Crianças - Ancestralidade - Gratuito] Estreia de “EMARANHADA” em São Paulo no Teatro Cacilda Becker - de 15 de out a 06 de nov

 A temporada será gratuita, de 15 de outubro a 06 de novembro

Sábados e Domingos às 16h

Vídeo e fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1yeBoWUHMtOrG1sj4E9Mkrx8nyJigZa2X?usp=sharing


Amarilis Irani  em cena _ Foto de Daniel Falcão


Você já pensou no cabelo como uma árvore? Na RAIZ: é onde tudo começa; onde os caules são cutículas, os galhos alimentam os fios; e deles brotam diferentes folhas que dizem sobre quem somos, de onde viemos, nossa ancestralidade. Nesta história, a atriz Amarilis Irani retorna às suas origens e convida o público a emaranhar-se num universo de aventuras, enfrentamentos e descobertas. O espetáculo estreia presencialmente a temporada no dia 15 de outubro no Teatro Cacilda Becker, e fica até o dia 6 de novembro, sempre aos sábados domingos, com entrada gratuita (senhas distribuídas 1h antes), sempre às 16h. Em todas as sessões haverá intérprete de libras.

A ideia de transformar os cabelos em árvores está na concepção de seu primeiro espetáculo para o público INFANTOJUVENIL: “EMARANHADA”, que estreia em São Paulo depois de passar por José do Rio Preto em outubro e iniciar as gravações do documentário “Fios Ancestrais” na cidade natal da atriz. O espetáculo já foi visto por mais de duas mil pessoaspassando pelo FILO (Festival Internacional de Londrina), 16º Festival do Palco Giratório (Porto Alegre), e festivais on-line em 2021. 

 

O Espetáculo

Amarilis Irani  em cena _ Foto de Daniel Falcão


Dirigido a toda família, o espetáculo traz a atriz-circense Amarilis Irani em trabalho solo, com texto autoral do dramaturgo Luan Valero e direção do premiado diretor e mímico Marcio Moura, além de uma arrojada equipe para dar vida à personagem e aos cabelos de ‘MAVI’. O diretor Marcio Moura (Prêmio Zilka Salaberry/ 2018 e indicado aos Prêmios FEMSA e São Paulo/ 2017) enxerga o espetáculo como um manifesto: “Escolher o universo dos cabelos para falar de forma tão sutil sobre EMPODERAMENTO FEMININO, racismo, aceitação, medos e vitórias. Tudo através dos CABELOS EMARANHADOS que envolvem o universo da personagem MAVI”, discorre.

A obra conta a história da HEROÍNA CRIANÇA e NEGRA, Mavi: menina inventora de palavras que redescobre sua força nos cabelos. Seu emaranhado VESSERO, ‘cabelo na língua da menina’, é o inusitado protagonista e, também, seu companheiro de aventuras. O espetáculo dá vida à novas narrativas, que trazem DIFERENTES e INUSITADOS CABELOS para trançar essa saga de empoderamento feminino. “É um texto de muitas rimas e melodias que estão mescladas, numa tentativa de trabalhar a sonoridade e o ritmo que é muito pulsante nessa personagem. Tudo isso de uma maneira fantasiosa, talvez até fabular, que nós escolhemos para contar essa história e emaranhar o máximo de pessoas possíveis”, diz o dramaturgo Luan Valero (Troféu Gralha Azul/ 2011).

Sim! Temos vários cabelos em cena e o VISAGISMO do Cleber de Oliveira (Prêmios Zilka Salaberry/ 2018, CBTIJ/ 2017, AVON/ 2013 e indicado ao Prêmio São Paulo/ 2017) é o elemento principal do espetáculo onde brota um ‘duplo protagonismo’: um, a própria atriz Amarilis Irani, e o outro, o cabelo. “O Visagismo completa as transições da personagem no que se refere às surpreendentes trocas rápidas de CABELO. É uma expertise da técnica de ‘quick change’, mas trocando literalmente e para o que nomeamos como ‘QUICK HAIR’, ou seja, CABELO RÁPIDO”, explica Cleber. Através de suas várias fases, o cabelo nos faz sentir os estados da personagem. Além de mostrar todas as sensações, desejos, frustrações e inquietações da personagem.

