Shows para crianças - outubro no CEUs

 


O projeto Arte Educar, idealizado pela Pôr do Som Produções, dá continuidade à série eventos culturais gratuitos em espaços culturais e escolas públicas da periferia de São Paulo. Em outubro, a programação - destinada a alunos da educação infantil, do ensino fundamental e médio, bem como seus familiares e à comunidade - foi elaborada para integrar as festividades do Mês da Criança.

 

As atrações de outubro são: Cia Cabelo de Maria e o Grupo Pé de Vento (4/10, às 10h30 e 14h30) no CEU Meninos; Oficina de Danças Brasileiras e Brincadeiras Populares com Aline Fernandes e Júlia Coelho e Brasileirinhos - Música para os Bichos do Brasil (11/10, às 10h e 14h), no CEU Inácio MonteiroCris Barulhins (14/10, às 10h), no CEU GuarapirangaGirasonhos e Inimar Reis (18/10, às 10h e 14h) no CEU Capão RedondoGirasonhos Pequeno Coração Caipira (19/10, às 10h e 15h) no CEU Butantã; e Cris Barulins e Luana Bayô (20/10, às 10h e 14h30) no CEU Campo Limpo.

 

Iniciado em setembro, o Arte Educar é formado por São 30 espetáculos presenciais - shows musicais infantis, contação de histórias, teatro de bonecos e mamulengos, cantigas de roda, literatura popular e manifestações populares - e 6 oficinas sobre cultura popular brasileira que estimulam a criatividade e a imaginação, além de 4 shows online pelo YouTube da Pôr do Som. Em novembro, a programação será alinhada ao Mês da Consciência Negra.


Os grupos selecionados são reconhecidos pelo trabalho voltado às crianças e aos adolescentes com trabalhos de relevância no âmbito da cultura popular, da arte-educação e da diversidade cultural. São artistas que buscam elucidar temas sociais e usam a arte como ferramenta para a transformação da sociedade.

 

Segundo o idealizador e diretor artístico Sergio Mendonça, o Arte Educar tem o objetivo de promover o acesso de todos à cultura popular brasileira (teatro, música, poesia e literatura). “O projeto pretende contemplar um público de mais de 10 mil pessoas, principalmente na faixa etária entre 2 e 15 anos, além das comunidades ao redor das instituições, familiares, professores e funcionários das escolas e espaços culturais”. Ele comenta sobre a cidade de São Paulo oferecer uma infinidade de opções culturais que, na maioria das vezes, não chegam às crianças e aos jovens das da periferia. “É nesse ponto que o Arte Educar se impõe com uma iniciativa plural, levando cultura, lazer e conhecimento para seus próprios territórios”.

 

Esse projeto é realizado por meio do Pro-Mac, Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com patrocínio da Meta.

 

FICHA TÉCNICA | Arte Educar - Idealização: Pôr do Som Produções. Produção executiva: Sérgio Mendonça. Direção de produção: Leonardo Escobar. Direção artística: Sérgio Mendonça. Projeto gráfico e comunicação: Patrick Karassawa. Assistência de produção: José Marcos e Igor Pires Bueno. Direção de arte e cenografia: Iva Pinheiro. Engenharia de som: Rodrigo Carraro e Gustavo do Valle. Vídeos: Estúdio 185. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Realização: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo - Pro-Mac. Patrocínio: Meta.

 




Programação | Outubro

Grátis. Duração: 60 minutos.  Classificação: Livre para todos os públicos.

 

04 de Outubro - Segunda-feira

CEU Meninos

10h30 - Show: Cia Cabelo de Maria - em Ping Pong 

14h30 - Grupo Pé de Vento

Rua Barbinos, 111 - São João Clímaco. SP. Tel: (11) 2945-2543

 

11 de Outubro - Terça-feira

CEU Inácio Monteiro

10h - Oficina: Danças Brasileiras e Brincadeiras Populares - Aline Fernandes e Júlia Coelho

14h - Show: Brasileirinhos - Música para os Bichos do Brasil

 Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n - Guaianases. SP. Tel: (11) 2518-9000

 

