Patrimônio Histórico de Santo André recebe programação especial no mês das crianças e do Fanzine

 Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes tem programação especial no mês das crianças

 


Reinaugurado em 2022, o espaço cultural e patrimônio histórico de Santo André, promove uma programação especial para crianças e famílias, com oficinas, apresentações com premiados grupos de teatro, circo, música, dança e outros eventos como a Fanzinada, que celebra o Dia Nacional do Fanzine.  

 

Patrimônio Histórico de Santo André recebe programação especial no mês das crianças e do Fanzine

 

No mês de outubro de 2022, o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, patrimônio histórico de Santo André que após um processo de restauração foi reaberto ao público como o novo espaço cultural da cidade, promove uma programação especial para toda a família. No mês em que se comemora o Dia das Crianças e o Dia Nacional do Fanzine, serão realizadas diversas atividades culturais gratuitas, para o público de todas as idades.

 

A programação infantil começa no 04 de outubro, com a oficina “Música Atualizada” (@musica_atualizada) que vai até o dia 15, aproximando crianças e jovens de 06 a 17 anos do universo da música, envolvendo dança e teatro. A vivência estuda a música brasileira usando tecnologia de jogos eletrônicos, instrumentos de percussão reciclados e a livre expressão artística. A coordenação é de Lídia Codo (musicista e professora), Angela Mendes da Silva (educadora e dançarina), Tito Galembeck (baterista e percussionista) e Paula Lins (educadora musical e musicista). 

 

No dia 14 de outubro (sexta-feira), às 14h, a Trupe DuNavô (@trupedunavo) apresenta “O Livro do Mundo Inteiro”, espetáculo de improviso onde palhaços chegam para brincar de criar histórias que serão registradas em um livro fantástico. Este livro muito diferente é composto por relatos, memórias e invenções de todas as pessoas do mundo. Mas para inventar a nova história, que será encenada ao vivo, essa trupe precisará da ajuda das crianças. Para participar, basta usar a imaginação e se aventurar nessa criação coletiva em uma experiência divertida de descobrimentos e muitas gargalhadas.

 

No sábado, 15 de outubro, 15h, o Núcleo VRAAA (@gritevraaa), que tem entre os integrantes a andreense Denise Guilherme, une artes cênicas, visuais e performativas para extrapolar o lugar da chamada cultura de infância, convidando crianças e adultos a se aventurarem em uma imensa brincadeira de vestir e não se comportar. Com uma criatura gigante, com 10 metros de comprimento, deitada no meio da rua, a intervenção VRAAA surpreende o público com objetos mirabolantes que saem de dentro deste enorme boneco, juntando mais gente que vai virar criatura e dançar em festa.

 

Dia 16 de outubro (domingo), às 11h, o Grupo Esparrama (@grupoesparrama) apresenta “2POR4”, que conta a história de dois palhaços que competem pela regência de um quarteto de cordas, formado por violinos, viola e violoncelo, que executa a trilha sonora ao vivo. Com direção do artista de Santo André, Kleber Brianez, e criado em parceria com a maestrina Ester Freire, o espetáculo propõe a aproximação da criança com o universo da música instrumental, buscando sensibilizá-la para a apreciação da música erudita, a partir de um repertório com cancioneiros folclóricos e obras de Mozart, Beethoven e Vivaldi.

 

No dia 23 de outubro, às 11h, acontece a apresentação da Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa), com regência do maestro Abel Rocha. 




 

No dia 25 de outubro, às 13h00, a Cia. Circo do Asfalto (@circodoasfalto), de Santo André, apresenta o Show da Percha, que recupera a antiga e tradicional técnica circense ‘Percha de Equilíbrio’, uma modalidade pouco praticada em razão de seu alto grau de dificuldade. Neste número de equilíbrio, um é mastro sustentado por um acrobata, enquanto o outro sobe até seu topo e ali apresenta sua destreza. Com números de acrobacia, contorção, malabarismo e, claro, o perfeito domínio da arte da Percha, a Palhaça Francisquinha e o Malabarista Diou divertem o público com desfechos virtuosos e inesperados.

 

Para o público adulto, no dia 01 de outubro de 2022 (sábado), às 19h, acontece a exibição do filme “A viagem de Pedro”. O longa de 2021 com direção de Laís Bodanzky, apresenta um olhar intimista sobre a vida de Dom Pedro, interpretado por Cauã Reymond, e dos eventos históricos que giram em torno do príncipe, tocando em assuntos delicados sobre o imperador do Brasil como sua masculinidade, epilepsia e instabilidade emocional. A classificação indicativa é 14 anos. 

 

Em 06 e 07 de outubro, quinta-feira às 20h, sexta-feira 16h e 20h, a Cia. Estrela D’Alva de Teatro (@ciaestreladalva), grupo de Santo André, apresenta “O Crocodilo”. Adaptação do conto fantástico de Dostoiévski, a peça reflete sobre a ascensão do Capitalismo e o homem como uma vítima deste sistema que o seduz e aprisiona ao mesmo tempo. Nesta metáfora, mesmo devorados pelo crocodilo e tendo suas vidas devastadas, esses homens se satisfazem em viver sendo digeridos por esse animal, em uma nova organização de vida aparentemente satisfatória, porém limitada e castradora. As ações de “O Crocodilo” têm o apoio do Fundo de Cultura (2019) e Secretaria Municipal de Cultura de Santo André.

