Festival Curta Campos do Jordão (15 a 22/10)

 


A 8ª edição do Festival Curta Campos do Jordão - FDCJ - idealizada e realizada pela Associação Cultural Cineclube Araucária em parceria com a Secretaria Municipal de Valorização da Cultura - acontece entre os dias 15 e 22 de outubro de 2022, no Espaço Cultural Dr. Além, com acesso gratuito em toda a sua programação.

 

Dos 570 curtas-metragens inscritos de todo o território nacional, Espanha e Portugal, 125 produções serão exibidas no Festival, concorrendo ao Prêmio Araucária de Cinema 2022. A lista dos selecionados está disponível no site www.fccj.com.br. Vale ressaltar que 47 filmes selecionados foram realizados por mulheres.

 

A Cerimônia de Abertura acontece no dia 15/10 (às 19h), com exibição do longa convidado Todos os Mortos, de Caetano Gotardo e Marco Dutra. No encerramento (dia 22/10, às 19h), além da premiação, o FCCJ faz justa homenageia à documentarista e professora de cinema Tetê Mattos como a Personalidade do Cinema 2022.

 

Cada sessão competitiva presencial, apresentada no Espaço Cultural Dr. Além, será disponibilizada por 24 horas no canal do Cineclube Araucária no YouTube para apreciação e para votação online - link de acesso no site do Festival. As cerimônias de Abertura e Encerramento também podem ser acompanhadas virtualmente, em tempo real, pelo mesmo canal.

 

Júri Oficial - composto por Jeferson De, Cris Arenas e Clarissa Kuschnir - vai eleger o Melhor Curta Regional e será responsável pela premiação dos melhores curtas Nacionais nas categorias: FicçãoDocumentárioAnimaçãoExperimental e Infantil, além da Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. Também ficará a cargo do Júri a escolha, entre todos os concorrentes, do filme com melhores condições de seguir carreira internacional e que receberá como prêmio o trabalho completo de legendagem (inglês e espanhol), oferecido pela Centauro Comunicaciones. A votação pelo Júri Popular vai premiar o Melhor Curta Nacional e o Melhor Curta Regional.

 

Além das cerimônias de abertura e encerramento e das sessões competitivas, várias outras atividades acontecem nas dependências do Espaço Cultural: lançamento do livro Utopia da Autossustentabilidade - Impasses, desafios e Conquistas da Ancine, de Marcelo Ikeda (17/10, às 14h); Sessão Especial Curtas ConvidadosOficina de Stop Motion para Crianças, por Ralph Friedericks (18/10, às 13h); e bate-papos com, Jeferson De e Cris Arenas (cineastas - 20/10, às 14h) e Tetê Mattos (professora de cinema e documentarista - 21/10, às 14h).

 

O diretor e curador do FCCJ, Cervantes Souto Sobrinho, comenta sobre a abrangência do festival: “Praticamente todos os Estados brasileiros responderam com parte da sua produção audiovisual ainda que, alguns deles, com volume modesto de inscrições. Mas, são vozes que se fazem ouvir e isto prova que o nosso cinema continua mais vivo do que nunca! É impressionante constatar a excelência técnica das produções e a diversidade temática, trazendo inclusive questões da atualidade, necessárias de serem discutidas, ganhando espaço nos roteiros e nas lentes”. Nesta edição, o FCCJ tem curadoria de Antonio LealRalph FriedericksCervantes Sobrinho e Paulo Gomes (também diretor de produção) e júri formado por Clarissa KuschnirCris Arenas e Jeferson De.

 

Acontecendo ininterruptamente desde 2015, o Festival Curta Campos do Jordão - FCCJ é organizado e produzido pela Associação Cultural Cineclube Araucária em parceria com a Secretaria Municipal de Valorização da Cultura de Campos do Jordão e o apoio do Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau e das empresas Natureza Maluca, VideoMidia Produção e Edição de Vídeos e Webz Comunicação Digital. Esta oitava edição conta também com recursos obtidos através da Chamada Pública 02/2022 - Retomada SP - do programa Juntos pela Cultura 2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrado pela Amigos da Arte (Organização Social de Cultura).


FCCJ busca a difusão da produção audiovisual brasileira, incluindo a Região da Mantiqueira onde o evento acontece, e o estímulo à criatividade para revelar talentos pela produção independente de filmes de curta-metragem. O Festival também aproxima os realizadores de todo o País com os participantes dos programas de formação desenvolvidos pela Associação Cultural Cineclube Araucária, junto à Secretaria de Valorização da Cultura da Prefeitura de Campos do Jordão, visando novos horizontes profissionais, sobretudo para jovens artistas locais e das regiões da Mantiqueira, do Vale do Paraíba e do Litoral Norte de São Paulo.