14 de Outubro - Sexta-feira

CEU Guarapiranga

10h - Show: Cris Barulins - em Planeta Peteca

Estrada da Baronesa, 1120 - Parque Bologne. SP. Tel: (11) 3397-9550

 

18 de Outubro - Terça-feira

CEU Capão Redondo

10h - Show: Girasonhos - em Canta Girasonhos

14h – Show: Inimar dos Reis - em Criança da Terra

Rua Daniel Gran, s/n - Jardim Modelo. SP. Tel: (11) 5873-8067

 

19 de Outubro - Quarta-feira

CEU Butantã

10h - Show: Girasonhos - em Canta Girasonhos

15h - Show: Pequeno Coração Caipira - em Caipira Caiçara

Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 - Jd. Esmeralda. SP/SP. Tel: (11) 3732-4550.

 

20 de Outubro - Quinta-feira

CEU Campo Limpo

10h - Show: Cris Barulins - em Planeta Peteca

14h30 - Show: Luana Bayô – em Cantos do Fogaréu

Av. Carlos Lacerda, 678 – Pirajussara. SP. Tel: (11) 5843-4800 

 

As atrações de novembro serão divulgadas, oportunamente.

 

SINOPSES

 

Cia Cabelo de Maria - Ping Pong

Renata Mattar e Gustavo Finkler têm uma longa estrada permeada de trabalhos voltados ao público infantil. Renata atuou no grupo Palavra Cantada (SP) e Gustavo é fundador do grupo Cuidado Que Mancha (RS). Desde 2007, unidos na Cia Cabelo de Maria, criaram diversos espetáculos (São João do CarneirinhoOrquestra Poin e outros). No espetáculo Ping Pong, misturam vários ritmos e estilos da música regional com o realismo fantástico, o folclore brasileiro e o humor.

 

Brasileirinhos - Música para os Bichos do Brasil

O show Brasileirinhos, Música para os Bichos do Brasil é uma apresentação musical para crianças com canções que contam curiosidades sobre animais da fauna brasileira que correm risco de extinção, sempre com leveza e bom humor, procurando cativar as crianças com a graça dos poemas cantados despertando assim sua curiosidade. O músico Paulo Bira e sua banda trazem canções que contam também curiosidades sobre animais da fauna brasileira que correm risco de extinção, sempre com leveza e bom humor, procurando cativar as crianças com a graça dos poemas cantados despertando assim sua curiosidade. Todas as composições têm letra de Lalau e música de Paulo Bira. 

 

Cris Barulins - Planeta Peteca

Show musical para a primeira infância, no qual a artista Cris Barulins se apresenta acompanhada por três músicos. O repertório em muito se assemelha ao do CD Planeta Peteca, lançado em 2018. Cris e sua banda apresentam as canções com propostas de brincadeiras para cada tema, provocando a alegria do público pela música lúdica e de qualidade, propondo a todos dançar e se divertir. O show resulta da pesquisa de repertório de canções da tradição oral, da cultura musical popular brasileira em suas diversas regiões, assim como canções autorais elaboradas a partir do estudo da musicalidade contemporânea e dos clássicos infantis. A banda se destaca pelos belos arranjos com sanfona e violão, por uso de pedais eletrônicos e diversos instrumentos de percussão, como o ngongoma, uma “kalimba gigante” da Guiné Konacri. O show Planeta Peteca já foi realizado no Teatro Viradalata e Teatro J.Safra, e adaptado às áreas de convivência do Sesc (São José dos Campos, São Carlos, Sorocaba e Osasco) e à casas de shows como Bona, Casa Manual e JazzB.




 

Pequeno Coração Caipira - Caipira Caiçara

Grupo de artistas que tem um reconhecido trabalho prestado à produção cultural para crianças, bem como para a cena musical e teatral. Em Caipira Caiçara os artistas celebram a cultura tradicional caipira, fugindo de estereótipos e rótulos, por meio de canções, causos, modinhas, adivinhas, simpatias e trava-línguas em uma apresentação repleta de humor e poesia. O espetáculo propicia um mergulho nesse universo tão presente no cotidiano de muitos e na formação da identidade cultural do nosso povo em momentos ímpares de humor, encantamento e brasilidade.

