Zé Guilherme apresenta show ZÉ no Cabaret da Cecília dia 15 de outubr

 Dando continuidade ao lançamento do EP , o cantor e compositor Zé Guilherme apresenta-se no Cabaret da Cecília, no dia 15 de outubro (sábado, às 23h). Intimista, o show tem participação do músico Victor Mendes ao violão.

 

 é um trabalho autoral que chegou às plataformas em novembro de 2021, sendo o primeiro EP da carreira de Zé Guilherme, que já lançou quatro discos e quatro singles no mercado fonográfico.

 

Formado por composições que vão do pop ao maracatu, passando pelo samba e pelo xote,  é formado por: “Meu Querer” (xote que remete à sua raiz cultural nordestina); “Ao Vento” (Z.G. e Edson Penha - um aconchegante xote marcado por bela melodia e sonoridade envolvente); “Esperar” (Flakes e Z.G., samba com contornos de nostalgia); “O Desejo de Voar” (samba-canção com poema de Rico Ayade musicado por Zé Guilherme) e “Vento-Criança” (Z.G. e Hang Ferrero, maracatu em clima de ciranda com participação especial de Luana Mascari na gravação).

 

No show, Zé Guilherme interpreta faixas do EP e canções de outros autores que dialogam com o trabalho, sobre as quais ele afirma: “Sempre tive vontade de cantá-las e aqui o faço em tom confessional”. Trata-se de “Blues da Piedade” (Frejat), “Perto Demais de Deus” (Chico César), “Tua Cantiga” (Chico Buarque e Cristóvão da S. Bastos Filho), “Era pra Ser” (Adriana Calcanhoto), “Adeus, Obrigado e Disponha” (PC Silva) e “Quando Fecho os Olhos” (Carlos Rennó), além de “Cesta Básica” (Cezinha Oliveira), gravada em seu disco Alumia.

 

O EP  - produzido por Cezinha Oliveira - traduz bem a trajetória de Zé Guilherme, desde Recipiente, CD que o lançou como intérprete, em 2000, até Alumia, que o consolidou como compositor, em 2018. “ZÉ brotou como ‘resistência ao confinamento’, resultou do processo criativo em que mergulhei, nos anos de 2020 e 2021, confinado durante a pandemia”, comenta o artista, que dedicou-se às composições, cultivou parcerias nas relações online e lançou três singles (compilados no EP). “ representa minha busca pela criatividade, minha luta contra a inércia. O trabalho musical foi intenso e, cada vez mais, sentia-me espelhado nele. Foi quando brotou a ideia de lançar o EP, que representa esse momento, descolado de estereótipos”, revela Zé Guilherme.




 

SERVIÇO

 

Show: Zé Guilherme

Quando: 15 de outubro de 2022 - Sábado, às 23h

Local: Cabaret da Cecília

Rua Fortunato, 35 - Santa Cecília. SP/SP | @cabaretdacecília

Ingressos: R$ 20,00

Horário de abertura da Casa: às 20h

Classificação: 18 anos. Duração: 1h. Capacidade: 80 lugares.

 

Facebook: @oficialzeguilherme | Twitter: @zeguilhermeofic

YouTube: Zé Guilherme Oficial | Instagram: @zeguilhermeoficial

 

 

Zé Guilherme www.zeguilherme.com.br

 

Com mais de 20 anos de carreira e quatro discos lançados, Zé Guilherme é cearense de Juazeiro do Norte, radicado em São Paulo. Seu primeiro CD, Recipiente (Lua Discos), foi lançado em 2000, com produção musical e arranjos de Swami Jr, apresentado em unidades do Sesc, CCSP e em outros espaços da cidade. Sua interpretação para “Mosquito Elétrico” (Carlos Careqa) foi incluída na coletânea Brazil Lounge: New Electro-ambient Rhythms from Brazil, da gravadora portuguesa Música Alternativa. O segundo disco, Tempo ao Tempo (Lua Music), veio em 2006com produção musical e arranjos de Serginho R.. Zé Guilherme assina direção artística, concepção e coprodução, esta em parceria com Marcelo Quintanilha. Em 2015, entrou em cena com um tributo ao centenário de nascimento do ‘Cantor das Multidões’, um primoroso trabalho de resgate e releitura de sua obra: Abre a Janela - Zé Guilherme Canta Orlando Silva, que tem arranjos e produção de Cezinha Oliveira, ao lado de Zé Guilherme na direção artística e concepção.

 

O disco Alumia, de 2018, revela sua faceta de compositor em repertório predominantemente autoral e marca os 20 anos do primeiro show que apresentou em São Paulo (Clandestino). O CD foi concebido e dirigido pelo artista e, assim como no anterior, Cezinha aparece como produtor e arranjador. O lançamento foi antecipado pelo single da canção-título (autoral) que, em 2020, ganhou a versão Alumia - Remix, rearranjada por Waldo Squash (Uaná System) com sotaque paraense do carimbó eletrônico. Em 2021, Zé Guilherme lançou os singles autorais Meu Querer e Ao Vento (Z.G. e Edson Penha) que foram compilados em , seu primeiro EP, lançado em novembro de 2021.

 

O intérprete também fez participação especial no CD de Cezinha Oliveira (homônimo, 2003); no disco São Paulo e a Lua - 450 Anos (Lua Discos, 2004), na faixa “Tema de São Paulo / Amanhecendo”; e no álbum Com os Dentes - Poesias Musicadas (2007), de Reynaldo Bessa, gravado ao vivo. Em junho de 2020, Zé Guilherme iniciou o projeto EntreMeios pelo Instagram, que recebeu mais de 40 artistas e profissionais de várias áreas para discutir e abordar temas diversos.

Comentários