 

FICHA TÉCNICA - Direção artística: Cervantes Souto Sobrinho. Direção de produção: Paulo Gomes. Curadoria: Antonio Leal, Ralph Friedericks, Cervantes Sobrinho e Paulo Gomes. Júri: Clarissa Kuschnir, Cris Arenas e Jeferson De. Oficina de Stop Motion: Ralph Friedericks. Convidada Especial: Tetê Mattos. Palestrante Convidado: Marcelo Ikeda. Designer gráfico: Edgard Bittencourt. Edição de imagens: Sérgio Sachs. Projecionista: Edison de Oliveira. Produção: Carolina Mestriner. Apoio logístico: Jocelyne Aymon. Apoio de produção: Malu Galvão, Lucíola Nejar, Renata Moro e Adalberto da Silva. Apoio administrativo: Benilson Toniolo, Maurício José dos Santos e Tânia Regina Cunha. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Transmissão Online: Edigar Júnior. Administração do Website: WEBZ Comunicação Digital.

 

PARCERIAS: Secretaria Municipal de Valorização da Cultura, Convention & Visitors Bureaux de Campos do Jordão e Região, Natureza Maluca, VideoMidia Criação e Produção de Vídeos, Webz Comunicação Digital, Vitrine Filmes, Centauro Comunicaciones e GWG. REALIZAÇÃO: Associação Cultural Cineclube Araucária, Prefeitura de Campos do Jordão, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Amigos da Arte.

 

8º Festival Curta Campos do Jordão

Data: 15 a 22 de outubro de 2022

Local: Espaço Cultural Dr. Além

Av. Dr. Januário Miráglia, 1582 - Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP.

Ingressos: Grátis. Classificação: Livre. Tel: (12) 3664-2300

Assista sessões e cerimônias - online: www.fccj.com.br

Acompanhe a programação pelo site e pelas redes sociais.

Instagram - @cineclubearaucaria | Facebook - @araucariacineclube / @cineclube.araucaria

#GovernoSP #CulturaSP #AmigosdaArteSP #JuntospelaCultura2022 #RetomadaSP

 

Programação | FCCJ 2022

 

15/10 (sábado)

 

19h – Cerimônia de Abertura

Longa convidado: Todos os Mortos

Brasil. 2020. 120 min. Drama. Direção: Caetano Gotardo e Marco Dutra. Distribuição: Vitrine Filmes.




 

O longa-metragem de Caetano Gotardo e Marco Dutra, com por Mawusi Tulani, Clarissa Kiste, Thaia Perez, Carolina Bianchi, Tuna Dwek, Alaíde Costa e grande elenco, é ambientado em São Paulo, no final do século XIX, em 1899, onze anos após a promulgação da Lei Áurea. Alaíde Costa, cantora cujo nome se confunde com a história da música brasileira, viveu a personagem Josefina, que lhe rendeu o Quiquito de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Gramado. Todos os Mortos é um drama histórico que aborda as principais questões pós fim da escravidão no Brasil. Muitos fantasmas ainda circulam entre os vivos. As mulheres da família Soares, proprietárias de terras em tempos passados, não abrem mão dos privilégios que ainda restam em suas vidas. Enquanto isso, Iná Nascimento (Mawusi Tulani), uma mulher que viveu a escravidão por anos, luta para reunir seus familiares em um mundo hostil. Cada uma dessas mulheres batalham para construir um futuro próprio.

 

16/10 (domingo)

 

14h – Sessão Competitiva (1) – Documentário 1

16h – Sessão Competitiva (2) – Regional 1

18h – Sessão Competitiva (3) – Regional 2



 

17/10 (segunda)

 

14h – Lançamento/livro: Utopia da Autossustentabilidade - Impasses, desafios e Conquistas da Ancine | Bate-papo com o autor: Marcelo Ikeda.

 

Nesta publicação, Marcelo Ikeda, pesquisador e ex-servidor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), passa em revista a trajetória da Ancine, desde os antecedentes de sua criação até os impasses do governo Bolsonaro. Além de apresentar as características da agência em termos das políticas desenvolvidas e de seus impactos no mercado audiovisual brasileiro, o livro analisa os embates e conflitos de poder que marcaram sua história. O objetivo da publicação é promover uma ampla reflexão sobre o papel da Ancine no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro em seus 20 anos de atuação. O livro foi propondo um diálogo com o leitor, evitando pormenores demasiado técnicos ou um estilo tipicamente acadêmico.

 

16h30 – Mostra de Curtas ConvidadosImpávido Colosso, de Marcelo Ikeda; TV Cela, de Werinton Kermes; Maria Fátima: Produzir Alimentos é Amar o Próximo, de Cristiane Pederiva, Pedro Michelli e Sofia Michelli Pederiva.

 

19h – Sessão Competitiva (4) – Experimental





 

18/10 (terça)

 

13h – Oficina: Stop Motion para Crianças – Ministrante: Ralph Friedericks.

Público alvo: de 7 à 12 anos. Duração: 3h. Vagas: 20. Inscrição no local: Espaço Cultural (com Renata Moro). Av. Dr. Januário Miráglia, 1582 - Abernéssia – Campos do Jordão.

