(5 a 20/11) "Do Céu Ultramarino " celebra 25 anos do Núcleo Fu Bu Myo In - online

 

Núcleo Fu Bu Myo In celebra 25 anos de trajetória com dois espetáculos online


Durante três finais de semana do mês de novembro, a partir do dia 5, o núcleo artístico apresenta criações de Toshi Tanaka e Ciça Ohno, transformadas em videodança por André Menezes, e exibidas online através do link: linktr.ee/JardimdosVento

“Quando todas as folhas caem II”, de Ciça Ohno.                                       Foto Alberto Lefèvre 

Com o projeto ‘Do céu ultramarino’, o Fu Bu Myo In celebra 25 anos de trajetória, a partir do dia 5 de novembro, com apresentações da primeira obra do núcleo artístico dirigido por Toshi Tanaka e Ciça Ohno – “Kazaori - O vento que tece”, em releitura – e da última – “Quando todas as folhas caem II” –, além de conversas com os integrantes do grupo, e o lançamento de um webdocumentário. As ações contam com a parceria de André Menezes no vídeo, Alberto Lefèvre na foto, Rafael Miyashiro no design gráfico, Mariana Resende na luz, e serão transmitidas online com reserva de ingressos gratuitos no link: https://linktr.ee/JardimdosVentos

Continuidade da obra de Ciça Ohno de 2021, “Quando todas as folhas caem II” dirige o olhar para o conceito de impermanência, associado às mudanças das estações do ano no corpo. A partir dos haicais relacionados com o céu, contidos no livro homônimo da artista, surgem as caligrafias sho, os figurinos, os estados do corpo, movimento e voz. Serão três apresentações: estreia no sábado, dia 5/11, às 20h, e no domingo, dia 6/11, acontecem duas transmissões: às 8h da manhã, pensando em contemplar públicos de outros cantos do mundo, e às 16h, esta última seguida de conversa sobre o processo de criação da obra, a partir das 17h.

Em “Kazaori - O vento que tece”, Toshi Tanaka presta homenagem a Yoko Muronoi (1958-2017), artista que participou da versão apresentada em 1997. Performance fugaku (fu significa vento, e gaku, caminho de arte),  foi criada a partir das paisagens vivenciadas em viagem de bicicleta pela Eurásia (1986-88), revelando o caminho de crescimento pessoal e a decisão de viver com a própria força. As exibições serão em dois fins de semana consecutivos (12, 13, 19 e 20/11, sábados às 20h, domingos às 8h e 16h). Na última apresentação do dia 20, Toshi recebe o público, através do chat, para conversar sobre o processo de criação e de releitura da obra a partir das práticas do-ho, que busca uma possibilidade de arte do corpo.

O projeto

Dentro do projeto ‘Do céu ultramarino’, foram realizadas três contrapartidas de caráter educativo, disponibilizando ao público o acesso à pesquisa de corpo e criação cênica. Ministrados por Ciça Ohno, o curso “Introdução ao corpo sensível” e a oficina “Corpo sensível e o haicai” contaram com 15 participantes cada, o primeiro em 16 e o segundo em quatro encontros online, e acabou por selecionar três artistas que participaram da criação de “Quando todas as folhas caem II”. A oficina Fugaku, orientada por Toshi Tanaka, também contou com contribuições significativas dos 15 participantes, nos oito encontros realizados online, no processo criativo da releitura de “Kazaori - O vento que tece”.

O projeto entrega ainda o webdocumentário ‘Do céu ultramarino’, que contempla os 25 anos de criações do núcleo Fu Bu Myo In, composto por integrantes com flexibilidade e pluralidade no fazer, mostrando sua pesquisa não limitada ao corpo que dança, mas no corpo que integra nele poesia, escrita, som, espaço, luz, figurino, objetos. Os elementos que compõem a cena (caligrafia sho, figurino, instrumento sonoro) são concebidos e executados pelos próprios artistas a partir do tema e proposta de cada trabalho.

Este projeto foi contemplado no 29º Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal



_______________________________________________________

Serviço

'Do céu ultramarino’ - Fu Bu Myo In - 25 anos de trajetória

"Quando todas as folhas caem II" – dança-haicai de Ciça Ohno

Dias 5 e 6/11 (sábado, 20h; domingo, 8h e 16h)

*Após a exibição de domingo (6/11), Ciça Ohno conversa com o público, pelo chat, sobre sua obra e o processo de criação.

Kazaori - O vento que tece   Toshi Tanaka

Dias 12, 13, 19 e 20/11 (sábados, 20h, domingos 8h e 16h)

*após a exibição de domingo (20/11), Toshi Tanaka conversa com o público, pelo chat, sobre seu processo de criação e práticas do-ho.

Acesso:  linktr.ee/JardimdosVentos

Grátis

 

Ficha técnica

núcleo Fu Bu Myo In Toshi Tanaka e Ciça Ohno  

concepção, haicai, caligrafia sho, cerâmicas, figurino, performance, coordenação e produção geral Ciça Ohno

criação do espaço, iluminação, figurino, tradução em japonês, orientação corporal e performance Toshi Tanaka   

participação especial Claudia Piassi, Karina Nakahara e Laura Arantes

vídeo André Menezes  

operação de luz Mariana Resende  

foto Alberto Lefèvre 

design gráfico Rafael Miyashiro

assessoria de imprensa Elaine Calux

espaço Casa do Vento - Brasil

Comentários