 

No dia 25 de outubro, de 14h às 17h, acontece a oficina “Jardim em Nós”, coordenada por Sandra Jarra e Carol Stoppa, do meiofio (@meiofio_), coletivo atuante no movimento Yarn Bombing ou bombardeio de fios, que convida pessoas a repensarem espaços, relações de pertencimento e saberes tradicionais através do fazer manual. A oficina ensinará pontos básicos do macramê na construção de um suporte para plantas. Entre cada laçada uma conversa sobre cuidado e memória, em uma roda de esperança e prosperidade. Ao fim cada participante levará seu jardim suspenso com a planta e gestos de carinho. Serão disponibilizadas 20 vagas, incluindo todo o material. Inscrições por ordem de chegada, meia hora antes da atividade. 

 

E no mês em que se comemora o Dia Nacional do Fanzine (12 de outubro), a premiada artista e produtora andreense Thina Curtis, também conhecida como Dona Fanzine, promove a famosa Fanzinada, no dia 29 de outubro, das 12h às 17h. Considerado um dos mais importantes eventos do país e da América Latina no que diz respeito aos fanzines (revistas autorais com as mais diversas linguagens, temas e formatos), nesta edição a Fanzinada ganha um tom celebrativo, reunindo  grandes nomes do Fanzine e Histórias em Quadrinhos. Escritores, quadrinistas, ilustradores e produtores da região e outras cidades, irão expor suas obras e fanzines, em uma grande feira cultural. O evento contará com uma programação infantojuvenil com oficinas de HQs, de Fanzine, além de contação de histórias. 

 

A programação conta ainda com o ensaio aberto do grupo vocal andreense Amídalas Cantantes, com o maestro e idealizador Tato Fischer, nos dias 05, 19 e 26 de outubro, às 15h. No dia 20 de outubro, a partir das 13h acontece o Festival Multicultural. Às 19h, acontece o “Choro Bem Chorado”, uma roda de choro com grupo Tantos 4 divulgando o gênero e resgatando grandes nomes da MPB como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Abel Ferreira, entre outros.

 

No dia 26 de outubro, às 19h, acontece o “Forró pé de Calçada – Cada um Belisca um Pouco”, um encontro de amantes da cultura popular nordestina existente na região do Grande ABC, com objetivo de valorizar o cenário existente do forró pé de serra na região.

 

Até 01 de novembro, terça-feira a sábado, das 11h às 17h, também é possível conferir a exposição inédita “Bazares”, que apresenta uma seleção de fotografias feitas pelo músico, fotógrafo e artista plástico Silvio Piesco em bazares e feiras da Etiópia, Mianmar, Tailândia, China e Tibete. A ação é uma parceria da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André (ELCV) e o Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo (MIS) por meio do Programa Pontos MIS.

 

Informações: https://www.facebook.com/secult.santoandre e www.instagram.com/secult.santoandre/




 

Serviço: Programação de Outubro - Cine Theatro de Variedade Carlos Gomes

Programação gratuita - Sem necessidade de retirada de ingressos 

Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 – Centro - Santo André - SP

 

Exibição do filme “A viagem de Pedro” - Data: 01 de outubro - Horário: às 19h

Drama | Duração: 1h36m| Direção: Laís Bodanzky | Indicação: 14 anos.

 

Oficina Música Atualizada - Datas:  Turma de 06 a 11 anos - 04, 05, 06, 07, 08 e 15 de outubro - Horário: 09h às 11h | Turma de 12 a 17 anos - 08, 11 e 15 de outubro - Horário: 09h às 11h e 13h às 15h

Inscrições no site: https://musicaatualizada.com.br/

 

Espetáculo “O Crocodilo” - Com Cia. Estrela D’Alva de Teatro

Datas: 06 e 07 de outubro de 2022 - Horários: quinta-feira às 20h, sexta-feira 16h e 20h

Duração: 60 minutos | Classificação Indicativa: 12 anos | Teatro adulto

 

Espetáculo “O Livro do Mundo Inteiro” - Com Trupe DuNavô

Data: 14 de outubro - Horário: às 14h - Classificação Livre -  Duração: 45 minutos

 

Intervenção “VRAAA” - Com Núcleo VRAAA 

Data: 15 de outubro - Horário: 15h - Classificação Livre -  Duração: 50 minutos

 

Espetáculo “2POR4” - Com Grupo Esparrama e Quarteto de Cordas

Data: 16 de outubro - Horário: 11h - Classificação Livre - Duração: 60 minutos

 

Ensaio aberto - Amídalas Cantantes - Datas: 05, 19 e 26 de outubro - Horário: às 15h

 

Festival Multicultural - Data: 20 de outubro - Horário: 12h - Classificação Livre

 

“Choro Bem Chorado” - Com Tantos 4 - Data: 20 de outubro - Horário: 19h -  Classificação Livre

 

Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) - Maestro Abel Rocha - Data: 23 de outubro - Horário: 11h 

 

Espetáculo “Show da Percha” - Com Cia. Circo do Asfalto

Data: 25 de outubro de 2022 - Horário: 13h00 - Duração: 50 minutos - Classificação Livre

 

Oficina “Jardim em Nós” - Com coletivo meiofio - Vagas: 20 - Indicação etária: Acima de 14 anos

Data: 25 de outubro de 2022 - Horário: 14h às 17h - Inscrições por ordem de chegada 

 

Encontro “Forró Pé de Calçada - Cada um belisca um pouco” - Data:

...

Comentários