De graça- 26 e 27.11 | Ação Sociocultural - Tapete Literário chega a Magé incentivando leitura e escrita - Ação sociocultural promove troca de livros, contação de histórias e atividades artísticas

 


 

Incentivar a democratização de acesso à leitura e literatura para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Esse é o objetivo da ação sociocultural gratuita “Tapete Literário”, que ocupará praças públicas nos dias 26 e 27 de novembro, sábado e domingo, em Magé, município da Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio. 

 

O evento contará com troca e distribuição de livros novos e usados, acervo com livros em braile, contação de histórias, atividades artísticas, rodas de conversa em bibliotecas e espaços de leitura com a finalidade de despertar o prazer da leitura, aguçar o potencial cognitivo e criativo dos moradores de Magé.

 

Com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2, o projeto Tapete Literário, acima de tudo, possibilita acesso diversos tipos de livros, fomenta o prazer pela escrita, estimula a oralidade, a criatividade, a imaginação, a percepção visual e auditiva.

 

As atividades serão realizadas no sábado, dia 26 de novembro, das 10h às 14h, na Praça Dr. Nilo Peçanha (Praça da Prefeitura), e em dois locais no domingo, dia 27 de novembro, sendo o primeiro das 10h às 14h, na Praça Barão do Iriri, e o segundo, das 15h às 19h, na Praça Rio de Ouro. Cada ação tem duração de 4 horas.

 

Educação, cidadania e inclusão

 

No projeto Tapete Literário, a leitura e o livro são vistos não apenas em uma dimensão educacional, mas também sob uma perspectiva cultural como direito de cidadania. E as bibliotecas são um importante pólo difusor de informação, cultura, educação continuada, lazer e entretenimento ao estimular oportunidades no cenário artístico-cultural. 

 

Em conformidade com a ideia de proporcionar ao público um contato direto com os livros, o Tapete Literário realizará rodas de conversa focando levar conhecimento sobre autores e obras literárias a professores e moradores locais.

 

De acordo com o fundador do projeto, Fernando Trajano, o incentivo à literatura é fundamental para o desenvolvimento cultural e educacional das regiões. Vale lembrar que é dever do Estado propiciar o aprendizado da escrita e da leitura, bem como disponibilizar instrumentos para a prática social da leitura em seu sentido mais pleno, sem a qual a cidadania fica incompleta. 

 

“O Tapete Literário atua como instrumento fortalecedor do potencial humano, da capacidade de expressão dos povos e intercâmbio cultural.”

 

Fernando Trajano pontuou a preocupação com a inclusão social e respeito às pessoas portadoras de necessidades especiais. Segundo ele, o Tapete Literário contará com livros em Braille, possibilitando que deficientes visuais e pessoas com baixa capacidade de visão possam participar ativamente do evento.

 

Cultura itinerante

 

O Tapete Literário surgiu em 2017 com atividades itinerantes em praças, bibliotecas, escolas e creches em defesa da literatura como Direitos Humanos. Desde então, faz parte do Grupo de Trabalho (GT) de Construção do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas Comunitárias do município de Duque de Caxias. O projeto também participa do coletivo Rede Nacional das Bibliotecas Comunitárias, composto por 11 redes estaduais e 115 bibliotecas comunitárias.

 

Isso porque a leitura é fundamental para a construção de sociedades democráticas, baseadas na diversidade, na pluralidade e no exercício da cidadania. Tanto que Fernando Trajano ressalta que saber ler e escrever é um direito de todos, pois oferece condições necessárias para exercício dos direitos civis, para uma vida digna e uma sociedade mais justa.

 

A saber, Trajano milita em movimentos de incentivo à leitura desde 1993 desenvolvendo trabalho em associações de moradores, escolinhas de futebol e criando algumas bibliotecas comunitárias, que atualmente fazem parte da rede municipal em Duque de Caxias e Nova Iguaçu. De maneira idêntica, também incentiva que planos de governo incluam projetos ligados a livros, leitura e fomento a novos escritores.

 

“O Tapete Literário foi criado para que, junto com outros espaços públicos e bibliotecas comunitárias, pudéssemos estar presentes em bairros pobres e carentes levando o livro e a leitura como protagonistas de mudanças sociais. Por meio da contação de histórias,  despertamos nas crianças o gosto pela leitura e escrita, a imaginação, a escuta ativa e pensamentos lógicos”, pontuou Fernando Trajano, que finalizou citando a ampliação do vocabulário e a potencialização da importância da linguagem oral do público como outros benefícios da ação sociocultural.

 

::::::::::::::::::::::

SERVIÇO

 

TAPETE LITERÁRIO

26 de novembro - Sábado

Praça Dr. Nilo Peçanha (a Praça da Prefeitura de Magé), Centro

Horário: das 10h às 14h

Entrada franca

Livre para todos os públicos

 

27 de novembro - Domingo

Praça Barão do Iriri

Horário: das 10h às 14h

Entrada franca

Livre para todos os públicos

 

Praça Rio de Ouro

Horário: das 15h às 19h

Entrada franca

Livre para todos os públicos

 

 

Comentários