 

EQUIPE TÉCNICA

Direção: Júlio Maciel

Texto: Luís Alberto de Abreu

Cenografia e Figurino: Márcio Medina

Direção musical - arranjos, adaptações e composições: Ernani Maletta

Preparação corporal para cena: Joaquim Elias

Iluminação Original: Alexandre Galvão, Wladimir Medeiros

Adaptação projeto Iluminação: Rodrigo Marçal

Adaptação projeto cenográfico: Taísa Campos 

Caracterização: Mona Magalhães

Adereços: Luiza Horta, Marney Heitmann, Raimundo Bento

Manutenção dos adereços: Marney Heitmann 

Assistente de figurino: Paulo André

Preparação vocal: Babaya

Técnica de Pilates: Waneska Carvalho

Assistentes de cenotecnia: Israel Silva e Gustavo Campos Ed

Montagem e operação de luz: Rodrigo Marçal

Montagem e operação de som: Fábio Santos

Montagem de cenário: Israel Silva

Assistente técnico e contrarregra: William Teles

Costureiras: Taires Scatolin, Idaléia Dias 

ComunicaçãoFernando Dornas, Izabella Bontempo, Letícia Leiva e Matheus Carvalho

Assessoria de ImprensaPolliane Eliziário (Personal Press)

Assessoria de Imprensa São Paulo: Márcia Marques (Canal Aberto)

Produção local: Híbrida Arte e Cultura

Identidade visual: Filipe Lampejo e Vinícius de Souza

Design gráfico: Filipe Lampejo e Rita Davis

Fotos: Humberto Araujo

Produção executiva: Beatriz Radicchi

Direção de produção: Gilma Oliveira

Produção: Grupo Galpão

 


NÓS

Direção: Marcio Abreu
Estreia: 2016

Duração: 90 minutos | Gênero: teatro contemporâneo | Classificação indicativa: 16 anos

14 a 17 de dezembro de 2022

De quarta a sábado, às 19h

Teatro do Centro Cultural Olido

Ingressos: Retirada de ingressos na bilheteria com 1h de antecedência

 

Sinopse:

Enquanto preparam a última sopa, sete pessoas partilham angústias, algumas esperanças e muitos nós. A montagem do Grupo Galpão debate questões atuais, como violência e intolerância, a partir de uma dimensão política. No espetáculo, a plateia é convidada a presenciar situações de opressão e de convívio com a diferença, provocadas pelas relações de proximidade entre artista e espectador, ator e personagem, cena e plateia, público e privado, realidade e ficção. O espetáculo foi gerado a partir de um mergulho radical na experiência do grupo.

 

FICHA TÉCNICA

ELENCO
Antonio Edson, Beto Franco, Eduardo Moreira, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André e Inês Peixoto, que nesta temporada substitui a atriz Teuda Bara.

 

EQUIPE DO ESPETÁCULO 

Direção: Marcio Abreu

Dramaturgia: Marcio Abreu e Eduardo Moreira

Cenografia: Play Arquitetura – Marcelo Alvarenga

Figurino: Paulo André

Iluminação: Nadja Naira

Trilha e Efeitos Sonoros: Felipe Storino

Assistência de Direção: Martim Dinis e Simone Ordones

Preparação musical e arranjos vocais/instrumentais: Ernani Maletta

Preparação vocal e direção de texto: Babaya

Colaboração artística: Nadja Naira e João Santos

Assistência de Figurino: Gilma Oliveira

Assistência de Cenografia: Thays Canuto

Cenotécnica e construção de objetos: Joaquim Pereira e Helvécio Izabel

Operação e assistência de luz: Rodrigo Marçal

Operação de som: Fábio Santos

Assistente técnico: William Teles

Confecção de figurino: Brenda Vaz

Técnica de Pilates: Waneska Torres

ComunicaçãoFernando Dornas, Izabella Bontempo, Letícia Leiva e Matheus Carvalho

...

Comentários