 

Grupo Pé de Vento

O grupo Pé de Vento realiza um trabalho musical para o público infantil e infanto-juvenil, cuja linguagem é inspirada na diversidade de gêneros regionais da cultura popular brasileira. Entre eles: baião, coco, batuque, cacuriá, Bumba Meu Boi e jongo. O repertório é formado por composições autorais e cantigas de domínio público.

 

Girasonhos - Canta Girasonhos

O Grupo Girasonhos foi criado, em 1995, pelo contador de histórias Giba Pedroza, o violonista Léo Doktorczyk e o percussionista Fernando Boi. De fato, começou a realizar as primeiras apresentações em 1989, nas areias da Praia de Boiçucanga. Foi essa paisagem do litoral norte do estado de São Paulo e a música “Estrela do Mar” (Marino Pinto e Paulo Soledade) que inspirou a criação de uma das histórias que compõem o repertório do espetáculo: “Pequenino Grão de Areia”. As pesquisas literárias e musicais e os arranjos são executadas pelos integrantes do grupo que, eventualmente, conta com participação de músicos e artistas convidados que colaboram tanto na atuação como na elaboração dos espetáculos.

 

Inimar dos Reis - Criança da Terra

Inimar é cantor, compositor, ator e pesquisador de folclore. Natural de Jequitinhonha/MG, iniciou a carreira no circo e teatro, participou de vários encontros culturais e festivais de música, atuou em cinema e fez apresentações em TV. É artista e produtor do Grupo Folias e Folguedos e do projeto Casa do Folião em Cotia e autor do livro-CD Folias e Folguedos do Brasil. As manifestações de cultura espontânea, músicas, danças e brincadeiras presentes na infância de crianças do mundo inteiro é mote do espetáculo. “A música é para a criança algo que ela encontra dentro de si mesma, e expressa através dos movimentos que consegue realizar, resultando em espontaneidade rítmica e percepção auditiva e gestual. Lembrando que a tarefa mais importante da criança é brincar. A música infantil é uma música para ser brincada, dançada, divertida. Viva a infância!”, comenta Inimar.

 

Luana Bayô - Cantos do Fogaréu

Luana Bayô é cantora, compositora e educadora paulistana. Dona de uma voz grave, potente e marcante, seu trabalho é fortemente marcado pela presença da música negra em diáspora. Realiza um forte trabalho na cultura popular brasileira apresentando ritmos como vissungos, sambas e jongos.

 

Oficina | Danças Brasileiras e Brincadeiras Populares - Aline Fernandes e Júlia Coelho

A oficina apresenta diversas danças brasileiras e brincadeiras como cacuriá, samba de roda, coco de roda, frevo, maculelê, ciranda, brincadeiras de roda, jongo e outros ritmos populares brasileiros. Compreendendo a cultura popular como um conjunto de atividades que envolvem dança, canto, música e trabalho manual, ao atividade aborda essas linguagem buscando ampliar a experiência cultural e artística dos participantes. Aline Fernandes é produtora cultural, dançarina e cantora. Atua na pesquisa e difusão de gêneros tradicionais brasileiros (Ponto Br, Acervo Maracá, Ana Maria Carvalho e os documentários Pedra da Memória e Guriatã). É assistente de direção do grupo Água de Menino (sobre danças tradicionais baianas, orientação de Mestre Kenura), Idealizou e integrou o coletivo Na Trilha do Tambor (sobre o tambor de crioula maranhense), integrou o Grupo Cupuaçu de Danças Brasileiras, é fundadora da Igarapé Cultura e Arte, produtora que realiza a Mostra Elas Em Cena e o documentário Mestre Kenura: a roda é universoJúlia Coelho é graduanda em pedagogia pelo Instituto Singularidades. Atua como artista educadora infantil, pesquisando as manifestações da cultura popular brasileira com foco na representatividade e diversidade cultural dos povos de tradição afro indígenas.  Integra o Grupo Cupuaçu Danças Brasileiras, desde a infância (pesquisa, prática e difusão das tradições populares maranhenses). É integrante e assistente de produção da Cia. da Lira com a qual realiza apresentações, oficinas e atividades em artes integradas para o público geral.

 

Comentários