Dia da Consciência Negra em Santo André tem samba, brincadeiras africanas, histórias e oficinas para as crianças

Cantora Dri Lima / As Matambas

 A programação do dia contará com a participação da Afroescola, realizando brincadeiras africanas, afrocontação de histórias e roda de culturas populares, oficina de samba e show com Mumu de Oliveira, contação de histórias com Lilyan Teles e roda de samba com As Matambas. 

Dia da Consciência Negra no Cine Theatro Carlos Gomes traz a Afroescola, Mumu de Oliveira, Lilyan Teles e As Matambas


No dia 20 de novembro de 2022 (domingo), de 10h às 17h, com entrada gratuita, acontece um evento especial celebrando o Dia Nacional da Consciência Negra, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, que fica na Rua Senador Fláquer, 110, no Centro de Santo André - SP.


De 10h às 13h, acontece a AfroGênesEscola, um encontro interdisciplinar que visa estimular a comunidade interessada a adentrar o universo de pesquisa e prática da AfroEscola (www.facebook.com/oficinativa), iniciativa nascida no ABC paulista, através de múltiplas vivências interativas. 


Com participação do artista Odé, que é idealizador da AfroEscola, produtor cultural e educador; Maria Dias, que é educadora, culinarista, bonequeira, produtora cultural responsável pelo projeto Comida de Quintal; Zé Brown, que é educador, capoeirista, artista bonequeiro, produtor cultural responsável pelo Urucungo Artesania e Luthieria e Dona Zilda, que é educadora, agricultora, responsável pelo projeto Horta Orgânica da Zildinha, serão realizados Jogos de tabuleiro, Brincadeiras africanas, AfroContação de Histórias e Rodas de Culturas Populares.


Às 11h, acontece também a Oficina Samba em Três Dimensões, com Mumu de Oliveira (@mumudeoliveirapreto). Uma vivência prática de uma roda de samba abordando suas três dimensões fundamentais: o canto, a dança e o toque de seus instrumentos. Serão apresentados os instrumentos pandeiro, tantã, agogô, chocalho e tamborim, e as pessoas participantes criarão em conjunto um samba formando uma roda de samba completa. Podem participar crianças e adultos de qualquer idade, sem necessidade de experiência ou conhecimento prévio. Serão disponibilizadas 20 vagas gratuitas e as inscrições serão por ordem de chegada, meia hora antes da atividade. 


Logo após, às 13h, acontece o show “Música de Banhar, de Benzer e de Rezar” com o cantor andreense Mumu de Oliveira, e participação de Charles Guichabeira (Percussionista), Daviola (Violonista), Caio Vinicius (Bandolin), Pedro Américo (Percussionista) e o percussionista Vinicius Guichabeira (em memória). O repertório é composto por pontos, ladainhas, cantigas e sambas autorais de Mumu de Oliveira, que convida o público a cantar, dançar e compor as rodas de capoeira, de jongo e de samba. 


Lilyan Teles - Foto Sissy Eiko 


Às 14h, Lilyan Teles @lilyanteles, artista formada pela ELT - Escola Livre de Teatro de Santo André, apresenta a história do seu livro recentemente lançado Cabelindo”, que conta a jornada de uma garotinha negra que adora a textura de seus cabelos. A Palhaça Xamanga (@palhacaxamanga) traz este relato com poesia e bom humor, mostrando porque um dia chegaram a chamar um cabelo tão lindo de Cabelo Ruim. Com improviso e música, a artista irá inspirar a troca de narrativas sobre empoderamento negro feminino utilizando a linguagem da palhaçaria e da comicidade, monstrando que o que de fato é ruim nesta história toda é o racismo.


E encerrando a programação do dia, às 15h30 acontece o show do grupo As Matambas (@asmatambas), grupo formado por mulheres negras que cantam samba, que tem entre suas integrantes Dani Olinka, de São Bernardo, e Dri Lima, uma das mulheres que fizeram história no samba nacional como uma das fundadoras do grupo Fora de Série, o primeiro grupo feminino de samba do Brasil, que surgiu no final da década de 80, quebrando a barreira existente no meio do pagode que era exclusividade dos grupos masculinos.


“Matambas”, nome oriundo da ancestralidade africana, tem como uma das referências a força de uma rainha. O grupo tem como inspiração as grandes pastoras das escolas de samba tradicionais, mulheres que nascidas e criadas dentro das escolas de samba e que nas rodas eram presença obrigatória por conta do encanto de suas vozes. O grupo busca analisar, compreender e valorizar o protagonismo das mulheres negras sambistas e suas (re) existências, com um repertório que transita por músicas de sambistas mulheres exaltando a potência feminina no samba.


Informações: www.facebook.com/secult.santoandre e www.instagram.com/secult.santoandre/


SERVIÇO: Dia da Consciência Negra em Santo André

Onde: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes - Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro - Santo André - SP

Quando: 20 de novembro de 2022 (domingo) - Horário: 10h às 17h 

Sinopse: Dia repleto de atividades para crianças, jovens e adultos, com artistas emblemáticos da cultura preta de Santo André e região do ABCD. Através de oficinas, brincadeiras, contações de histórias e apresentações, o público será inspirado a refletir sobre a importância da luta antirracista e da valorização do protagonismo negro. Participação: Afroescola, Lilyan Teles, Mumu de Oliveira e banda e As Matambas. 

Classificação Livre - Grátis - Sem necessidade de retirada de ingressos 


AfroGênesEscola com Afroescola, Maria Dias (Comida de Quintal), Zé Brown (Urucungo Artesania e Luthieria) e Dona Zilda (Horta Orgânica da Zildinha)

10 horas - Jogos de tabuleiro + Brincadeiras africanas

11 horas - AfroContação de Histórias

12 horas - Rodas de Culturas Populares



Mumu Oliveira - Foto : Divulgação 

Oficina Samba em Três Dimensões com Mumu de Oliveira

11 horas - Duração: 90 minutos

Vagas: 20 vagas - Inscrições por ordem de chegada, meia hora antes da atividade. 

 

Show “Música de Banhar, de Benzer e de Rezar” com Mumu de Oliveira e banda

13 horas - Duração: 50 minutos


Contação de Histórias “Cabelindo” e brincadeiras com a Palhaça Xamanga com Lilyan Teles

14 horas -  Duração: 50 minutos


Show com As Matambas

15h30 - Duração: 50 minutos

 




Comentários