SLAM SP ocupa Biblioteca Mário de Andrade

 Campeonato paulista de batalha de poesia acontece dias 20 a 23 de outubro, no centro de São Paulo; mais de 40 comunidades de slam participam do evento, que vale vaga para o SLAM BR; Depois de tempos de isolamento e duas edições on-line, o maior campeonato estadual do Brasil e um dos maiores da América Latina está de volta em formato presencial, com entrada é gratuita.


Depois de uma versão virtual, o SLAM SP - Campeonato Paulista de Poesia Falada retoma o presencial. O primeiro campeonato estadual de poetry slam do Brasil acontece de 20 a 23 de outubro de 2022, na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 - Centro SP). A entrada é gratuita.

 

Poetry slams são batalhas de poesia falada que acontecem em comunidades ao redor do mundo. No Brasil, elas chegaram em 2008 e se alastraram por todo país, principalmente entre o público jovem e periférico. Organizado e apresentado pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, o SLAM SP reúne poetas de slams da Capital, Grande SP, Interior e Litoral em quatro dias de muita emoção e poesia na disputa pelo título estadual.

 

Participam 44 poetas de slams do estado São Paulo. Cinco poetas se classificarão para o campeonato brasileiro de poesia falada – o SLAM BR que este ano pela primeira vez será sediado no Rio de Janeiro. O campeonato nacional garante vaga para a Copa América de poesia falada - o Abya Yala Poetry Slam - que por sua vez valerá vaga para o WPSC- Campeonato Mundial de Poetry Slam que será sediado no Brasil em 2023.

 

“Depois de duas edições on-line, é a chance de termos contato com o público paulista, em um local diferente (Biblioteca Mário de Andrade), que celebra a literatura bem no centro de São Paulo. Este ano temos dezenas de competidores de todo o estado de São Paulo e vamos mostrar a riqueza da diversidade de estilos e de temas”, fala Roberta Estrela D’alva, a responsável por trazer o slam ao Brasil.

 

Uma das características do SLAM e que garante grande interação é que quem assiste é o júri das batalhas. Pessoas escolhidas entre o público atribuem notas após cada poema. Depois que a nota mais alta e a mais baixa são retiradas, o competidor que conseguir a pontuação mais alta é o escolhido para a próxima etapa. É o público quem decide.

 

SLAM SP 2022

O Slam SP 2022 acontecerá em 3 etapas: classificatórias, semifinais e final.

 

Nos dias 20 e 21 de outubro, a partir das 18h, acontecem as classificatórias, em duas rodadas com quatro chaves de 9 slammers e uma chave com 8 slammers. Es 3 poetas que tiverem a melhor pontuação total de cada chave se classificam para a semifinais, que acontecem no sábado, 22/10, a partir das 16h.

 

No domingo (23/10), às 17h, acontece a grande final com seis poetas (1º e 2º lugares das Semifinais 1, 2 e 3) e os cinco com maior pontuação têm a vaga no SLAM BR 2022.

 

Nascido em 2012, o SLAM SP - Campeonato Paulista de Poesia Falada é o primeiro campeonato estadual de poetry slam do Brasil. O Slam BR vale vaga para a Copa América de poesia falada - o Abya Yala Poetry Slam - que por sua vez valerá vaga para o WPSC- Campeonato Mundial de Poetry Slam que será sediado no Brasil em 2023.

 

O SLAM SP é apresentado pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Formado por Claudia Schapira, Eugênio Lima, Luaa Gabanini e Roberta Estrela D'Alva, o coletivo pesquisa a linguagem e o diálogo entre a cultura hip-hop e o teatro épico.

 

As batalhas de poesia falada surgiram nos anos 1980, nos EUA, com a ideia de democratizar a poesia. O ponto de partida é um jogo cênico onde a torcida, a emoção e o senso de participação fazem parte do encontro. É o casamento do texto com a habilidade de apresentá-lo no palco, que tem o público como jurado. As batalhas retratam dramas cotidianos, como a homofobia, o racismo, o machismo, preconceito, a violência, entre outros temas. Nelas, os poetas devem ler ou apenas recitar, sem acompanhamento musical, poesias autorais.

Participantes do SLAM SP 2022:

Zap! Slam [King Abraba]

Slam da Guilhermina

Slam do 13 [Ingrid Martins]

Slam 13zinho [Tawane Theodoro]

Batalha do CRedoOO!!! [Zumbi RZ]

Slam Bzola

Copa Slam

Slam Capão [Alexandre Catarino]

Slam Coragem

Slam do Cordel [Pérola Negra]

Slam da Liga [Thiago Peixoto]

Slam da Norte [Dariel Costa]

Slam da Roça CONPOEMA [D.John]

Slam das Minas - SP

Slam Delas [Nicole Amaral]

Slam do Bronx [Apêagá]

Slam do Corpo [Edinho Santos e Paloma]

Slam do Corre

Slam do Grajau [Poeta Márcio Ricardo]

Slam do Peixe Podre

Slam do Prego

Slam do Real [Pow Litera Rua]

Slam do Taboão

Slam do Verso

Slam Emancipado [Mamba Negro]

Slam Função [Historiador Johnny]

Slam Independente [Poeta Tairini]

Slam Interuni [Gustavo Arranjus]

Slam Jazz

Slam Marginália

Slam na Bala

Slam Neblina [Poeta CJ]

Slam no Caixote

Slam Pavio Curto [Gustavo Alquimista]

Slam Perplexo [Re Suizu]

Slam Petisco [Igor Roriz]

Slam Racha Coração [Poeta Darla Monique]

Slam Rasta [Monrá]

Slam Resistência [Laura Conceição]

Slam Taca Fogo

Slam Tiquatira [Gui Rodrigues]

Slam USPerifa [Santos Drummond]

Slam AbreCaminhos

Slam Oz [Poeta Naia Curumim]




Ficha Técnica:

Roberta Estrela D’Alva: Direção geral, idealização, produção e apresentação.

Eugênio Lima: Apresentação e DJ

Luaa Gabanini: Apresentação, DJ e contadora de notas

Claudia Schapira: Apresentação, produção de jurades e contadora de notas

Mariza Dantas: Direção de Produção, receptivo e administração financeira

Layla Medeiros: Produção Executiva

Lucas Afonso: Conteúdo Digital

Intérprete Libras: Erika Mota e equipe

Programação Visual: Murilo Thaveira

Fotógrafo: Sérgio Silva

Registro em Vídeo: Taurina Filmes - Vic von Poser

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques, Carol Zeferino e Dani Valério.
 

SERVIÇO

SLAM SP 2022

Data: 20 a 23 de outubro de 2022

Local: Biblioteca Mário de Andrade

End.: Rua da Consolação, 94 - Centro SP

Gratuito

Todas as atividades acessíveis em LIBRAS

 

Comentários