Caleidos estreia “Big Data”, espetáculo de dança sobre as relações no universo digital

 Novo espetáculo do Caleidos Cia de Dança traz reflexão sobre as redes de relações compostas em ambientes de vigilância digital que exacerbam a ditadura do eu e a violência sistêmica.



O Caleidos Cia. de  Dança estreia em novembro o espetáculo “Big Data”, que trata das redes de relações produzidas em ambientes de vigilância digital que exacerbam a ditadura do eu e a violência sistêmica. As apresentações gratuitas acontecerão na sede da companhia na Lapa, zona oeste de São Paulo.

 

“Big Data” é um mergulho de dança contemporânea no universo das interações digitais para discutir a Sociedade do Cansaço descrita pelo filósofo Byung-Chul Han. Por meio de jogos de dança que se constroem no encontro com o público, cada cena/jogo pode ser lida como um algoritmo, "um conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que resultam em uma ação de resposta a um problema em um número finito de etapas".

 

“Nesse espetáculo, propomos discutir as relações humanas e o corpo vivo, afetivo, relacional e biofísico numa sociedade que produz e se produz na lógica do universo digital, na hiperprodução de informação e no sequestro dessa informação pelo capital”, diz Isabel Marques, diretora do Caleidos.

 

Sobre o Big Data

 

Big Data é um termo da Tecnologia da Informação que nomeia os grandes conjuntos de dados que são produzidos, processados, analisados e armazenados nas interações digitais; o conceito do Big Data se iniciou com 3 Vs que determinam a possibilidade de utilização da informação: Velocidade, Volume e Variedade.

 

O conjunto gigantesco de informações criadas no universo digital permite tomadas de decisões a respeito de mercados globais e de políticas públicas locais. O custo de produção dessas informações é baixo - nós as fornecemos por meio de todas as nossas interações digitais (ao ligar um celular ou ser filmado numa câmera de segurança; do saque bancário às postagens nas redes sociais; do uso de serviços digitais às buscas no Google).

 

O acesso e controle sobre essas informações é de alto custo e restrito ao Grande Capital e aos Estados. A presença do BIG DATA - promove uma sensação de vigilância e despersonalização, enquanto as redes sociais produzem a ideia de exclusividade e a falsa sensação de controle.




 

Serviço:

Espetáculo “Big Data”

Caleidos Cia. de Dança

Quando: de 18 a 27 novembro 2022

4ª a sábado 20.30h - domingos 19h

Onde: Na sede do Caleidos à Rua Mota Pais, 213  Lapa /SP

Quanto: gratuito - ingressos no local com meia hora de antecedência

Capacidade: 20 lugares

Sessão extra dia 03/12

 

Ficha Técnica

Direção e concepção: Isabel Marques

Codireção e dramaturgia: Fábio Brazil

Intérpretes-criadores:

 Renata Baima, Melina Sanchez, Janina Arnaud

Karina Paula, Jonatan Vasconcelos, Gustavo Cabral

Estagiárias: Michelle Dionisio, Talita Neves

Iluminação e cenário: Fábio Brazil

Figurino e trilha: Caleidos Cia. de Dança

 

Comentários