ATÉ DEZEMBRO: Estado do Rio tem 6 mil vagas para jovens de baixa renda

                             Rio de Janeiro tem 6 mil vagas para jovens de baixa renda

 Instituto PROA abre nova turma para janeiro de 2023, com inscrições até dezembro


O Instituto PROA tem mudado a vida dos jovens do Rio de Janeiro. Já foram mais de 12 mil vagas preenchidas, onde cada um está podendo traçar um novo futuro. Pensando nas oportunidades de conectar esses jovens no mercado de trabalho em 2023, o PROA abre a próxima turma para janeiro, com 6 mil vagas disponíveis. As inscrições vão até o dia 12 de dezembro no site https://www.proa.org.br/


Para participar é preciso ter entre 17 e 22 anos, estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e morar no Estado do Rio de Janeiro.


Na Plataforma PROA, os jovens que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas e que buscam seu primeiro emprego têm acesso gratuito a 100 horas de aulas com orientação e apoio 
de tutores em encontros semanais ao vivo, às quartas ou quintas-feiras, no melhor horário para o aluno.

 

“Conheci o PROA em um noticiário na TV e fiz minha inscrição. Concluí o curso em outubro de 2021, onde logo após a formatura fui direcionado a me candidatar em diversas empresas. Estou muito feliz, pois através do PROA consegui uma vaga na empresa Baker Hughes. Agradeço por me orientaram em um momento importante na minha vida, pois sei o quanto é difícil para os jovens entrarem no mercado de trabalho”, Marcos Paulo, ex-PROANE.

 

A Plataforma PROA oferece módulos de Autoconhecimento (20 horas), Planejamento de Carreira (20 horas), Projeto Profissional (20 horas), Raciocínio Lógico (20 horas), Comunicação (20 horas). Ao final, os alunos que concluírem estarão aptos para participarem de processos seletivos para vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego. Todos recebem certificado de conclusão emitido pelo PROA e têm acesso a vagas de emprego disponíveis no mercado.

 

E para os alunos que preferem estudar presencialmente, há um espaço do Instituto PROA e P&G exclusivo, onde podem utilizar computadores para realizar as atividades da Plataforma e tirar dúvidas direto com um monitor. A sala fica na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio e conta com 20 computadores, com acesso à internet. A sala funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h.

 

Além da trilha básica do curso, o PROA oferece cinco trilhas técnicas patrocinadas por diferentes empresas, onde os alunos podem aprender Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via - Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture) e Promoção de Marcas (BRF).

 

“O projeto impactou positivamente a minha vida em diversas áreas, principalmente no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Pude ver claramente uma evolução no meu cotidiano. Graças ao programa consegui a minha primeira vaga de emprego, na empresa Heineken, onde, por coincidência, pude encontrar mais dois jovens que cursaram o PROA e também foram contratados. Acredito que tudo que me foi passado durante o curso poderei levar para o mercado de trabalho, desde tópicos simples, como o dresscode, até assuntos mais complexos, como a utilização de programas como o Excel. Acho muito bonito toda a finalidade do programa e acredito que o seu maior legado para os jovens seja a oportunidade, não apenas de desenvolvimento em diversas áreas, mas também de seu acesso ao conteúdo de qualidade que é passado e a vagas de emprego que são disponibilizadas”, diz Patrícia, ex-PROANE.


“Seguimos confiantes na parceria Instituto PROA, P&G, o CODIN e a SEDEERI para promover a inclusão produtiva do jovem fluminense no mercado de trabalho. O objetivo é trazer cada vez mais soluções para os jovens do Estado do Rio”, afirma o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa ajudando a inserir os jovens formados no mercado de trabalho.

 
"Para nós é muito importante ter essa iniciativa em nosso estado. Gerar emprego e renda é a prioridade do governador Cláudio Castro. Daí a importância de aumentar a empregabilidade. Queremos capacitar cada vez mais jovens e trazer competitividade ao mercado de trabalho fluminense", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Cássio Coelho.

  
A iniciativa conta com a parceria da Procter&Gamble (P&G), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (SEDEERI) e da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN RJ).

 

“Nosso objetivo com a parceria com o PROA é fomentar o mercado de trabalho para os jovens, promovendo a inclusão produtiva. Centenas de jovens serão conduzidos às vagas em empresas parceiras do PROA em municípios do Estado e na própria P&G”, finaliza André Felicíssimo, presidente da P&G no Brasil.


Inscrições e informações: 
http://www.proa.org.br

 

 

 


Serviço:

- Ter entre 17 e 22 anos;

- Morar no Estado do Rio de Janeiro;

- Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.

Inscrições: até 12 de dezembro

Início das aulas: 16 de janeiro de 2023

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.proa.org.br

 

Comentários