Inspirada pela Literatura Infantil Afro-Brasileira, a atriz e idealizadora do projeto, busca temas que dizem “o quanto podemos brilhar sendo quem somos, o segredo é cuidarmos das raízes” (Gustavo Gaivota, 2011). Dessa forma, quer abarcar de forma potencial AS CRIANÇAS e TODA JUVENTUDE PRETA, para que se sintam REPRESENTADAS, através da personagem Mavi e dos seus Cabelos, ou melhor, VESSEROS. “É fato, quando uma criança se EMPODERA ela se multiplica e sai carregando outras tantas crianças. Isso é essencial. Isso é EMARANHAR!”, diz a atriz. Por meio de ‘suas raízes’, Amarilis conduz o espetáculo trabalhando questões para potencializar o caminho da ACEITAÇÃO.

“EMARANHADA” é um espetáculo extremamente físico e imagético. O desempenho da atriz e sua expertise na PERNA DE PAU fortalecem o arquétipo da personagem, desenham a espacialidade e recriam universos, onde ações contam histórias junto da personagem. “Pantomimas são pontuadas por uma trilha autêntica através de vozes e sons do imaginário lúdico infantil realizados como se as crianças estivessem ‘pensando o som’ que aquele gesto sugere”, diz Natália Lepri, responsável pela Trilha Sonora Original que aguça os sentidos do público de todas as idades. O espetáculo também traz a grata e impactante VOZ da cantora Silvia Borba presente na personagem da avó de Mavi. A Iluminação de Marcos Billé é parte narrativa da história, desenhando personagens, universos mágicos e colorindo adereços de cena. Foram feitas instalações da luz no cenário e emaranhada nos próprios cabelos da personagem.

A cenografia e o figurino criados por Raquel Theo vem com a proposta de criar uma FLORESTA FEITA DE CABELO. Temos em cena: cachos, nós, tranças, fios e penduricalhos. O principal elemento do cenário é uma ÁRVORE ENORME recriada como uma grande cabeleira. A cenografia faz uma mistura com vários elementos biodegradáveis e naturais. Fibra, sisal, bambu, cortiça... “Utilizamos muita malha de algodão e fios de juta que dão essa sensação de envelhecimento, de barba de velho. Recriando um bioma natural onde vida e personagem se fundem. Nessa metamorfose, Mavi é um ponto de luz, uma heroína guerreira que cresce e amadurece junto com o figurino”, diz Raquel.


FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO

Atuação e Idealização: AMARILIS IRANI

Dramaturgia e Canções: LUAN VALERO

Direção e Coreografia: MARCIO MOURA

Visagismo (cabelos, maquiagem, próteses): CLEBER DE OLIVEIRA

Cenário e Figurino: RAQUEL THEO

Adereços da Perna de Pau: ARISE ASSAD

Trilha Sonora Original: NATÁLIA LEPRI

Vozes da Trilha: FELIPE CASIMIRO e SILVIA BORBA

Desenho de Luz: MARCOS BILLÉ

Montagem e Operações Técnicas: NANDA CIPOLLA

Tradução de LIBRAS: A DONA LEGENDA

Fotografias e Teaser: DANIEL FALCÃO

Programação Visual: DALTON ALBERTIN

Produção Local: FERNANDA MISSIAGIA

Assessoria de Imprensa: ALEXANDRE AQUINO

Realização: ARTE, MOVIMENTO & LUZ


 SERVIÇO  

“EMARANHADA” - Amarilis Irani

LOCAL: TEATRO CACILDA BECKER

De 15 de outubro a 06 de novembro de 2022

Sábados e Domingos às 16h

Local Rua Tito 295 - Lapa (15 min da estação)

Classificação LIVRE - a partir de 5 anos 

Duração 45 min

Acessibilidade em LIBRAS (todas as sessões)

Ingressos GRATUITOS (distribuídos 1h antes no local)



Comentários