Grupo Zumb.boys promove encontros artísticos na laje da casa do diretor Márcio Greyk


 De 22 de outubro a 03 de dezembro de 2022, o Grupo Zumb.boys realiza a temporada “Lá em Casa”, em que propõe encontros entre importantes artistas de diferentes linguagens, para criar e se apresentar em conjunto, exaltando as potências que surgirão a partir dessas trocas. O público poderá assistir as apresentações e participar de bate-papos sobre produção cultural na área da dança. 


Artistas como Silvana de Jesus, Uma Luiza, Maria Fernanda, Emersu Oliveira, Amanda Vital, Pedro Peu, Lilian Martins, Moisés Matos e o trio – Nichollas Maia, Mateus Lima e Matheus Marinho, irão se revezar em duplas tendo a laje do diretor do Grupo Zumb.boys, Márcio Greyk, como espaço de investigação para criar experimentos contidos em suas artes. 


No dia 22 de outubro (sábado), se encontram Silvana de Jesus e Uma Luiza. No dia 04 de novembro (sexta-feira), se encontram Mafê e Emersu Oliveira. Em 05 de novembro (sábado), é a vez de o Trio e Amanda Vital. No sábado, dia 19 de novembro, se encontram Uma Luiza, Mafê e Lilian Martins. E encerrando a temporada, no dia 03 de dezembro (sábado), Pedro Peu e Moisés Matos se encontram.


Criada inicialmente em 2014, em um formato de bate-papo sobre o fazer artístico em dança e a produção cultural, a atividade “Lá em casa” é um exercício para fomentar uma nova relação com o público, a partir de um “encontro em arte”. 


Mas além dos encontros e partilhas cênicas, o desenvolvimento desta ação é uma aposta do Grupo Zumb.boys para a construção de um ambiente diferente, tanto pelo ineditismo do lugar escolhido (a laje de uma casa), tanto pela discussão contida no porquê de desenvolver essa ação neste formato. 


Durante os encontros pretende-se também fomentar a ideia de compreensão da dança como um lugar de responsabilidade coletiva: “Se eu desejo que aquilo permaneça/exista, como desenvolvo caminhos para e pela existência deste fazer? Manter a continuidade dos coletivos é conseguir pensar outras estratégias para somar nas já existentes na cidade. Compreender isso hoje é de extrema importância para despontar novos passos”, comenta o grupo. 


“Queremos levantar uma discussão sobre o que estamos fomentando como grupo e como podemos estimular a criação de contextos para ter um público que se permite assistir dança e, ainda que com um valor baixo ou simbólico, possam pagar por sua apreciação. Acreditamos que a realização desta atividade, possa ser provocadora para respirar uma mudança que gostaríamos de fomentar em relação ao público, que perceba a importância de investir para assistir dança”, finaliza o grupo. 


A temporada “Lá em casa” faz parte do projeto “Solos de Laje” contemplado na 31ª Edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, com o qual o grupo dá continuidade à pesquisa e segue buscando caminhos de valorização do protagonismo periférico e das culturas marginais.





Sobre o Grupo Zumb.boys

O Grupo Zumb.boys foi criado em 2003 na periferia de São Paulo, com bailarinos que possuem diferentes históricos na dança, participando do processo criativo de importantes companhias. O grupo tem como base de pesquisa da sua criação e dos seus trabalhos, a dança breaking.

 

Em 2016, com o espetáculo “O que se Rouba” recebeu o Prêmio Denilto Gomes 2016, da Cooperativa Paulista de Dança, nas categorias Produção em Dança e Melhor Designer de Luz. E “Dança por Correio” foi eleito Melhor Espetáculo (Não Estreia) pela APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes.  

 

Em 2017, foi indicado ao Prêmio APCA como Melhor Espetáculo, por “O que se Rouba” e vencedor na categoria Melhor Intervenção Urbana do Prêmio Denilto Gomes 2017, com “Mané Boneco”.

 

Mais informações: facebook.com/grupozumbboys  e @zumb.boys


SERVIÇO: Temporada "Lá em Casa" 

Com Grupo Zumb.boys e participações especiais

Ingressos: R$ 10,00 (valor mínimo de contribuição - paga no momento da entrada em dinheiro ou PIX)

Onde: Rua Araracanga, 350 B - Cidade Antônio Estevão de Carvalho - CEP 08223-180 - São Paulo - SP

 

Quando: 22 de outubro de 2022 (sábado) - Horário: 19h00

Encontro com participação de Silvana de Jesus e Uma Luiza

Silvana de Jesus: Cursando mestrado em Artes da Cena na Escola Superior de Artes Célia Helena. Tem especialização em História e Cultura Afro-brasileira e Indígenas pela A Casa Tombada (2018) e em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho (2013). Graduada no curso de Educação Física pela UNINOVE (2011). É professora de Danças Brasileiras na Escola Municipal de Dança de São Paulo. Já atuou em Centros Culturais, Grupos de Dança e Projetos Sociais. Paralelamente é bailarina profissional, tendo atuado em vários grupos e cias de dança.

