Caleidos encerra projeto Leituras da Dança com o Seminário "Dança, Educação e Sociedade"

 Quarta e última ação do Projeto Leituras da Dança oferecerá a professores e gestores da rede pública de São Paulo e a interessados um Seminário que discute sob diferentes prismas as relações entre Dança, Educação e Sociedade.

 


No próximo dia 03 de dezembro (sábado), às 9h, o Instituto Caleidos realiza o encerramento do projeto “Leituras da Dança” com a realização do Seminário “Dança, Educação e Sociedade”.

 

A quarta e última ação do Projeto Leituras da Dança oferecerá a professores/as, gestores/as e equipes escolares da rede pública de ensino da cidade de São Paulo e a interessados em geral um Seminário que pretende discutir sob diferentes prismas as relações entre Dança, Educação e Sociedade.

 

Trata-se de um encontro entre especialistas e profissionais que participaram do projeto Leituras da Dança 2022, também aberto à comunidade. Diálogos sobre ações desenvolvidas nas unidades escolares e temas pertinentes ao Projeto Leituras da Dança.

 

O Seminário “Dança, Educação e Sociedade” terá os seguintes convidados:

 


Profa. Dra. Carla D’Ávila - é coreógrafa, diretora, performer, pesquisadora, artista-docente, extensionista e mãe. Doutora em Educação/UNICAMP (2015-2020) e Doutora em Artes /ECA-USP (2015-2018), mestre em Artes IA/UNICAMP (2005-2007), Bacharel e Licenciada em Dança IA/UNICAMP (1992-1996).  Implementou o primeiro curso de Artes Cênicas de Mato Grosso do Sul na Universidade Federal da Grande Dourados UFGD (2010). Atualmente é Diretora da Faculdade de Comunicação Artes e Letras da mesma universidade. Sua pesquisa aborda as corpografias, culturas Afro-Ameríndias e Artes da Cena

 

Tema da palestra - “Corpografias Afro Ameríndias nos passos do Dançar da escola”

 


Prof. Ms. Paulo Lima – é ator, músico, dançarino e brincante de culturas populares. É Docente  da UFPA e pesquisador na área de Educação Lúdica, Artes Cênicas, Corpo e Cultura. Foi consultor e professor formador em políticas socias de Lazer do Ministério do Esporte (2008/2010) e Coordenador técnico de Projeto de internacionalização de Licenciatura em Educação Física UFPA/ Universidade de Coimbra/PT(2012/2014). Doutorando em Artes da Cena/UNICAMP e  Mestre em Educação UNIMEP/SP (2003), Licenciado em Educação Física pela UEPA (199O), coordenou a criação do Curso de Licenciatura em Educação Física na  Universidade Federal do Pará (2006). Foi membro do Conselho Universitário da UFPa e atualmente atua como docente em dança e cultura popular, metodologia de pesquisa e filosofia aplicada na Faculdade de Educação Física do Instituto de Ciências da Educação da UFPA; e psicologia aplicada à dança e motricidade humana na Faculdade de Dança do Instituo de Ciências da Arte da UFPA, além de Liderar o Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura do Corpo, Educação, Arte e Lazer -LACOR/UFPA e Coordenar o projeto de extensão Arte e Lazer na UFPA.

 

Tema da palestra - "A dança como fenômeno lúdico: a reconstrução cultural do corpo em cena"

 

E o Seminário terá como mediadora:

 


Profa, Claudia Rezende - Pedagoga, atua como professora na rede Municipal de SP. Militante dos Direitos Humanos e da Educação pública. Pós-graduada em Educação em Direitos Humanos pela UFABC, participou do curso Dança, Educação e Direitos Humanos promovido pelo Instituto Caleidos. Compôs GT que gerou o documento Currículo da Cidade. Coautora do livro: “O que pode a escola vazia?” e autora do projeto: Palavra aberta com mulheres.

 

Sobre o Projeto

O projeto “Leituras da Dança”, que aconteceu em quatro ações ao longo de 2022 visou à formação de leitores e apreciadores da dança em diálogo com processos de ensino e aprendizado. Lançou pontes entre a apreciação da dança e ações formativas para professores e gestores de escolas públicas. Também visou à formação de público para a dança, integrando a apreciação e a frequentação da arte às propostas curriculares das escolas. Para tanto, realizou apresentações de espetáculos, atividades formativas e confecção/distribuição de material didático.

 

Serviço

Seminário “Dança, Educação e Sociedade”

Projeto Leituras da Dança – Instituto Caleidos

Quando: dia 03 de deaembro, às9h

Onde: Telepresencial pelo Zoom.

Quanto: evento gratuito

Público-alvo: aberto a professores e gestores participantes do projeto, à comunidade escolar, interessados em geral

Inscrições e informações: https://forms.gle/yFuBAparGXdLBMLR6

 

 

Mais informações:

www.institutocaleidos.com

www.formacaocaleidos.com.br

caleidos2@gmail.com

@caleidos_cia

Fb caleidos cia de dança  e  institutocaleidos

YouTube https://www.youtube.com/c/caleidosdanca

 

Comentários