Cia. Paulicea de Teatro apresenta “A Razão Blindada” no centro de São Paulo com entrada gratuita

 Cia. Paulicea de Teatro apresenta “A Razão Blindada” no centro de São Paulo com entrada gratuita 



Com direção de Alexandre Kavanji, texto do argentino Arístides Vargas, do conceituado Grupo Malayerba, e tradução de João das Neves, o espetáculo se inspira na história de Dom Quixote e Sancho Pança para refletir sobre as aventuras humanas situadas na imaginação como uma forma de resistência. 


Espaço A Próxima Companhia recebe espetáculo que representou o Brasil no Festival Internacional de Teatro de Havana (Cuba)


Nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2022, sexta-feira e sábado às 20h, domingo às 18h, com entrada gratuita, a Cia. Paulicea de Teatro apresenta “A Razão Blindada” na sede da A Próxima Companhia, que fica na Rua Barão de Campinas, 529 - Campos Elíseos, São Paulo - SP.


Com direção de Alexandre Kavanji, “A Razão Blindada”, foi criado a partir do texto do argentino Aristides Vargas, que mora em Quito, Equador, onde fundou o conceituado Grupo Malayerba, e contou com tradução do diretor e dramaturgo João das Neves, um dos grandes nomes do teatro latino-americano. 


A montagem narra a história de duas pessoas em situação de aprisionamento, oprimidas por abuso físico e emocional, que buscam consolo na história de Dom Quixote e Sancho Pança. Apesar das extremas limitações, eles sentem a necessidade vital de vivenciarem algo que os transporte para uma aventura humana situada na imaginação, esse lugar onde a dor mais extrema não pode chegar. São buscas de espaços de resistência, criando outras sensibilidades e percepções diante do intolerável.


O espetáculo “A Razão Blindada” estreou em 2016 com uma temporada de apresentações na Oficina Cultural Oswald de Andrade, além de diversas apresentações em espaços culturais de São Paulo, ABC e interior, e participação em festivais como na FUNARTE de Belo Horizonte (MG), Sete Lagoas (MG), Espírito Santo e no Festival Internacional de Havana (Cuba).  


“A Cia. Paulicea de Teatro traz nos espetáculos o questionamento sobre a identidade brasileira dentro da latino-americanidade, lançando um olhar não sobre aquilo que nos separa, mas sim no que nos une: colonizações que sucatearam nossas riquezas, ditaduras que torturaram e enterraram corpos de insurgentes e, atualmente, políticas socioeconômicas que criam uma nova forma de opressão e segregação”, comenta o grupo. 


,



Sobre João das Neves

Um dos fundadores do Grupo Opinião, ao lado de Ferreira Gullar, Vianinha e outros nomes importantes do teatro brasileiro, João das Neves foi um encenador e pensador do teatro contemporâneo da América Latina, que deixou como legado uma importante contribuição para a formação intelectual e estética de grupos teatrais de várias partes do Brasil, provocando discussões em torno das múltiplas linguagens e da necessidade de realizar um teatro político sem perder de vista a dimensão da beleza e da estética.


Reconhecendo-se nas diversas lutas culturais e políticas do país, João das Neves realizou sua jornada dirigindo uma infinidade de espetáculos por todo o Brasil, e trabalhando em projetos especiais na Alemanha, onde escreveu uma peça radiofônica.


Com o projeto Missão João das Neves: em busca de uma nação imaginada, da Cia. Paulicea, contemplado na 38ª edição do Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, a partir de estudos sobre a vida e obra do dramaturgo, diretor, ator e poeta João das Neves, o grupo se propõe a investigar como o teatro pode ser constituinte de um campo no qual é possível resistir às estratégias da cultura de dominação e poder, reinventando uma subjetivação através de novas formas de existência e resistência.

 

Sobre a Cia. Paulicea de Teatro

Com 25 anos de existência, a Cia. Paulicea de Teatro sempre norteou sua pesquisa e suas obras a partir de materiais que promovessem um diálogo profundo com a cultura do Brasil e da América Latina, buscando refletir questões artístico-poéticas com espaço de confronto social e  político. 


Para  o grupo, a função do teatro se caracteriza como uma ressignificação poética de nossas mais ricas manifestações culturais, para afirmação de nossa identidade e reflexão sobre o Brasil que temos e o Brasil que queremos. Um campo de investigação efetivo às estratégias da cultura de dominação e poder, reinventando assim, uma subjetivação através de novas formas de existência e resistência.


Com seus espetáculos, o grupo já participou de importantes festivais nacionais e internacionais, como o FIT São José do Rio preto, FIT de Londrina, FIT de Havana (Cuba), Circuito SESC de Artes, entre outros.  


Mais informações: www.facebook.com/ciapauliceadeteatro e www.instagram.com/ciapauliceadeteatro

Ficha Técnica:  Texto - Arístides Vargas | Tradução: João das Neves | Direção: Alexandre Kavanji | Direção de atores: Solange Dias | Atores: Dudu Oliveira e Cássio Castelan | Direção musical/Composições originais: Charles Razl | Gravação e Mixagem: Rafael Agra | Cenário, figurinos e adereços: Guto Togniazollo | Iluminação: Mauro Martoreli | Operação de som: Gabriel Kavanji | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Direção de Produção: Iarlei Rangel | Produção executiva: Maju Tóffuli


SERVIÇO: “A Razão Blindada”

Com Cia. Paulicea de Teatro 

Sinopse: Duas pessoas, em situação de aprisionamento, oprimidas por abuso físico e emocional, buscam consolo ao se encontrarem todos os domingos, durante o crepúsculo, para contar a história de Dom Quixote e Sancho Pança. As histórias se desenrolam em meio às extremas limitações. Mesmo assim, eles sentem a necessidade vital de vivenciarem algo que os transporte para uma aventura humana situada na imaginação, esse lugar onde a dor mais extrema não pode chegar. São buscas de espaços de resistência, criando outras sensibilidades e percepções diante do intolerável. Duração: 60 minutos

Classificação Indicativa: 12 anos

Grátis

Quando: 25, 26 e 27 de novembro de 2022 – Horário: sexta-feira e sábado às 20h, domingo às 18h

Onde: A Próxima Companhia - Endereço: R. Barão de Campinas, 529 - Campos Elíseos, São Paulo - SP


Comentários