 

Na Oficina de Stop Motion, as crianças participantes criam uma pequena história, usando vários materiais, um tripé caseiro e um celular com aplicativo gratuito para realizar uma animação (celular opcional). Esta atividade mistura trabalho manual e tecnologia de maneira lúdica e divertida. Ralph Friedericks é cineasta e fotógrafo. Estudou fotografia e roteiro em Paris (FR), Propaganda & Criação na Universidade Mackenzie (SP) e fez pós-graduação em Linguagem da Fotografia na ECA USP. Colabora com reportagens fotográficas na revista francesa Street Art. Realizou as exposições: Regards sur Venise, em Paris, e Paris, Eu te Amo em Branco e Preto, na Embaixada da França em Brasília. Realizou curtas-metragens que participaram de festivais e foram exibidos na TV. Foi vencedor do Festival do Minuto com o curta Pontos de Vista, e do Concurso de Roteiros, da Escola de Escrita Audiovisual de Paris, com Cidade Branca. É sócio-diretor audiovisual da Matiz Filmes e Produções.

 




16h30 – Sessão Competitiva (5) – Animação 1

19h – Sessão Competitiva (6) – Ficção 1

 

19/10 (quarta)

 

14h – Sessão Competitiva (7) – Infantil

16h30 – Sessão Competitiva (8) – Ficção 2

19h – Sessão Competitiva (9) – Animação 2

 

20/10 (quinta)

 

14h – Bate-papo:  Jeferson De e Cris Arenas (conversa com realizadores)

 

Jeferson De - é um cineasta afrodescendente, de Taubaté, SP, formado pela USP. Roteirista e diretor dos premiados curtas-metragens Distraída Pra MorteCarolina e Narciso RapI; dirigiu também Jonas Só Mais Um. Seu longa-metragem de estreia, Bróder, foi selecionado ao 60º Festival de Berlim, ganhou o Prêmio APCA, teve 11 indicações no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e foi apresentado no Laboratório de Roteiros do Instituto Sundance. Também dirigiu O AmuletoCorrendo AtrásM8 - Quando a Morte Socorre a VidaDoutor Gama e a versão longa de Narciso Rap. Foi editor e finalizador na MTV e SBT; produtor de Brasil Total e Central da Periferia (Rede Globo); criou e dirigiu para o Multishow, TV Cultura, Fox e Gloob. Foi um dos diretores da novela Bom Sucesso (Rede Globo) e apresentou o programa Mais Direitos, Mais Humanos (TV Brasil). É autor do livro Dogma Feijoada e o Cinema Negro Brasileiro (Coleção Aplauso) e sócio-fundador da Buda Filmes.

 

Cris Arenas é cineasta e roteirista, formada em Artes Visuais na Faculdade de Belas Artes do Estado de São Paulo; Pós-graduada em Linguagens da Arte pela USP com a pesquisa Cinema: Linguagem e Criatividade. Coordenou e elaborou o primeiro programa Rumos Educação Cultura e Arte, do Instituto Itaú Cultural.  Foi premiada no DOCTV IV com o projeto Desenho do Corpo (roteiro e direção). Realizou o projeto multimídia Fora do Campo, captado na África do Sul em plena copa do mundo. Ministrou a oficina de audiovisual Ana em Papo de Menina, na Fundação Casa Chiquinha Gonzaga, que resultou em documentário e curta-metragem - Aguasala.  Realizou o curta A Garota e as Estrelas, foi produtora executiva e corroteirista do longa O Amuleto; produziu o documentário Cinema Negro Brasileiro - Algumas Histórias e os longas Correndo AtrásM8 - Quando a Morte Socorre a Vida e Prisioneiro da Liberdade. É sócia-fundadora da Buda Filmes.

 

16h30 – Sessão Competitiva (10) – Documentário 2

19h – Sessão Competitiva (11) – Ficção 3

 

21/10 (sexta)

 

14h – Bate-papo: Tetê Mattos (conversa com realizadores)

 

Tetê Mattos (Niterói/RJ) é doutora em Comunicação UERJ, professora do Departamento de Arte da UFF e documentarista. Dirigiu os curtas-metragens Era Araribóia um Astronauta? (1998), A Maldita (2007) e Fantasias de Papel (2015), além do longa-metragem A Maldita (2019), sobre a Rádio Fluminense. Dirigiu o Araribóia Cine - Festival de Niterói (2002-2013) e exerce atividades de curadoria, consultoria e júri em mostras e festivais de cinema. Pesquisadora, Tetê publica artigos especializados em festivais de cinema e de cinema documentário.

 

16h30 – Sessão Competitiva (12) – Ficção 4

19h – Sessão Competitiva (13) – Documentário 3

 

22/10 (sábado)

 

19h – Cerimônia de Encerramento

Premiação

Homenagem: Personalidade do Cinema 2022 - Tetê Mattos

Comentários