Uma Luiza: Uma é pessoa cantadeira e poeta natural da cidade de São Paulo. Traz em sua poesia/música uma forma de enfrentamento aos obstáculos cotidianos e faz do cotidiano o maior tema e matéria-prima para sua poesia/música.


Quando: 04 de novembro de 2022 (sexta-feira)  - Horário: 19h00

Encontro com participação de Mafê e Emersu Oliveira

Mafê: Artista não binárie: violinista, circense, capoeirista, breaker, atore e professore de violino. É sócie, atriz e musicista da Companhia Pirata de teatro infantil. Iniciou os estudos no projeto social “A Música Venceu” do maestro João Carlos Martins, onde posteriormente trabalhou como professore de iniciação a cordas para as crianças e adolescentes do projeto. Foi alune do conservatório da Escola Municipal de Música de SP (Theatro Municipal) onde participou da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal. Atualmente, estuda violino popular com Nicolas Krassik. Na música clássica, tocou na Orquestra Jovem Tom Jobim e na Orquestra do Instituto Fukuda. Na música popular, foi violinista do “O Teatro Mágico”, Teko Porã e Cia Pic Nic de teatro infantil. Faz parte do elenco da peça Moliére das bandas/projetos: Marília Calderón, "Barra da Saia", Nô Stopa e Marta Maria, e do projeto Brasilidades Yalodês.

Emersu Oliveira: Tem 24 anos é artista periférico, dançarino e arte-educador, formado no curso de dança da ETEC de artes no ano de de 2018 e Projeto Núcleo Luz no ano de 2021. Começou seus estudos nas danças Urbanas se aprofundando na dança Breaking no ano de 2015 nas Fábricas de cultura, desde então vem se aprofundando no estudo do movimento circulando por diversas linguagens de dança e desenvolvendo diversos trabalhos de pesquisa na área.


Quando: 05 de novembro de 2022 (sábado)  - Horário: 19h00

Encontro com participação de o Trio e Amanda Vital

Trio formado por: Nichollas Maia: É pianista, professor e arranjador. É formado em Piano Popular EMESP e cursa o terceiro ano de bacharelado na Faculdade Souza Lima. Têm atuado como pianista/arranjador em grupos instrumentais ou acompanhando cantoras.

Mateus Lima: É baixista e compositor, iniciou seus estudos na Emesp Tom Jobim em 2014 e formou-se em 2020 e já tocou com artistas como: Débora Gurgel, Vanessa Moreno, banda Nova Malandragem, Trio Misturanda, o Trio, Sarau Força Bruta. 

Matheus Marinho: Iniciou seus estudos em 2012 no projeto Seu Batuta. Estudou na Escola do Auditório Ibirapuera, formou-se em 2018 e hoje atua como Assistente de Regência ao lado da Maestrina Beatriz Pacheco. Como aluno da Escola do Auditório Ibirapuera participou da Orquestra Brasileira do Auditório e Orquestra Furiosa sob regência de Nailor Proveta e Edson José Alves e participou de concertos acompanhando grandes artista como Anelis Assunção, Chico Cesar, Ceumar, Fabiana Cozza, Juçara Marçal, Jards Macalé, Marcelo Jeneci, Tatiana Parra, Tiganá Santana, Vanessa Moreno, Xênia França. 

Amanda Vital: Intérprete-criadora e moradora da zona oeste de São Paulo, começou seus estudos em dança através de uma ONG Núcleo de Artes Cênicas Sebastian e, em seguida, se formou pelo projeto Núcleo Luz em 2021.


Quando: 19 de novembro de 2022 (sábado)  - Horário: 19h00

Encontro com participação de Uma Luiza, Mafê e Lilian Martins

Lilian Martins: Artista da dança, bailarina intérprete-criadora e produtora artística cultural. Formada pelo projeto de dança Núcleo Luz desde 2018. Tem como foco de linguagem danças negras periféricas, realiza um trabalho autoral Independente nomeado "NO BAILE" desde 2017. Atualmente faz parte da companhia Gumboot Dance Brasil, Clarín Cia de Dança, grupo Colocar de Pé e Projeto Turmalinas Negras, atua como preparadora corporal, artista e educadora em projetos sociais desde 2016.


Quando: 03 de dezembro de 2022 (sábado)  - Horário: 19h00

Encontro com participação de Pedro Peu e Moisés Matos

Pedro Peu: Capoeirista, dançarino, compositor, percussionista popular. Baiano de Feira de Santana (BA), iniciou na capoeira na década de 80. Vivendo em São Paulo desde 1989, fez parte de vários grupos artísticos, movimentos culturais e sociais, destacando o grupo Okum de danças afro-brasileiras e o Grupo de União e Consciência Negra (GRUCOM). Atualmente trabalha como preparador corporal de coletivos de dança e teatro. Mestre   do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô, idealizador e fundador do Centro de Cultural e Arte Batakerê, ambos na Zona Leste-SP.

Moisés Matos: É professor, coreógrafo e intérprete-criador com formação em dança no Núcleo Luz e ETEC de Artes. Diretor do Mó Missão Dance. Integra as Companhias; Setes Companhia de Dança, Gumboot Dance Brasil e Conceito Urbano.

 


Comentários