Projeto de dança realiza apresentações em estações de trem da SuperVia

 

Performance das bailarinas Luna Leal e Júlia Fernandez na plataforma da SuperVia.

Foto: Diego Lima 

O “Central Deriva” propõe reflexões sobre o corpo e o espaço para moradores da região metropolitana do Rio em oito apresentações



“Central Deriva” é um trabalho de performances de dança contemporânea com as bailarinas Luna Leal e Júlia Fernandez com direção geral de Kirce Lima. Serão realizadas oito apresentações em sete estações da rede SuperVia, a partir do dia 03 de novembro. As estações são: Belford Roxo, Duque de Caxias, Saracuruna, Engenho de Dentro, Marechal Hermes, Japeri, e Central do Brasil (2 apresentações). Com a duração de 30 minutos as performances acontecem uma vez em cada estação. O projeto foi selecionado no Edital Retomada Cultural RJ 2 e tem o apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.


As estações de trem recebem cerca de 700 mil passageiros por dia. Inserir a dança nesse espaço é um dos propósitos desse trabalho: acessibilizar a democratização da cultura fora do contexto dos teatros. Luna e Júlia tem como objetivo a repercussão de interrogações sobre os temas: mobilidade urbana, paisagens invisibilizadas e arquitetura. O projeto chama atenção também para a distribuição dos espaços de arte e cultura e quem os frequenta. Existem inúmeras potências poéticas presentes no espaço cotidiano, neste sentido, Central Deriva convida os olhares para a beleza das linhas de trem, o tempo suspenso na espera pelo transporte e os deslocamentos sempre atravessados pelas histórias de cada lugar.

 

Dentre o público a ser alcançado estão estudantes, trabalhadores formais e informais, famílias, mulheres, jovens, negros, LGBTQIAP+ e toda população que reside na região metropolitana e acessa os trens como meio de transporte principal. 

 

As oito apresentações serão filmadas na íntegra para serem veiculadas em plataformas digitais. Como parte do processo artístico da dupla, será realizado um vídeo dança. As gravações irão possuir audiodescrição para auxiliar os portadores de deficiência visual.





Serviço:

 

Quinta 3/11- Central do Brasil- 11h

Sexta 4/11- Belford Roxo - 14h

Segunda 7/11- Duque de Caxias - 11h

Terça 8/11- Saracuruna - 11h

Quarta 9/11- Engenho de dentro - 14h

Quinta 10/11- Marechal - 14h

Sexta 11/11- Japeri - 11h

Sábado 12/11- Central do Brasil - 14h



Ficha técnica 


Idealização e bailarinas: Júlia Fernandez e Luna Leal

Direção Geral: Kirce Lima (eLabore.Kom)

Direção Produção: Fábio França 

Preparadora: Dandara Patroclo

Figurinista: Alice Cruz 

Trilha Sonora: Lucas Torres

Audiodescritora: Nara Monteiro 

Fotógrafa: Natália Anjos 

Operador de Câmera: Diego Lima e Paulo China

Operador de Áudio: Thiago DiDeus 

Produção Executiva: Ruan Paixão 

Assistente de Produção: Celso Oliveira

Assistente de Projetos: Jacqueline da Silva

Designer Gráfico: Vagner do Nascimento

Gestão de Mídias Sociais: Marcela Cavalcanti

Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa

 

Comentários