Terceira etapa do projeto “Leituras da Dança”, do Caleidos, apresenta o espetáculo “A Viajante” para 400 professores de São Paulo



“A Viajante” é um solo de dança de dança contemporânea que aborda questões da construção do feminino nos processos coloniais e decoloniais que atravessam as vidas das mulheres contemporâneas.


No mês de novembro, o Caleidos Cia. de  Dança dá prosseguimento à terceira etapa do projeto “Leituras da Dança”, que vai contemplar 10 apresentações do espetáculo “A Viajante” para gestores e professores da Rede Pública de Ensino de São Paulo.

O projeto “Leituras da Dança” visa à formação de leitores e apreciadores da dança em diálogo com processos de ensino e aprendizado. Lança pontes entre a apreciação da dança e ações formativas para professores e gestores de escolas públicas. Também visa à formação de público para a dança, integrando a apreciação e a frequentação da arte às propostas curriculares das escolas. Para tanto, trará apresentações de espetáculos, atividades formativas e confecção/distribuição de material didático.

Em São Paulo, o projeto inicia com uma ação formativa no dia 04 de novembro, que contará com a participação de gestores da Educação do município. O projeto prevê 11 apresentações ao vivo (telepresenciais) pelo ZOOM do espetáculo “A Viajante”, do Caleidos Cia de Dança sendo que, além da primeira apresentação seguida de ação formativa para gestores, estão previstas mais 10 apresentações para professores da rede do município, contemplando cerca de 400 professores. O espetáculo “A Viajante” será apresentado de 05 a 30 de novembro.

"A Viajante" é um espetáculo telepresencial do Caleidos Cia de Dança que conversa, a partir da dança e da oralidade, sobre a viagem de “jovens portuguesas casadoiras” para o Brasil no século XVI como um processo de colonização da condição feminina e branqueamento do povo brasileiro. As histórias dessas jovens, também chamadas de “órfãs da rainha”, são cruzadas em diferentes versões que dialogam com vidas de mulheres no Brasil contemporâneo.

Sobre o Leituras da Dança
Concebido e realizado pelo Instituto Caleidos e pelo Caleidos Cia junto a escolas públicas, o Projeto Leituras da Dança é um desenvolvimento do Projeto Dança Escola que, desde 1998, busca integrar à ação artística atividades de cunho formativo junto a gestores, professores e estudantes.

A primeira versão de Leituras da Dança foi realizada em 2010, quando o Caleidos  Cia de Dança foi contemplado pelo ProAC Difusão Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tendo atingido cerca de 70 professores e 600 crianças de Educação Infantil da cidade de São Paulo. O projeto foi também desenvolvido a partir de plataformas de financiamento coletivo no ano de 2013. Em 2022, por meio de emendas parlamentares, o projeto já foi realizado pelo ProAC Expresso Lei Aldir Blanc, tendo atingido 366 professores e gestores da Rede Municipal de Caieiras e está em sua segunda etapa realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo junto à rede municipal de ensino da capital

A primeira ação com professores e  gestores da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo foi realizada nos meses de abril e maio deste ano.





Sobre o Caleidos
O Instituto Caleidos foi criado no ano de 2007 e atua no fomento à iniciação, apreciação, reflexão, pesquisa e criação das artes do corpo e da palavra, seja na atuação artística (espetáculos e produções), seja na atuação educativa (cursos, eventos e assessorias). Em seus projetos e atividades o Instituto Caleidos desenvolve propostas com exclusividade a partir da Proposta Pedagógica da Arte no Contexto, fomentando e difundindo espetáculos de diferentes companhias de dança e de teatro, shows musicais, seminários, cursos e publicações que possibilitam o acesso, difusão e ampliação de conceitos em torno da arte e da educação contemporâneas.


Serviço:
Projeto Leituras da Dança
Caleidos Cia. de Dança

Apresentações do espetáculo “A Viajante” para gestores e professores da rede pública de São Paulo.
Estreia e abertura: Ação formativa dia 04 de novembro, sexta-feira, às 19h30. Apresentações de espetáculos/temporada para aproximadamente 400 professores de 05 a 30 de novembro.
Informações e Inscrições
devem ser feitas por escola (coordenador/diretora), link do formulário no site
www.institutocaleidos.com  -  PROJETO LEITURAS DA DANÇA



Ficha Técnica
Caleidos Cia. de Dança
Direção e concepção: Isabel Marques
Codireção, concepção e dramaturgia: Fábio Brazil
Intérprete criadora: Renata Baima
Música original: Jogus Oliveira
Assistentes de produção: Michelle Dionisio, Talita Neves

Comentários