Crianças - Cia A Hora da História encerra o Bixiga tem Leitura com "Avesso do Avesso" - grátis - 30/10

 

Natália Grisi e Camila Cassis idealizaram o projeto No Bixiga tem Leitura, evento cultural que oferece gratuitamente ações de incentivo à leitura. Foto: Eder Progetti

Chega ao fim o projeto No Bixiga tem Leitura, da Cia A Hora da História, com sua última sessão no dia 30 de outubro, a partir das 11h. Dirigidas pelas artistas e idealizadoras, Camila Cassis e Natália Grisi, a atividade acontece no espaço público da Praça Dom Orione, mesmo local da Feira de Antiguidades que atrai a circulação dos moradores do bairro e de outras regiões da cidade. Em outubro, o mês foi recheado de atividades de contações de histórias, conversas com autores, disponibilização de acervo literário e mediação de leitura.

 

Neste domingo (30 de outubro), as narradoras da Cia A Hora da História apresentam Avesso do Avesso, uma divertida e surpreendente contação de histórias que mostra que nem sempre o diferente é pior! Um sapinho surdo que vence um desafio exatamente e somente por ser como é; um emocionante primeiro encontro de uma netinha com seu avô cego; um camaleão que não era aceito em seu jardim, pois preferia usar rosa. Estas e outras histórias fazem parte desta apresentação que mostra que muitas vezes, o contato com o diferente nos faz ampliar nossas percepções, nos tornando seres humanos mais generosos, conscientes e felizes. Afinal de contas, compreender o outro, leva à tolerância, que leva ao respeito. “A ideia é levar a literatura para todos os públicos, resgatar a linguagem oral, promover o fácil acesso a livros, o contato com diferentes contadores de histórias e autores, e o resgate da cultura popular brasileira e de importantes autores do mundo todo”, revelam as atrizes. 

 

Idealizadoras e contadoras de histórias

 

Camila Cassis - Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo - ECA/USP, é atriz, contadora de histórias, arte-educadora, musicista e produtora. Responsável pela direção musical dos trabalhos da Cia A Hora da História desde 2003, onde também atua como coordenadora de produção de projetos diversos como: montagens teatrais, circulação de espetáculos, criação e execução de projetos incentivados e contemplados por prêmios de incentivo à produção e circulação de arte e cultura. Além de todos os espetáculos realizados com a Cia A Hora da História (desde 2001), atuou em Nos Embalos da Jovem Guarda, espetáculo musical com texto e direção de Marllos Silva (2007); Leminski, Limão e Gelo, espetáculo musical com direção de Fábio Pinheiro (2007); O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, adaptação e direção de Vladimir Capella (2005/2004); O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, direção de Ricardo Karman (2002); Panos e Lendas, de Vladimir Capella, direção de Chico Cabrera (2002/2000); Vô Doidim e os Velhos Batutas, de Nanna de Castro, direção de Carlos Gradim (1999).

 


Natália Grisi - Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo - ECA/USP. É atriz, diretora teatral, contadora de histórias, arte-educadora e dramaturga. Cofundadora da cia A Hora da História, na qual atua como artista criadora e coordenadora geral ao lado de Camila Cassis, tanto na elaboração de projetos artísticos como na execução de projetos aprovados em leis de incentivo e prêmios como Proac Expresso e LAB, Prêmio Zé Renato, dentre muitos outros. Também atua na coordenação geral dos projetos do Núcleo Girândola, desde 2008. Diretora do espetáculo Comigo meu Umbigo, do Núcleo Girândola (2012); escreveu e dirigiu o espetáculo infantil Melancia e Coco Verde (2009), indicado ao prêmio FEMSA 2009 na categoria "Revelação - Texto e direção"; Contemplada pelo edital Dramaturgias do Tempo/2020 do TUSP (Teatro da USP) para desenvolvimento do texto infanto-juvenil Aurora e o pé de vento.

 

No Bixiga tem Leitura

Aos domingos (de 02 a 30/10/2022)

das 11h às 14h mediação de leitura e disponibilização de acervo para livre leitura

das 14h às 15h - ações artísticas

Local:  Praça Dom Orione, Bixiga, São Paulo, SP

 

 

FICHA TÉCNICA

Contadoras de Histórias:

Camila Cassis e Natália Grisi (Cia A Hora da História)

Kelly Orasi

Erika Coracini e Mariana Blanski (Tá na Boca do Conto)

Autor: Marcelo Jucá, acompanhado pela baterista Caroline Calê e pela cantora Thais Sanches 

Mediadora de Leitura: Magê Blanques

Produtor: Wilson Mandri

Ambientação: Diego Dac

Cenotécnico: Roberto Tomasim

Produção executiva: Marcia Rocha

Realização e Idealização: Cia A Hora da História

 

 

Projeto viabilizado através do EDITAL DE APOIO A PROJETOS CULTURAIS DESCENTRALIZADOS DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS, Secretaria Municipal de Cultura.

 


Comentários