Núcleo Dança Aberta apresenta "Parada Danceability" , dia 29/10, sábado, 15h, na Oficina Oswald de Andrade, com entrada gratuita

 


Performance encerra a 5ª Oficina Danceability e reúne

17 participantes, com e sem deficiência

 O Núcleo Dança Aberta, que em 2022 completa 15 anos de trajetória, realiza no dia 29 de outubro, sábado, às 15h, única apresentação da performance de dança Parada DanceAbility, na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro), em São Paulo (SP).  A entrada é gratuita.

 

O evento marca o encerramento da 5ª Oficina DanceAbility, realizada pelo Núcleo Dança Aberta entre os meses de setembro e outubro deste ano. A prática, que parte do princípio que qualquer corpo pode dançar, busca oferecer a oportunidade a todos os envolvidos, com e sem deficiência, de expressar tudo que trazem em si, criando movimentos que se relacionam de maneira equilibrada.

 Parada DanceAbility é um roteiro coreográfico de percurso pré-estabelecido, que convida o público a acompanhar a evolução de seus 17 dançarinos nos espaços de convívio. O foco aponta para a composição e a relação com a arquitetura do local e as pessoas presentes no momento. Em alguns momentos, conta com acompanhamento musical ao vivo.  

  "Essa é nossa primeira Oficina após a pandemia e é bastante significativo perceber que aos poucos podemos nos relacionar de forma presencial novamente. Há emoção, desafio, e conforto, tudo ao mesmo tempo, enquanto o trabalho nos traz descobertas e pequenas transformações que se tornam gigantes dentro de cada um. A sensação é que o processo não terminará ao final da oficina”, comenta Neca Zarvos, coordenadora pedagógica da Oficina.

 Ela acrescenta que o espetáculo também busca encorajar mais pessoas a se livrarem de padrões e conceitos que as separam. “Queremos mostrar que é possível, muito enriquecedor e mais divertido viver em contato com a diversidade”.

Neste sentido, o grupo de dançarinos contempla pessoas de diferentes faixas etárias, gêneros, raças, corpos, mentes e ocupações, como psicólogos, arte educadores, terapeutas corporais, artistas, professores e assistentes sociais.

 Mais sobre a Oficina

 A 5ª Oficina DanceAbility, gratuita, reuniu dois grupos: o primeiro (Núcleo Didático), foi definido por meio de seleção pública e contemplou pessoas com e sem deficiências, com ou sem experiência em dança, com interesses em áreas diversas (artes, educação, terapias, entre outras) e na abordagem didática do método. Os participantes deste grupo tiveram formação constante e participaram de todos os encontros da Oficina, bissemanais.

 

O segundo (Grupo II) foi formado por pessoas com deficiências e seus acompanhantes, integrantes de ONGs, instituições e grupos inclusivos, esportivos ou artísticos, convidadas pela produção do Núcleo Dança Aberta. Este grupo participou somente do segundo encontro semanal, quando ocorreram aulas abertas de DanceAbility.  

 

A Oficina DanceAbility – 5ª edição é uma realização do Núcleo Dança Aberta, com apoio do ProAC Expresso Direto e patrocínio da White Martins, através do ProAC ICMS.  

 

 Método DanceAbility

É um método de dança que utiliza a improvisação de movimento para promover a expressão e a troca artística entre pessoas com diversas habilidades, idades e origens, com e sem deficiência, que tenham interesse em experimentar seu corpo em movimento e a comunicação que nasce dessa experiência. O método trabalha a capacidade de dançar de cada indivíduo a partir de sua própria presença, da escuta ao outro e da dinâmica e atmosfera criada pelo grupo.

 

Núcleo Dança Aberta

Desde 2008, é formado por Neca Zarvos e Priscila Jorge. Foi fundado em 2007 por Neca, que iniciou na década de 90 um trabalho de aplicação e difusão do método DanceAbility, incluindo a produção da primeira vinda ao Brasil de seu criador Alito Alessi, em 1997, para a realização de workshops e apresentações de sua companhia Joint Forces Dance Company.

 

Além de aulas e participações em festivais, os projetos do Núcleo Dança Aberta incluem:

·         DanceAbility Brasil 2007 (que trouxe novamente Alito para workshops e palestras, a criação de uma intervenção de dança e a montagem do espetáculo Joy Lab Research);

·         Cinco edições da Oficina DanceAbility (2008, 2012, 2014, 2017 e 2022);

·         Ciclo de Palestras e Oficinas de Dança para pessoas com e sem deficiência com artistas convidadas (2014);

·                  Projetos de Circulação do Núcleo Dança Aberta, com palestras e oficinas de DanceAbility para dez cidades do Estado de São Paulo (2016) e retornando com oficinas a seis delas (2019);

·         Cursos do Intensivo DanceAbility (2018 e 2022).

 

5ª Oficina DanceAbility

Realização: Núcleo Dança Aberta
Apoio: ProAC Expresso Direto | Patrocínio: White Martins, através do ProAC ICMS.  

 

PARADA DANCEABILITY

Sábado, 29 de outubro de 2022, 15h. Entrada gratuita

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo – SP

FICHA TÉCNICA

Roteiro Coreográfico:         Neca Zarvos e Priscila Jorge 

Músicos                              Natalia Mallo e Claudio Faria 

 

Dançarinos 

Aline Amâncio de Lima, Andrea Rosana Silva, Bruno Garrote, Carlos Souza da Silva, Cláudia Cristina Rosendo Silva, Cristiane de Jesus Lago, Fernando Falci de Souza, Ivone dos Santos Simplicio, Jeanne Suelem Tavares Nunes, João Paulo Andrade Gomes, Lucineide Tavares de Aguiar, Maria Isabel Orseli Veras, Pedro Falco Marchesoni, Peter dos Santos, Rafael Alberto Barbosa, Sarah Francine Teixeira e Solange Martins.

 

Coordenação Pedagógica: Neca Zarvos 

Coordenação Geral: Priscila Jorge 

Fotografia: Gil Grossi 

Projeto Gráfico: Rica Ramos 

Produção Executiva: Dani Correia 

Realização: Núcleo Dança Aberta 

 


Comentários